Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de ciências na educação infantil : formação inicial de professores multidisciplinares
Resumo
Resumo: Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar a influência das disciplinas que abordam o Ensino de Ciências Naturais na formação inicial de professores multidisciplinares para o desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) em Ciências Naturais, voltado para a atuação na Educação Infantil. Inicialmente, apresentou-se o contexto no qual esta pesquisa está inserida, destacando a Educação Infantil, as Ciências Naturais e a Formação de Professores nesse âmbito. Na segunda parte deste trabalho, que compõe a fundamentação teórica a base de conhecimentos para o ensino e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) em Ciências Naturais, são apresentados os pensamentos de Shulman (1986, 1987, 2014), Grossman (1990), Gress-Newsome (1999), Magnusson, Krajcik e Borko (1999) e Carlsen (1999) além de abordar a questão do PCK no contexto da Educação Infantil os pensamentos de Rojas (2008) e Fochesato (2019). A terceira parte do trabalho descreve os aspectos metodológicos e a constituição de dados. A pesquisa foi realizada no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, incluindo a análise de documentos curriculares, questionários e entrevistas com licenciandos e docentes formadores. Para análise do corpus utilizou-se como metodologia a Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016), com o auxílio do software ATLAS.ti. Esse processo de análise revelou que, apesar da presença formal de conteúdos de Ciências Naturais nos currículos, há lacunas significativas na formação dos professores multidisciplinares. Muitos licenciandos relatam sentir-se despreparados e inseguros para abordar as Ciências Naturais na Educação Infantil. As disciplinas específicas de Ciências Naturais no currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia são poucas e muitas vezes teóricas, não proporcionando a vivência necessária para a prática docente. Nesse sentido, propõe-se que haja uma reestruturação que torne o curso mais integrado e prático, considerando as especificidades da Educação Infantil e as necessidades de desenvolvimento profissional contínuo dos professores multidisciplinares Abstract: This qualitative research aimed to analyze the influence of subjects addressing the Teaching of Natural Sciences in the initial training of multidisciplinary teachers for the development of Pedagogical Content Knowledge (PCK) in Natural Sciences, focusing on their role in Early Childhood Education. Initially, the context in which this research is embedded was presented, highlighting Early Childhood Education, Natural Sciences, and Teacher Training in this scope. The second part of this work, which constitutes the theoretical foundation, presents the base of knowledge for teaching and Pedagogical Content Knowledge (PCK) in Natural Sciences, featuring the thoughts of Shulman (1986, 1987, 2014), Grossman (1990), Gress-Newsome (1999), Magnusson, Krajcik, and Borko (1999), and Carlsen (1999), in addition to discussing the PCK in the context of Early Childhood Education with the thoughts of Rojas (2008) and Fochesato (2019). The third part of the work describes the methodological aspects and data constitution. The research was conducted in the Pedagogy Degree course at the Federal University of Paraná, including the analysis of curriculum documents, questionnaires, and interviews with undergraduates and training teachers. The methodology used for the corpus analysis was Discourse Textual Analysis (Moraes; Galiazzi, 2016), with the assistance of ATLAS.ti software. This analysis process revealed that, despite the formal presence of Natural Sciences content in the curricula, there are significant gaps in the training of multidisciplinary teachers. Many undergraduates report feeling unprepared and insecure about addressing Natural Sciences in Early Childhood Education. The specific Natural Sciences subjects in the Pedagogy Degree curriculum are few and often theoretical, not providing the necessary experience for teaching practice. In this sense, it is proposed that a restructuring be made to make the course more integrated and practical, considering the specificities of Early Childhood Education and the continuous professional development needs of multidisciplinary teachers
Collections
- Teses [32]