Teses: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 1-20 of 32
-
O ensino de ciências por investigação no Brasil : a instauração e a extensão de um estilo de pensamento na didática das ciências
(2025)Resumo: A história do Ensino de Ciências é marcada por inúmeras transformações que foram influenciadas pelas necessidades sociais de cada época, exigindo constantes mudanças na forma de ensinar o conhecimento científico. ... -
A velocidade do som e a harmonia das afinações nos instrumentos musicais de cordas
(2024)Resumo: A hipótese desta tese estrutura-se na investigação da existência de uma relação linear entre a velocidade de propagação do som no ar e a velocidade de propagação das ondas nas cordas dos instrumentos musicais. Para ... -
Analítica da decolonialidade em educação matemática, atravessamentos da justiça epistêmica : as oito teses
(2025)Resumo: Neste estudo, a educação matemática decolonial serve como um impulso para a construção de uma pesquisa que desafia os paradigmas coloniais. A tese, desenvolvida no contexto do Grupo de Estudos Curriculares, ... -
Avaliação do processo comunicacional do conhecimento científico para o público infantil na exposição "1000 dias" do Museu da Vida de Curitiba
(2025)Resumo: As exposições em museus desempenham um papel essencial na comunicação do conhecimento científico, oferecendo abordagens diferenciadas sobre temas científicos. A pesquisa de recepção permite avaliar como essa ... -
O pensamento computacional como estratégia na formação inicial de professores : um novo design de ensino e aprendizagem de física e matemática
(2024)Resumo: A partir das análises dos Pareceres CNE 009/2001, 02/2015 e 22/2019 que estabelecem a integração do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, das Metodologias Inovadoras, das Tecnologias Digitais e do Pensamento ... -
Professores de matemática em um grupo de estudo de aula : reflexões constituídas com base em uma perspectiva fenomenológica
(2024)Resumo: Nesta tese é focado o estudo de aula, compreendido como um processo de formação de professores fundamentado na aprendizagem dos estudantes. Originado no Japão, é desenvolvido em grupos a partir de quatro amplas ... -
Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de ciências na educação infantil : formação inicial de professores multidisciplinares
(2024)Resumo: Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar a influência das disciplinas que abordam o Ensino de Ciências Naturais na formação inicial de professores multidisciplinares para o desenvolvimento do conhecimento ... -
Rumo a uma teoria da metapedagogia : fundamentos epistemológicos a partir de uma educação por matemáticas
(2024)Resumo: Neste trabalho, nosso objetivo principal é iniciar a teorização da metapedagogia: uma teoria em ação de educação por matemáticas, através de experiências matemáticas, que visa construir novas racionalidades capaz ... -
Da célula clássica à célula mínima : um estudo fleckiano sobre estilos de pensamento
(2024)Resumo: A educação em ciências/Biologia é amplamente estruturada no estudo da célula como unidade morfofisiológica da vida. No entanto, a história da construção do conceito de célula é ignorada e restrita à descrição do ... -
Da célula clássica à célula mínima : um estudo fleckiano sobre estilos de pensamento
(2024)Resumo: A educação em ciências/Biologia é amplamente estruturada no estudo da célula como unidade morfofisiológica da vida. No entanto, a história da construção do conceito de célula é ignorada e restrita à descrição do ... -
Prática educativa museal inclusiva : uma conceituação a partir das produções científicas
(2024)Resumo: A presente pesquisa está inserida no contexto das Práticas Educativas Museais e da Educação Inclusiva, considerando as inúmeras possibilidades dessas instituições para promover e difundir a Ciência de maneira ... -
Práticas com modelagem em uma perspectiva da educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o ensino e aprendizagem da matemática
(2024)Resumo: Este trabalho foi guiado pela questão: o que se mostra nas práticas com Modelagem na Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação às representações dos conceitos matemáticos, à resolução ... -
Constituindo uma matriz epistemológica para o conceito de formação continuada de professores de matemática : uma abordagem metodológica de construção do perfil conceitual
(2024)Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver tanto um método para construção da Matriz Epistemológica do conceito de Formação Continuada de Professores de Matemática e que Ensinam Matemática (FCPMEM), quanto ... -
Capital científico e ciência cidadã : análise de um projeto aplicado à educação básica
(2024)Resumo: A participação de estudantes da Educação Básica em projetos de Ciência Cidadã influencia no seu capital científico? Para responder à essa pergunta de pesquisa, este trabalho busca avaliar a relação entre o capital ... -
Um estudo do movimento lógico-histórico das metodologias ativas no ensino da matemática : análise pela atividade pedagógica com fundamentos na teoria da atividade
(2024)Resumo: Este estudo aborda as metodologias ativas no âmbito do ensino da Matemática da Educação Básica brasileira, com o objetivo de analisá-las a partir de sua constituição lógica e histórica, explicitando suas contradições ... -
Compreensões sobre natureza da ciência no contexto das controvérsias sociocientíficas : um estudo em uma escola no sul do Brasil
(2024)Resumo: A ciência tem um papel importante e inegável na maneira como as pessoas vivem, mesmo assim diversos movimentos anticientíficos ganharam força nos últimos anos. Portanto, é fundamental que a Educação Científica se ... -
O lúdico na formação inicial de professores de química : uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura
(2023)Resumo: A presente pesquisa se insere no contexto do lúdico na formação inicial de professores. Nesse sentido, objetivou analisar a materialização do lúdico nos currículos dos cursos brasileiros de Licenciatura em Química, ... -
A proposição de indicadores de educação ambiental crítica : concepções, práticas e tendências
(2024)Resumo: A Educação Ambiental Crítica se apresenta como uma importante ação educativa para discutir aspectos da realidade vivenciada pelos sujeitos sociais, inserindo questões socioambientais, culturais, econômicas, científicas ... -
A organização do ensino da disciplina didática da matemática em cursos de licenciatura em matemática : proposições na perspectiva da teoria histórico-cultural e teoria da atividade
(2024)Resumo: Esta tese, no formato Multipaper (BARBOSA, 2015), apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida que objetivou analisar o modo de organização do ensino da disciplina Didática da Matemática sob o olhar da Teoria ... -
Educações composteiras : derivas por entre plantas, alinhavos, frestas e aprendizagens
(2023)Resumo: Esta pesquisa se interessa pelas múltiplas aprendizagens que acontecem no encontro com as plantas. Aliada a uma concepção de ciência e educação que se entende como linhas de redes complexas de interações entre ...