40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
Navegar por
Submissões recentes
-
Capital científico e ciência cidadã : análise de um projeto aplicado à educação básica
(2024)Resumo: A participação de estudantes da Educação Básica em projetos de Ciência Cidadã influencia no seu capital científico? Para responder à essa pergunta de pesquisa, este trabalho busca avaliar a relação entre o capital ... -
Tracejos cartográficos em território bilíngue : pistas sobre ensino de ciências
(2024)Resumo: A linguagem enquanto força de conformação, força de manutenção, força de delimitação, força de ordenação. A palavra enquanto manutenção de sistema de poder. Assim, guiados por máquinas capitalistas homogeneizantes, ... -
Softwares e simuladores educacionais nos cursos de licenciatura em Química do Estado do Paraná : mapeando a formação e a prática docente dos professores formadores
(2024)Resumo: A indelével presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação contemporânea tornou imperiosa sua reflexão, compreensão e instrumentalização durante a formação inicial de professores. ... -
Quando o empresariamento entra, a ciência sai : uma análise dos documentos curriculares dos Estados do sudeste brasileiro
(2024)Resumo: Desde a publicação da reforma do Novo Ensino Médio, instituída pela lei nº13.415/2017, o Ensino Médio tem passado por transformações em sua organização curricular. O que se tem observado em pesquisas é que a autonomia ... -
O ensino de radioatividade a partir de unidades de ensino potencialmente significativas
(2024)Resumo: A importância da Radioatividade cada vez mais é discutida na sociedade, devida a sua vasta empregabilidade nas diversas áreas, como na medicina, na agricultura, na alimentação e na produção de energia, dentre outras. ... -
A construção coletiva da ligação covalente por Linus Pauling, Gilbert Lewis, Irving Langmuir : um estudo sobre a emergência de um fato científico
(2020)Resumo: A leitura da História da Ciência tendo por base a epistemologia de Fleck, pode contribuir para a compreensão de como um fato científico foi construído, uma vez que permite observar como cada cientista contribuiu ... -
O conhecimento químico nos museus de ciências do estado do Paraná
(2019)Resumo: O presente estudo está inserido no contexto de divulgação científica em espaços não formais e analisa o conhecimento químico nos museus de ciências do Paraná. Nesse sentido, o estudo tem como objetivo geral analisar ... -
O conhecimento químico nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais : uma análise das práticas científicas e epistêmicas
(2020)Resumo: O conhecimento químico, representado pelos conteúdos relacionados à Química, faz parte do componente curricular de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com os documentos oficiais, como a Base ... -
Compreensões sobre os objetos de aprendizagem elaborados com a geogebra a partir de um mapeamento crítico em algumas fontes de pesquisa latino-americanas
(2020)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar trabalhos relativos aos Objetos de Aprendizagem elaborados com o GeoGebra em três fontes de dados Latinoamericanos. Para a análise, foi realizado o que se denominou Mapeamento ... -
Ciência e poesia : uma abordagem na formação inicial de professores de física
(2018)Resumo: A presente investigação teve como objetivo geral analisar os aspectos didáticos e formativos de uma abordagem entre Ciência e Poesia na formação de licenciandos em Física. A fundamentação teórica foi aportada em ... -
Calculando Curitiba na palma da mão : uma proposta contextualizada em ambiente de utilização de aplicativos educacionais móveis desenvolvidos no software de programação App Inventor 2
(2021)Resumo: A busca por formas de ensinar e de proporcionar caminhos para que as tecnologias digitais (TD) estejam presentes em sala de aula vem contribuindo com os processos educacionais e é o cerne desta pesquisa. Esta se ... -
Contribuições para um instrumento de avaliação em práticas com modelagem matemárica a partir de experiências na sala de aula
(2024)Resumo: A presente pesquisa se configura como um estudo qualitativo de natureza exploratória e descritiva, por meio do qual se pretende investigar um instrumento avaliativo para práticas com Modelagem Matemática. O problema ... -
Possibilidades teórico-metodológicas apresentadas por teses para o desenvolvimento de disciplinas matemáticas do curso de licenciatura em matemática
(2024)Resumo: A presente pesquisa caracteriza-se como um estudo interpretativo de cinco teses desenvolvidas em programas de pós-graduação de instituições brasileiras no período de 2015 a 2021, as quais realizaram uma proposta ... -
Um estudo do movimento lógico-histórico das metodologias ativas no ensino da matemática : análise pela atividade pedagógica com fundamentos na teoria da atividade
(2024)Resumo: Este estudo aborda as metodologias ativas no âmbito do ensino da Matemática da Educação Básica brasileira, com o objetivo de analisá-las a partir de sua constituição lógica e histórica, explicitando suas contradições ... -
A formação docente em robótica educacional na rede municipal de Curitiba e suas implicações nas práticas de professores que ensinam matemática
(2024)Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema de investigação a participação dos professores da Rede Municipal de Ensino de Curitiba - PR, na formação continuada sobre robótica educacional utilizando o kit LudoBot, promovida ... -
Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
(2019)Resumo: Aspectos Sociocientíficos são evidências presentes em casos envolvendo questões científicas guiadas, imersas em variadas controvérsias. Essas controvérsias são eivadas de interesses sociais, econômicos, políticos, ... -
Aspectos didáticos e pedagógicos da educação CTS no ensino médio : uma análise do componente curricular Ciências Aplicadas da Rede SESI-PR
(2020)Resumo: A tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem congregado no Brasil uma série de pesquisas teóricas e interventivas na área da educação, contribuindo para a práxis de um Ensino de Ciências contextualizado, ... -
Análise de projetos do Scratch desenvolvidos em um curso de formação de professores
(2018)Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar se projetos desenvolvidos no Scratch durante um curso de formação de professores possuíam aspectos construtivistas e ergonômicos. Para a realização dessa análise, foram ... -
Análise de aplicativos móveis de realidade aumentada, virtual e mista à luz da construção do conhecimento químico
(2020)Resumo: O presente estudo tem como abordagem principal buscar compreender como se dá a proposta de construção do conhecimento químico a partir de aplicativos móveis que utilizam as Realidades Digitais (RD), por meio de uma ... -
Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
(2019)Resumo: A presente pesquisa teve por meta compreender a alfabetização matemática na obra de Maria Montessori, na intenção de contribuir para a formação inicial e continuada de docentes que ensinam Matemática nos anos ...