40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
Navegar por
Submissões recentes
-
Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de ciências na educação infantil : formação inicial de professores multidisciplinares
(2024)Resumo: Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar a influência das disciplinas que abordam o Ensino de Ciências Naturais na formação inicial de professores multidisciplinares para o desenvolvimento do conhecimento ... -
Habilidades de resolução e formulação de problemas de alunos do 3.º ano do ensino fundamental : contribuições de uma intervenção pedagógica
(2025)Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar se os estudantes se beneficiam de uma sequência didática em que os elementos constitutivos de problemas matemáticos são explicitados e, em que a formulação está ... -
Tecnologia e inclusão na formação continuada em ciências : podcast como artefato para a apropriação docente das tecnologias digitais
(2025)Resumo: A presente tese teve como objetivo analisar o uso de podcasts, em um processo formativo-tecnológico-inclusivo e suas implicações para os professores de Ciências em relação às percepções, utilização e apropriação ... -
Emaranhar e agir em uma praça pública : educações para atentar, encruzilhar e fabular
(2025)Resumo: Cartografia realizada por uma artista-educadora que atravessou e se demorou na Praça Santos Andrade, no centro da cidade de Curitiba/PR. Em uma experiência ecosófica, proposição de Félix Guattari (1989/2012), que ... -
Alfabetizadoras e sua participação no Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) : dizeres sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento
(2019)Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre a formação continuada de professores no Pacto Nacional Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no que se refere a Alfabetização Matemática na perspectiva ... -
Diretrizes para uma prática inclusiva em matemática : uma abordagem a partir do desenho universal para aprendizagem e da aprendizagem criativa
(2025)Resumo: Esta dissertação propõe diretrizes e dimensões metodológicas para práticas docentes em Matemática, com o objetivo de promover a consciência inclusiva e a equidade educacional. O estudo enfatiza abordagens ... -
DICUMBA - Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem - e a construção de conceitos científicos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2025)Resumo: Nesta pesquisa, sustenta-se a tese de que a aplicação da DICUMBA nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental possibilita a implementação de práticas pedagógicas que, a partir de temas de interesse, promovem a pesquisa, ... -
Diálogos e não-diálogos entre pareceres e a BNCC - Matemática
(2025)Resumo: A presente dissertação tem como objetivo tecer compreensões sobre o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular a partir da análise de seis pareceres encomendados pelo Ministério da Educação por ocasião ... -
A visita de Marie Curie ao Brasil na perspectiva da popularização da ciência
(2025)Resumo: Marie Sklodowska Curie (1867-1934) foi uma das cientistas mais notáveis da história da ciência e uma das figuras mais influentes e inspiradoras do século XX, tornando se uma personalidade de referência para diversas ... -
Retratos da cidadania : dimensões de uma educação cidadã na formação inicial de professores de física
(2025)Resumo: A cidadania como perspectiva formativa da Educação Básica consolidou-se principalmente a partir da Constituição de 1988, sendo elencada como uma de suas finalidades essenciais na Lei de Diretrizes e Bases da Educação ... -
Discurso de professores indígenas em formação continuada acerca do ensino de ciências da natureza
(2025)Resumo: Esta tese, de natureza qualitativa, teve como objetivo analisar os discursos de professores indígenas ingressantes em 2023 no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Contexto Indígena Intercultural ... -
A escrita na educação matemática : perspectivas de alguns protagonistas
(2025)Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento e a dinâmica das práticas relacionadas à escrita na Educação Matemática no Brasil, por meio de pesquisa bibliográfica e narrativas constituídas a ... -
Percepções de docentes de centros educacionais de tempo integral do Amazonas sobre práticas experimentais e laboratórios de ensino
(2025)Resumo: A educação de tempo integral (ETI) é uma política educacional pública de expansão do tempo de permanência dos estudantes na escola, originalmente guiada pela concepção de formação humana integral, mas também vinculada ... -
Educação em museus de ciências e sustentabilidade : proposição de indicadores socioculturais para a analise de exposições
(2025)Resumo: A presente tese teve como objetivo propor indicadores socioculturais para análises de exposições em museus de ciências, considerando sua função educativa e dimensões da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa ... -
A construção da identidade do(a) professor(a) em diálogo com a educação patrimonial : um estudo de caso a partir de visitas a museus na licenciatura em química
(2025)Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de investigação a educação museal e a formação inicial de professoras e professores de Química. Mobilizando o conceito de identidade a partir da construção da identidade do(a) ... -
As práticas de educação financeira desenvolvidas na educação básica da Rede Estadual de Ensino do Paraná no município de Curitiba
(2025)Resumo: A presente dissertação teve como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores da rede estadual de ensino do município de Curitiba que atuam com Educação Financeira e participaram ... -
Educação ambiental crítica no referencial curricular do novo ensino médio paranaense
(2025)Resumo: É farta a literatura acadêmica sobre as diferentes tendências da Educação Ambiental (EA), seja analisando as concepções e práticas de docentes e discentes, seja realizando estudos que analisam documentos curriculares. ... -
As interfaces entre psicomotricidade e ensino de matemática nos anos iniciais : uma revisão sistemática da literatura
(2025)Resumo: Tendo como contexto de pesquisa a Educação Básica, o objetivo deste trabalho é realizar uma Revisão Sistemática da Literatura acerca das Interfaces entre a Psicomotricidade e o Ensino de Matemática. Seguindo o ... -
Brincar-jogar nas aulas de matemática : contribuições para a formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
(2025)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as percepções dos professores dos anos iniciais sobre o brincar-jogar em aulas de Matemática, a partir de uma formação promovida na escola. O estudo foi desenvolvido ... -
Experimentações e(m) processo de formação : entre marcas, corpos e invenções
(2015)Resumo: Esta pesquisa investiga processos experimentais de formação, explorando relações entre corpo e produção de subjetividade. Entende a formação em um sentido amplo, como processualidade subjetivante atravessada pelas ...