Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 32
-
Analítica da decolonialidade em educação matemática, atravessamentos da justiça epistêmica : as oito teses
(2025)Resumo: Neste estudo, a educação matemática decolonial serve como um impulso para a construção de uma pesquisa que desafia os paradigmas coloniais. A tese, desenvolvida no contexto do Grupo de Estudos Curriculares, ... -
Avaliação do processo comunicacional do conhecimento científico para o público infantil na exposição "1000 dias" do Museu da Vida de Curitiba
(2025)Resumo: As exposições em museus desempenham um papel essencial na comunicação do conhecimento científico, oferecendo abordagens diferenciadas sobre temas científicos. A pesquisa de recepção permite avaliar como essa ... -
Capital científico e ciência cidadã : análise de um projeto aplicado à educação básica
(2024)Resumo: A participação de estudantes da Educação Básica em projetos de Ciência Cidadã influencia no seu capital científico? Para responder à essa pergunta de pesquisa, este trabalho busca avaliar a relação entre o capital ... -
Cientistas negras nos cursos de ciências exatas : (re)existências
(2024)Resumo: A presente tese, produzida no âmbito do Grupo de Estudos Curriculares, Decolonialidade, Diversidade e Subalternidade (GECUDEDIS), teve como objetivo principal produzir sentidos a partir das trajetórias e experiências ... -
Compreensões sobre natureza da ciência no contexto das controvérsias sociocientíficas : um estudo em uma escola no sul do Brasil
(2024)Resumo: A ciência tem um papel importante e inegável na maneira como as pessoas vivem, mesmo assim diversos movimentos anticientíficos ganharam força nos últimos anos. Portanto, é fundamental que a Educação Científica se ... -
Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de ciências na educação infantil : formação inicial de professores multidisciplinares
(2024)Resumo: Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar a influência das disciplinas que abordam o Ensino de Ciências Naturais na formação inicial de professores multidisciplinares para o desenvolvimento do conhecimento ... -
Constituindo uma matriz epistemológica para o conceito de formação continuada de professores de matemática : uma abordagem metodológica de construção do perfil conceitual
(2024)Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver tanto um método para construção da Matriz Epistemológica do conceito de Formação Continuada de Professores de Matemática e que Ensinam Matemática (FCPMEM), quanto ... -
Da célula clássica à célula mínima : um estudo fleckiano sobre estilos de pensamento
(2024)Resumo: A educação em ciências/Biologia é amplamente estruturada no estudo da célula como unidade morfofisiológica da vida. No entanto, a história da construção do conceito de célula é ignorada e restrita à descrição do ... -
Da célula clássica à célula mínima : um estudo fleckiano sobre estilos de pensamento
(2024)Resumo: A educação em ciências/Biologia é amplamente estruturada no estudo da célula como unidade morfofisiológica da vida. No entanto, a história da construção do conceito de célula é ignorada e restrita à descrição do ... -
Discursos presentes na trajetória inicial de uma rede paranaense de programas de pós-graduação na área de ensino da CAPES
(2023)Resumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa-exploratória tem como objetivo identificar e compreender os significados, dilemas e relações presentes na articulação para a formação de uma rede de Programas de Pós-Graduação ... -
A docência da forma/ação universitária dos cursos de licenciatura em matemática
(2023)Resumo: Este trabalho apresenta um estudo que se propôs perseguir a interrogação: "como o(a) professor(a) do curso de licenciatura em matemática compreende a docência em/na sua prática pedagógica?". Em atenção ao fenômeno ... -
Educações composteiras : derivas por entre plantas, alinhavos, frestas e aprendizagens
(2023)Resumo: Esta pesquisa se interessa pelas múltiplas aprendizagens que acontecem no encontro com as plantas. Aliada a uma concepção de ciência e educação que se entende como linhas de redes complexas de interações entre ... -
Em busca de compreensões sobre inteligência artificial e programação intuitiva na educação matemática
(2022)Resumo: O desenvolvimento das tecnologias digitais propicia frequentes mudanças no indivíduo e na sociedade. Na Educação, o uso de linguagens de programação intuitivas, por exemplo, possibilita aos alunos e professores ... -
O ensino de ciências por investigação no Brasil : a instauração e a extensão de um estilo de pensamento na didática das ciências
(2025)Resumo: A história do Ensino de Ciências é marcada por inúmeras transformações que foram influenciadas pelas necessidades sociais de cada época, exigindo constantes mudanças na forma de ensinar o conhecimento científico. ... -
Um estudo do movimento lógico-histórico das metodologias ativas no ensino da matemática : análise pela atividade pedagógica com fundamentos na teoria da atividade
(2024)Resumo: Este estudo aborda as metodologias ativas no âmbito do ensino da Matemática da Educação Básica brasileira, com o objetivo de analisá-las a partir de sua constituição lógica e histórica, explicitando suas contradições ... -
Formação inicial de professores da educação infantil : uma proposta com modelagem matemática na educação matemática
(2023)Resumo: Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivo geral analisar as contribuições da Modelagem Matemática na Educação Matemática no processo formativo de futuros professores da Educação Infantil, no município ... -
A formação inicial do professor no movimento de aprender-ensinar matemática
(2023)Resumo: Objetivamos, nesta pesquisa filosófica-fenomenológica, compreender o movimento formativo na Licenciatura em Matemática ao direcionarmos a atenção para as ações de aprender-ensinar de futuros professores. Para isso, ... -
A gênese e o desenvolvimento da educação CTS no Brasil : a instauração de estilos de pensamento na produção acadêmica brasileira
(2023)Resumo: A educação CTS (ciência, tecnologia e sociedade) busca promover uma abordagem integrada, estimulando a compreensão crítica das interações entre ciência, tecnologia e sociedade, fomentando a formação para a tomada ... -
(In)tensões do ensino de química para uma formação cidadã na EJA : uma articulação entre elementos constitutivos e os currículos no contexto estadual sudeste
(2023)Resumo: Atualmente, a EJA dispões de diversas variantes de ensino dentro de uma única modalidade educacional sendo ofertada de maneira presencial, semipresencial e profissionalizante por meio das escolas regulares e CEEJAS. ... -
O lúdico na formação inicial de professores de química : uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura
(2023)Resumo: A presente pesquisa se insere no contexto do lúdico na formação inicial de professores. Nesse sentido, objetivou analisar a materialização do lúdico nos currículos dos cursos brasileiros de Licenciatura em Química, ...