40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
Navegar por
Submissões recentes
-
O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
(2017)Resumo: Com o advento das tecnologias digitais e considerando as dificuldades na aprendizagem de Matemática, que muitas vezes, são apresentadas pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia, reafirmou-se a necessidade de repensar ... -
Tecnologias na educação matemática : tendências da pesquisa acadêmica na região sul do Brasil
(2017)Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar o estado da arte da produção acadêmica de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil da área de Educação Matemática articulada ... -
Surdez e alfabetização matemática : o que os profissionais e as crianças surdas da escola têm para contar
(2015)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o que dizem os profissionais e as crianças surdas da Escola Municipal 1º de Maio, no município de Campo Largo/PR, sobre a Alfabetização Matemática e as suas práticas ... -
Representações sociais de licenciandos, professores e diretores sobre as implicações das atividades desenvolvidas pelos subprojetos PIBID-UFPR da área de Ciências da Natureza em duas escolas de educação básica da rede pública de Curitiba-PR
(2014)Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) dos cursos de licenciatura em Biologia, Física e Química de uma Instituição ... -
Pró-letramento, prática pedagógica nas aulas de matemática : relatos de professoras de União da Vitória
(2013)Resumo: Esta dissertação teve por objetivo constituir fontes a partir de narrativas de professores da rede municipal de ensino de União da Vitória sobre o Programa de Formação Continuada Pró-Letramento em Matemática. As ... -
O professor que ensina matemática em ambiente tecnológico : a EAD em foco
(2016)Resumo: O uso de computadores e da internet no ambiente escolar proporcionou uma revolução com proporções inimagináveis, através do surgimento das formas diversas de comunicação e de ensino. O ensino de matemática pautado ... -
A prática como componente curricular na formação inicial do professor de matemática : um olhar na perspectiva da legislação brasileira
(2016)Resumo: Este estudo buscou por entendimentos sobre a Atividade Prática como Componente Curricular (APCC) pela compreensão/interpretação das orientações explicitadas na legislação educacional, tendo em vista possibilidades ... -
A prática como componente curricular em um curso de licenciatura em matemática da UTFPR : uma análise na perspectiva da teoria da atividade
(2017)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo as atividades realizadas como Prática como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba, ... -
Poluição sonora : que trem é esse no meu celular?
(2015)Resumo: Há muitos anos atuo como professor do Ensino Médio e ao longo desse tempo percebi a exacerbação nos ruídos emitidos pelos meios de transportes no entorno do Colégio. Simultaneamente houve grande aumento da presença ... -
Olhares para o papel das demonstrações em matemática : formadores e professores têm a palavra
(2016)Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo compreender as visões do Formador de professores de Matemática e do Professor de Matemática da Educação Básica em relação ao papel das demonstrações em dois contextos: (1) para ... -
Os objetos de aprendizagem de matemática do PNLD 2014 : uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica
(2016)Resumo: O presente trabalho foi motivado pela presença de objetos de aprendizagem nos livros didáticos aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2014 para a disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino ... -
Narrativas de professores alfabetizadores sobre o PNAIC de alfabetização matemática
(2016)Resumo: O presente estudo teve como propósito constituir fontes orais a partir de entrevistas com seis professoras alfabetizadoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014. ... -
Modelagem matemática como jogo de linguagem
(2017)Resumo: Nesta dissertação esboça-se possibilidades de caracterizar as práticas com a modelagem matemática como jogos de linguagem na perspectiva das Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Utilizou-se recursos da história ... -
Uma metacompreensão acerca da formação inicial do professor que ensina matemática
(2016)Resumo: Nesta pesquisa investigamos a formação inicial do professor que ensina Matemática pelo viés dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, num trajeto possibilitado pela modalidade fenomenológica da pesquisa qualitativa, ... -
Materiais didáticos manipuláveis e registros de representações : a compreensão matemática de estudantes
(2015)Resumo: A presente dissertação resultou do propósito de investigar o potencial de atividades elaboradas para o ensino de matemática nas quais são utilizados materiais didáticos manipuláveis e registros de representações ... -
Matemática e africanidades brasileiras : narrativas de professores (as) negros (as) sobre o trabalho com relações étnico-raciais no cotidiano escolar
(2017)Resumo: A implementação da Lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-BrasiLeira e Africana a ser desenvolvida em todas as instituições públicas e privadas do país, tem como finalidade ... -
A lousa digital como ferramenta pedagógica na visão de professores de matemática
(2015)Resumo: Com o desenvolvimento das tecnologias, elas se tornam presentes nos diversos espaços da sociedade. Investimentos de origem pública e privada têm sido realizados para equipar as escolas com as novas tecnologias ... -
Lousa digital : investigando o uso na rede estadual de ensino com o apoio de um curso de formação
(2015)Resumo: O presente trabalho investigou a utilização da Lousa Digital, entendida como uma Tecnologia de Informação e Comunicação, por professores de Matemática da rede estadual de ensino, após um curso de formação continuada ... -
Uma leitura da produção de significados por uma aluna de nono ano sobre sua produção escrita em provas de matemática
(2014)Resumo: Diante do problema enfrentado na sala de aula em relação aos tipos de significados matemáticos e não matemáticos que os alunos dão àquilo que eles aprendem nas aulas de matemática, é proposto neste trabalho, fazer ... -
História infantis e alfabetização matemática
(2017)Resumo: Essa dissertação tem como propósito evidenciar relações entre o aprendizado em matemática e a utilização de histórias infantis nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Busca-se, por meio dos estudos em alfabetização ...