• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Avaliação do processo comunicacional do conhecimento científico para o público infantil na exposição "1000 dias" do Museu da Vida de Curitiba

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - THAYSE GEANE IGLESIAS DA SILVA.pdf (12.23Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Silva, Thayse Geane Iglesias da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: As exposições em museus desempenham um papel essencial na comunicação do conhecimento científico, oferecendo abordagens diferenciadas sobre temas científicos. A pesquisa de recepção permite avaliar como essa comunicação ocorre, especialmente, no contexto da mediação. Este estudo busca responder à seguinte questão: "Como ocorre o processo comunicacional do conhecimento científico em visitas mediadas para o público infantil na exposição '1000 dias' do Museu da Vida de Curitiba?" Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: i) ) Analisar os objetos e a estrutura que compõe a exposição "1000 dias"; ii) Investigar os saberes utilizados na mediação; iii) Identificar as percepções dos educadores e mediadores sobre a exposição; iv) Investigar a relação do público infantil com os elementos interativos da exposição; v) Propor um modelo comunicacional para o público infantil em museus, articulando objeto, exposição, mediação e público infantil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de natureza naturalística, focada no público infantil em museus. Os dados foram constituídos por meio de observação naturalística, registrada em notas de campo, gravações, fotografias e vídeos. A avaliação da exposição é do tipo somativa, analisando como ocorre a comunicação do conhecimento científico nesses espaços. Os resultados indicam que as exposições no Museu da Vida de Curitiba, sob a perspectiva comunicacional, se estruturam em três níveis de espaço. O primeiro nível, denominado concernência, utiliza textos, imagens e gráficos para envolver os visitantes e direcioná-los a tópicos de interesse. O segundo nível, de contemplação, apresenta os temas por meio de objetos e dispositivos interativos. O terceiro nível, de para saber mais, permite a exploração detalhada em ambientes virtuais. A comunicação na exposição também ocorre por meio da mediação, na qual os profissionais articulam saberes educativos e comunicacionais. No entanto, constatou-se que, para uma comunicação científica com crianças, é essencial considerar os saberes sobre a infância. Isso requer formações continuadas e formações oferecidas pelos próprios museus, a fim de integrar esses conhecimentos ao processo mediador. O espaço físico do museu, com sua estrutura e organização, favorece uma interação dinâmica entre o público, a mediação e os objetos expositivos. A exposição "1000 dias" destaca-se por abordar suas temáticas de maneira diversificada, considerando o conhecimento prévio das crianças e enfatizando aspectos fundamentais da vida. Observou-se que os interesses infantis variam conforme a faixa etária e a abordagem mediacional adotada. Diante dessas análises, propõe-se um Modelo de Comunicação para o Público Infantil, que coloca a criança no centro do processo comunicacional. Esse modelo enfatiza a importância dos saberes infantis, a renovação do discurso voltado a esse público e a organização dos espaços expositivos, garantindo que as crianças tenham pleno acesso ao conhecimento científico de forma interativa e significativa
     
    Abstract: Museum exhibitions play an essential role in communicating scientific knowledge, offering diverse approaches to scientific themes. Reception research allows us to evaluate how this communication occurs, especially in the context of mediation. This study seeks to answer the following question: "How does the communicational process of scientific knowledge occur in mediated visits for children at the '1000 Days' exhibition at the Museu da Vida in Curitiba?" To this end, the following specific objectives were defined: i) Analyze the objects and structure that make up the "1000 Days" exhibition; ii) Investigate the knowledge used in mediation; iii) Identify the perceptions of educators and mediators about the exhibition; iv) Investigate the relationship of children with the interactive elements of the exhibition; v) Propose a communicational model for children in museums, articulating object, exhibition, mediation, and children. The research adopts a qualitative approach of a naturalistic nature, focused on children in museums. Data were collected through naturalistic observation, recorded in field notes, recordings, photographs, and videos. The evaluation of the exhibition is summative, analyzing how the communication of scientific knowledge occurs in these spaces. The results indicate that the exhibitions at the Museu da Vida in Curitiba, from a communicational perspective, are structured in three levels of space. The first level, called concern, uses texts, images, and graphics to engage visitors and direct them to topics of interest. The second level, of contemplation, presents the themes through objects and interactive devices. The third level, to learn more, allows detailed exploration in virtual environments. Communication in the exhibition also occurs through mediation, in which professionals articulate educational and communicational knowledge. However, it was found that, for scientific communication with children, it is essential to consider knowledge about childhood. This requires continuous training and training offered by the museums themselves, in order to integrate this knowledge into the mediating process. The physical space of the museum, with its structure and organization, favors a dynamic interaction between the public, mediation, and the exhibition objects. The "1000 Days" exhibition stands out for addressing its themes in a diversified way, considering the children's prior knowledge and emphasizing fundamental aspects of life. It was observed that children's interests vary according to age group and the mediational approach adopted. Based on these analyses, a Communication Model for Children is proposed, which places the child at the center of the communicational process. This model emphasizes the importance of children's knowledge, the renewal of discourse aimed at this public, and the organization of exhibition spaces, ensuring that children have full access to scientific knowledge in an interactive and meaningful way
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95841
    Collections
    • Teses [32]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV