Retratos da cidadania : dimensões de uma educação cidadã na formação inicial de professores de física
Resumo
Resumo: A cidadania como perspectiva formativa da Educação Básica consolidou-se principalmente a partir da Constituição de 1988, sendo elencada como uma de suas finalidades essenciais na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996. O termo "cidadania", entretanto, é um conceito polissêmico, histórica e socialmente condicionado, permeado por disputas em torno de concepções de sociedade e democracia. Quando se trata de pensar o ensino de Física para a cidadania, esse caráter multifacetado se revela de formas particulares, exigindo diálogos que transcendem os campos da Física e da Educação, envolvendo também áreas como Filosofia, Sociologia, História e Política. Diante disso, evidencia-se a relevância e a complexidade de abordar tal temática na formação inicial de professores de Física. Esta pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem exploratória e descritiva, teve como objetivo principal investigar quais dimensões da cidadania estão presentes na produção acadêmica da área de Educação em Física/Ciências e como elas se materializam no Projeto Pedagógico Curricular (PPC) do curso de Licenciatura em Física da UFPR e na compreensão de seus formandos. Para isso, desenvolveu-se em três etapas: i) levantamento do Estado da Arte sobre cidadania no campo de Ensino de Ciências/Física, envolvendo a análise de publicações nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e no Banco de Teses e Dissertações da CAPES; ii) análise documental de dois PPCs do Curso (2011 e 2019); e iii) realização de 12 entrevistas semiestruturadas com formandos do curso. Todas as análises desse corpus de pesquisa se deram por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). A revisão da literatura resultou na seleção de 91 trabalhos, a partir dos quais foram construídas três categorias analíticas, denominadas neste estudo de Dimensões de uma educação científica para a cidadania, que serviram de base para as investigações subsequentes da pesquisa: a Dimensão Científica, envolvendo elementos da cultura científica relevantes à vida em sociedade; a Dimensão Identitária, envolvendo elementos da cultura própria dos estudantes, dentro de uma perspectiva emancipatória e intercultural, e a Dimensão Política, envolvendo elementos da cultura política na defesa de uma participação mais fundamentada e engajada na sociedade, pautada em valores democráticos e humanos. As análises indicaram a existência de uma tensão entre as disciplinas do curso, revelando concepções educativas dicotômicas entre aquelas ministradas por professores da área de Física, com abordagens mais tradicionais e pouco vinculadas à cidadania, e as ministradas por docentes do campo de Ensino de Física e de Educação, com propostas mais alinhadas a essa perspectiva. Percebe-se, nesse contexto, que muitos formandos, mesmo demonstrando possuir um repertório discursivo relevante, ainda que parcial e fragmentado, no estabelecimento de relações entre a educação científica e a cidadania, apresentam dificuldades em traduzir tais discursos, mais críticos e ampliados, em situações concretas relacionadas ao Ensino de Física Abstract: Citizenship as a formative perspective in Basic Education was consolidated primarily with the 1988 Brazilian Constitution, being established as one of its essential aims in the 1996 National Education Guidelines and Framework Law (LDB). The term "citizenship," however, is a polysemic concept, historically and socially conditioned, and permeated by disputes surrounding different conceptions of society and democracy. When considering the teaching of Physics for citizenship, this multifaceted nature manifests itself in particular ways, demanding dialogues that transcend the fields of Physics and Education, also involving areas such as Philosophy, Sociology, History, and Politics. In this context, the relevance and complexity of addressing such a theme within the Physics teacher education becomes evident. This research, qualitative and based on an exploratory and descriptive approach, aimed to investigate which dimensions of citizenship are present in the academic production within the field of Science/Physics Education and how they are materialized in the Pedagogical Curriculum Project (PPC) of the Physics Teacher Education Program at UFPR and in the understanding of its graduating students. The study was developed in three stages: i) a State-of-the-Art review on citizenship in the field of Science/Physics teaching, analyzing publications in the proceedings of the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC), the Physics Education Research Meeting (EPEF), and the CAPES Theses and Dissertations Database; ii) a documentary analysis of two versions of the program’s PPC (2011 and 2019); and iii) conducting 12 semi-structured interviews with graduating students. All analyses of the research corpus were carried out using Discursive Textual Analysis (ATD). The literature review led to the selection of 91 studies, from which three analytical categories were developed and referred to in this study as Dimensions of a Scientific Education for Citizenship, which served as the basis for the subsequent stages of the investigation: the Scientific Dimension, involving elements of scientific culture relevant to life in society; the Identity Dimension, encompassing elements of students' own cultural backgrounds, within an emancipatory and intercultural perspective; and the Political Dimension, including elements of political culture aimed at fostering more informed and engaged participation in society, grounded in democratic and human values. The analyses indicated the existence of a tension between the course’s disciplines, revealing dichotomous educational conceptions between those taught by faculty from the Physics department, characterized by more traditional approaches and limited engagement with a citizenship-oriented perspective, and those taught by educators in the field of Physics Education and Education, whose proposals are more aligned with this perspective. In this context, it is observed that many graduating students, even when demonstrating a relevant, albeit partial and fragmented, discursive repertoire for establishing relationships between scientific education and citizenship, face difficulties in translating these broader and more critical discourses into concrete pedagogical practices related to Physics teaching
Collections
- Teses [38]