40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
Navegar por
Submissões recentes
-
Retratos da cidadania : dimensões de uma educação cidadã na formação inicial de professores de física
(2025)Resumo: A cidadania como perspectiva formativa da Educação Básica consolidou-se principalmente a partir da Constituição de 1988, sendo elencada como uma de suas finalidades essenciais na Lei de Diretrizes e Bases da Educação ... -
Discurso de professores indígenas em formação continuada acerca do ensino de ciências da natureza
(2025)Resumo: Esta tese, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar os discursos de professores indígenas ingressantes em 2023 no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural ... -
A escrita na educação matemática : perspectivas de alguns protagonistas
(2025)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento e a dinâmica das práticas relacionadas à escrita na Educação Matemática no Brasil, por meio de pesquisa bibliográfica e narrativas constituídas a ... -
Percepções de docentes de centros educacionais de tempo integral do Amazonas sobre práticas experimentais e laboratórios de ensino
(2025)Resumo: A educação de tempo integral (ETI) é uma política educacional pública de expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola, originalmente guiada pela concepção de formação humana integral, mas também vinculada ... -
Educação em museus de ciências e sustentabilidade : proposição de indicadores socioculturais para a analise de exposições
(2025)Resumo: A presente tese teve como objetivo propor indicadores socioculturais para análises de exposições em museus de ciências, considerando sua função educativa e dimensões da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa ... -
A construção da identidade do(a) professor(a) em diálogo com a educação patrimonial : um estudo de caso a partir de visitas a museus na licenciatura em química
(2025)Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de investigação a educação museal e a formação inicial de professoras e professores de Química. Mobilizando o conceito de identidade a partir da construção da identidade do(a) ... -
As práticas de educação financeira desenvolvidas na educação básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná no município de Curitiba
(2025)Resumo: A presente dissertação teve como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da rede estadual de ensino do município de Curitiba que atuam com Educação Financeira e participaram ... -
Educação ambiental crítica no referencial curricular do novo ensino médio paranaense
(2025)Resumo: É farta a literatura acadêmica sobre as diferentes tendências da Educação Ambiental (EA), seja analisando as concepções e práticas de docentes e discentes, seja realizando estudos que analisam documentos curriculares. ... -
As interfaces entre psicomotricidade e ensino de matemática nos anos iniciais : uma revisão sistemática da literatura
(2025)Resumo: Tendo como contexto de pesquisa a Educação Básica, o objetivo deste trabalho é realizar uma Revisão Sistemática da Literatura acerca das Interfaces entre a Psicomotricidade e o Ensino de Matemática. Seguindo o ... -
Brincar-jogar nas aulas de matemática : contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2025)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as percepções dos professores dos anos iniciais sobre o brincar-jogar em aulas de Matemática, a partir de uma formação promovida na escola. O estudo foi desenvolvido ... -
Experimentações e(m) processo de formação : entre marcas, corpos e invenções
(2015)Resumo: Esta pesquisa investiga processos experimentais de formação, explorando relações entre corpo e produção de subjetividade. Entende a formação em um sentido amplo, como processualidade subjetivante atravessada pelas ... -
Tecendo relatos e trajetórias de uma família de mulheres costureiras que precisaram aprender a costurar
(2025)Resumo: Esta dissertação de mestrado insere-se na linha de pesquisa Formação e Desenvolvimento Docente em Ciências e Matemática do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade ... -
As práxis freireanas de prevenção da aids no livro "Estação Carandiru" na perspectiva do ensino de ciências
(2025)Resumo: Nesse estudo, investigou-se como que a pedagogia emancipadora freiriana se materializa nas estratégias de prevenção a AIDS elaboradas e realizadas na Casa de Detenção de São Paulo entre 1989-1999. Sendo estas ... -
Impressões e significados de gestores e educadores sobre a avaliação do rendimento escolar do componente curricular ciências (1º. ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
(2015)Resumo: Atualmente a avaliação do rendimento escolar da educação básica é um tema bastante discutido, especialmente no que concerne às avaliações em larga escala e às ações de políticas educacionais geradas em âmbito ... -
A ciência forense como objeto de representações sociais : implicações para a educação em ciências
(2025)Resumo: Diante da presença da Ciência Forense na vida humana, em experiências ficcionais ou não, esta pesquisa, quali-quantitativa, tem como objetivo analisar o conjunto de representações sociais de estudantes do Ensino ... -
Currículos de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : presença ou invisibilidade feminina?
(2025)Resumo: A pesquisa intitulada Currículos de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: presença ou invisibilidade feminina? teve como premissa buscar compreender aspectos implicados nos currículos escolares no que ... -
Educação financeira, o que eu tenho a ver com isso? : concepções de estudantes da educação de jovens e adultos
(2025)Resumo: Os comportamentos de consumo manifestados no dia a dia das famílias revelam a necessidade e a importância do trabalho envolvendo a Educação Financeira (EF) nas escolas. Na relação da Educação de Jovens e Adultos ... -
A importância das relações afetivas na aprendizagem discente
(2024)Resumo: Esta dissertação investiga como as relações afetivas influenciam os processos de ensino e aprendizagem nas disciplinas do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O problema de pesquisa ... -
O ensino de ciências por investigação no Brasil : a instauração e a extensão de um estilo de pensamento na didática das ciências
(2025)Resumo: A história do Ensino de Ciências é marcada por inúmeras transformações que foram influenciadas pelas necessidades sociais de cada época, exigindo constantes mudanças na forma de ensinar o conhecimento científico. ... -
As contribuições do desenho universal para aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais
(2025)Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, considerando a diversidade dos estudantes ...