Habilidades de resolução e formulação de problemas de alunos do 3.º ano do ensino fundamental : contribuições de uma intervenção pedagógica
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Data
2025Autor
Silva, Sirlene de Jesus dos Santos da
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Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar se os estudantes se beneficiam de uma sequência didática em que os elementos constitutivos de problemas matemáticos são explicitados e, em que a formulação está associada à resolução de problemas. Além disso, procurou verificar se a capacidade de formular problemas desenvolvida na intervenção teria impacto positivo na capacidade de resolver problemas matemáticos. Participaram da pesquisa 42 alunos de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Curitiba – PR, os quais foram divididos igualmente em dois grupos, grupo experimental e grupo controle. A pesquisa é de cunho quali-quantitativo, do tipo pesquisa intervenção e a coleta de dados segue os procedimentos usualmente utilizados na pesquisa intervenção: aplicação de pré-teste e pós-teste a todos os participantes dos dois grupos, experimental e controle e uma intervenção realizada somente com o grupo experimental. Todos os participantes de ambos os grupos realizaram o pré-teste e o pós-teste. A intervenção foi oferecida por meio de uma sequência didática desenvolvida em 12 aulas distintas de 2 horas cada. A sequência didática constitui-se por 12 atividades que versavam sobre resolução e formulação de problemas matemáticos. Os dados coletados são relativos ao desempenho dos participantes dos dois grupos nos dois momentos de testagem e se referem a cada uma das três tarefas realizadas no pré-teste e no pós-teste. Foram submetidos a testes estatísticos não paramétricos realizados por meio do programa estatístico SPSS 28 (Statistical Package for the Social Sciences). Foram verificados avanços em relação à formulação de problemas em ambos os grupos, sendo mais expressivo no grupo experimental. Esse resultado leva à conclusão de que, embora haja diversas vias de aprendizagem, a intervenção potencializou a trajetória de sucesso dos estudantes em relação à formulação de problemas no grupo experimental. A principal conclusão foi que a intervenção potencializou o desenvolvimento da capacidade de formular problemas, e que associar a formulação e a resolução é relevante para o sucesso na resolução de problemas Abstract: The present study aimed to investigate whether students benefit from a didactic sequence in which the structural elements of mathematical problems are made explicit and where problem posing is integrated with problem solving. It also sought to examine whether the problem-posing skills developed through the intervention would have a positive impact on students’ ability to solve mathematical problems. The study involved 42 students from a municipal public school in Curitiba, Brazil, who were assigned to either an experimental or a control group. The research employed a qualitative-quantitative approach, using the intervention research method, with data collected through pre- and post-tests administered to all participants. Only the experimental group received the intervention, which consisted of a 12-lesson didactic sequence (each lasting two hours) specifically designed to address both problem solving and problem posing. The control group continued with their regular school activities, which did not include problem-posing tasks. Student performance on three tasks from both the pre- and post-tests was analyzed using non-parametric statistical tests with SPSS 28 (Statistical Package for the Social Sciences). Results indicate that the intervention facilitated improvements in mathematical problem-solving ability. However, gains in problem posing were more limited, suggesting that such tasks remain challenging even for students who participated in the intervention. Despite this, both groups showed some progress in problem posing, with the experimental group demonstrating the most significant improvements. Importantly, only students in the experimental group improved their problem-solving performance. Overall, the findings suggest that interventions integrating problem posing and problem solving can enhance students’ ability to formulate problems and, more importantly, contribute to greater success in solving mathematical problems
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