40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 21-40 of 270
-
Interpelações : educações menores marcando a pele de uma escola
(2024)Resumo: Uma pesquisa que se movimenta com marcas deixadas por estudantes no corpo de uma escola pública localizada na periferia de Curitiba-Paraná. Movimenta-se com a ecosofia de Félix Guattari e se interessa em fazer ecoar ... -
A aprendizagem de noções de quantidade por crianças autistas : um olhar a partir da atividade orientadora de ensino
(2021)Resumo: Considerando as discussões sobre inclusão escolar e o atendimento das pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas regulares, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de aprendizagem ... -
Professores de matemática em um grupo de estudo de aula : reflexões constituídas com base em uma perspectiva fenomenológica
(2024)Resumo: Nesta tese é focado o estudo de aula, compreendido como um processo de formação de professores fundamentado na aprendizagem dos estudantes. Originado no Japão, é desenvolvido em grupos a partir de quatro amplas ... -
Conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de ciências na educação infantil : formação inicial de professores multidisciplinares
(2024)Resumo: Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar a influência das disciplinas que abordam o Ensino de Ciências Naturais na formação inicial de professores multidisciplinares para o desenvolvimento do conhecimento ... -
Educação matemática e invenção de identidades : a loucura de ser um sujeito normal
(2012)Resumo: As noções do que se considera normal e anormal dentro da escola instituem uma série de categorias e de qualificativos relativos aos sujeitos da educação, estabelecendo fronteiras que são vigiadas continuamente. ... -
Rumo a uma teoria da metapedagogia : fundamentos epistemológicos a partir de uma educação por matemáticas
(2024)Resumo: Neste trabalho, nosso objetivo principal é iniciar a teorização da metapedagogia: uma teoria em ação de educação por matemáticas, através de experiências matemáticas, que visa construir novas racionalidades capaz ... -
Imersão, fluxo e jogos digitais : uma análise perceptiva de jogadores sobre a relação do 'League of Legends' com temas científicos
(2024)Resumo: O presente trabalho investigou a relação entre imersão, fluxo e o potencial educativo de jogos digitais, com enfoque no jogo League of Legends (LoL). O estudo buscou responder como as percepções dos jogadores, ... -
Da célula clássica à célula mínima : um estudo fleckiano sobre estilos de pensamento
(2024)Resumo: A educação em ciências/Biologia é amplamente estruturada no estudo da célula como unidade morfofisiológica da vida. No entanto, a história da construção do conceito de célula é ignorada e restrita à descrição do ... -
Da célula clássica à célula mínima : um estudo fleckiano sobre estilos de pensamento
(2024)Resumo: A educação em ciências/Biologia é amplamente estruturada no estudo da célula como unidade morfofisiológica da vida. No entanto, a história da construção do conceito de célula é ignorada e restrita à descrição do ... -
O acompanhamento pedagógico nos anos finais do ensino fundamental : aberturas para o encontro professor-pedagogo
(2021)Resumo: A presente pesquisa busca compreender o fazer pedagógico do pedagogo junto ao professor de Matemática de Anos Finais, tendo por fenômeno investigativo o 'acompanhamento pedagógico'. A pesquisa se desenvolveu ... -
Reflexões sobre gênero em uma atividade de modelagem matemática na formação de professores
(2024)Resumo: Esta pesquisa tem como motivação experiências e vivências da autora sobre a ausência de representatividade sobre o ensino de histórias de Mulheres Matemáticas desde o ensino escolar até a graduação. A questão ... -
Prática educativa museal inclusiva : uma conceituação a partir das produções científicas
(2024)Resumo: A presente pesquisa está inserida no contexto das Práticas Educativas Museais e da Educação Inclusiva, considerando as inúmeras possibilidades dessas instituições para promover e difundir a Ciência de maneira ... -
Práticas com modelagem em uma perspectiva da educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o ensino e aprendizagem da matemática
(2024)Resumo: Este trabalho foi guiado pela questão: o que se mostra nas práticas com Modelagem na Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação às representações dos conceitos matemáticos, à resolução ... -
Práticas docente com abordagem em geometria para fomentar a empatia : e educação matemática inclusiva planejada por meio do desenho universal para aprendizagem
(2024)Resumo: Esta pesquisa visa a analisar os impactos da aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na promoção da empatia durante a prática docente de Geometria. A compreensão da educação inclusiva na Matemática ... -
Mapeamento sistemática das pesquisas brasileiras sobre as concepções prévias de alunos de física no ensino médio
(2024)Resumo: Esta dissertação investiga a temática das concepções prévias dos alunos de Física no Ensino Médio, analisando a produção acadêmica brasileira a partir de um levantamento bibliográfico. Adotando uma perspectiva ... -
Constituindo uma matriz epistemológica para o conceito de formação continuada de professores de matemática : uma abordagem metodológica de construção do perfil conceitual
(2024)Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver tanto um método para construção da Matriz Epistemológica do conceito de Formação Continuada de Professores de Matemática e que Ensinam Matemática (FCPMEM), quanto ... -
H2Mulher : trajetórias das pesquisadoras laureadas pelo "Programa L'Oréal-UNESCO-ABC para mulheres na ciência" em química no Brasil
(2024)Resumo: As Ciências funcionam sob uma lógica androcêntrica que marginaliza e exclui as mulheres de suas práticas. No caso da Química, elas são maioria enquanto estudantes na Graduação e Pós-Graduação brasileiras, porém ... -
Capital científico e ciência cidadã : análise de um projeto aplicado à educação básica
(2024)Resumo: A participação de estudantes da Educação Básica em projetos de Ciência Cidadã influencia no seu capital científico? Para responder à essa pergunta de pesquisa, este trabalho busca avaliar a relação entre o capital ... -
Tracejos cartográficos em território bilíngue : pistas sobre ensino de ciências
(2024)Resumo: A linguagem enquanto força de conformação, força de manutenção, força de delimitação, força de ordenação. A palavra enquanto manutenção de sistema de poder. Assim, guiados por máquinas capitalistas homogeneizantes, ... -
Softwares e simuladores educacionais nos cursos de licenciatura em Química do Estado do Paraná : mapeando a formação e a prática docente dos professores formadores
(2024)Resumo: A indelével presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação contemporânea tornou imperiosa sua reflexão, compreensão e instrumentalização durante a formação inicial de professores. ...