40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
Navegar por
Submissões recentes
-
Educação financeira, o que eu tenho a ver com isso? : concepções de estudantes da educação de jovens e adultos
(2025)Resumo: Os comportamentos de consumo manifestados no dia a dia das famílias revelam a necessidade e a importância do trabalho envolvendo a Educação Financeira (EF) nas escolas. Na relação da Educação de Jovens e Adultos ... -
A importância das relações afetivas na aprendizagem discente
(2024)Resumo: Esta dissertação investiga como as relações afetivas influenciam os processos de ensino e aprendizagem nas disciplinas do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O problema de pesquisa ... -
O ensino de ciências por investigação no Brasil : a instauração e a extensão de um estilo de pensamento na didática das ciências
(2025)Resumo: A história do Ensino de Ciências é marcada por inúmeras transformações que foram influenciadas pelas necessidades sociais de cada época, exigindo constantes mudanças na forma de ensinar o conhecimento científico. ... -
As contribuições do desenho universal para aprendizagem para o desenvolvimento do pensamento matemático nos anos iniciais
(2025)Resumo: Esta pesquisa investiga as contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) para o desenvolvimento do pensamento matemático no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, considerando a diversidade dos estudantes ... -
A velocidade do som e a harmonia das afinações nos instrumentos musicais de cordas
(2024)Resumo: A hipótese desta tese estrutura-se na investigação da existência de uma relação linear entre a velocidade de propagação do som no ar e a velocidade de propagação das ondas nas cordas dos instrumentos musicais. Para ... -
Analítica da decolonialidade em educação matemática, atravessamentos da justiça epistêmica : as oito teses
(2025)Resumo: Neste estudo, a educação matemática decolonial serve como um impulso para a construção de uma pesquisa que desafia os paradigmas coloniais. A tese, desenvolvida no contexto do Grupo de Estudos Curriculares, ... -
Educação financeira como estratégia de letramento matemático : uma experiência com estudantes do 4º ano dos anos iniciais do ensino fundamental
(2025)Resumo: O letramento matemático, compreendido como a capacidade de interpretar, analisar, comunicar e aplicar conhecimentos matemáticos em diferentes contextos sociais, representa um desafio educacional amplamente debatido ... -
A mobilização de conteúdos de aprendizagem a partir do lúdico : uma caça ao tesouro para licenciandos em química
(2025)Resumo: A importância crescente dos estudos e estratégias lúdicas é evidente na atualidade, influenciando o contexto educacional em que os estudantes estão inseridos. A expansão das tecnologias digitais e a sua adoção ... -
Avaliação do processo comunicacional do conhecimento científico para o público infantil na exposição "1000 dias" do Museu da Vida de Curitiba
(2025)Resumo: As exposições em museus desempenham um papel essencial na comunicação do conhecimento científico, oferecendo abordagens diferenciadas sobre temas científicos. A pesquisa de recepção permite avaliar como essa ... -
O pensamento computacional como estratégia na formação inicial de professores : um novo design de ensino e aprendizagem de física e matemática
(2024)Resumo: A partir das análises dos Pareceres CNE 009/2001, 02/2015 e 22/2019 que estabelecem a integração do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, das Metodologias Inovadoras, das Tecnologias Digitais e do Pensamento ... -
Análise da teoria dos registros de representação semiótica na educação matemática : um mapeamento de pesquisas e tendências no Brasil
(2024)Resumo: Este estudo teve por objetivo realizar uma análise da abordagem da Teoria dos Registros de Representação Semiótica nos estudos acadêmicos de Educação Matemática realizados no território brasileiro. A meta foi ... -
Role Playing Game ‘Mosquito em foco’ como estratégia de educação ambiental crítica para o combate à dengue
(2024)Resumo: A dengue é uma doença preocupante nos territórios paranaenses devido a associação da mesma com o risco de morte bem como sua relação com comunidades socioeconômica e ambientalmente vulneráveis. Por se tratar de uma ... -
Hiperobjetos e educação química no antropoceno : uma autoetnografia de Horizon Zero Dawn
(2024)Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação consiste em uma análise do jogo Horizon Zero Dawn (HZD) como uma ferramenta lúdica, imaginativa e educacional para discutir o Antropoceno no Ensino de Química. O trabalho ... -
Mulheres e plantas medicinais : uma análise da prática educativa baseada nos conteúdos cordiais em química
(2024)Resumo: Este estudo examina a integração de saberes populares, especialmente aqueles relacionados às plantas medicinais, no Ensino de Química do Ensino Médio. A pesquisa surge da necessidade de desmistificar e valorizar ... -
Interpelações : educações menores marcando a pele de uma escola
(2024)Resumo: Uma pesquisa que se movimenta com marcas deixadas por estudantes no corpo de uma escola pública localizada na periferia de Curitiba-Paraná. Movimenta-se com a ecosofia de Félix Guattari e se interessa em fazer ecoar ... -
A aprendizagem de noções de quantidade por crianças autistas : um olhar a partir da atividade orientadora de ensino
(2021)Resumo: Considerando as discussões sobre inclusão escolar e o atendimento das pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas regulares, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de aprendizagem ... -
Professores de matemática em um grupo de estudo de aula : reflexões constituídas com base em uma perspectiva fenomenológica
(2024)Resumo: Nesta tese é focado o estudo de aula, compreendido como um processo de formação de professores fundamentado na aprendizagem dos estudantes. Originado no Japão, é desenvolvido em grupos a partir de quatro amplas ... -
Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de ciências na educação infantil : formação inicial de professores multidisciplinares
(2024)Resumo: Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar a influência das disciplinas que abordam o Ensino de Ciências Naturais na formação inicial de professores multidisciplinares para o desenvolvimento do conhecimento ... -
Educação matemática e invenção de identidades : a loucura de ser um sujeito normal
(2012)Resumo: As noções do que se considera normal e anormal dentro da escola instituem uma série de categorias e de qualificativos relativos aos sujeitos da educação, estabelecendo fronteiras que são vigiadas continuamente. ... -
Rumo a uma teoria da metapedagogia : fundamentos epistemológicos a partir de uma educação por matemáticas
(2024)Resumo: Neste trabalho, nosso objetivo principal é iniciar a teorização da metapedagogia: uma teoria em ação de educação por matemáticas, através de experiências matemáticas, que visa construir novas racionalidades capaz ...