Capital científico e ciência cidadã : análise de um projeto aplicado à educação básica
Resumo
Resumo: A participação de estudantes da Educação Básica em projetos de Ciência Cidadã influencia no seu capital científico? Para responder à essa pergunta de pesquisa, este trabalho busca avaliar a relação entre o capital científico e processos de educação não formal. Segundo a teoria de Bourdieu, o capital é um estoque de elementos que podem ser acumulados, trocados ou transmitidos por gerações, a tese central da presente pesquisa consiste em analisar os fatores que afetam esses processos entre estudantes da educação básica. Para além de Bourdieu, Archer e seus colegas pesquisadores postulam que elementos como alfabetização científica e o desenvolvimento da criticidade também influenciam o acúmulo do capital científico. Os objetivos da pesquisa, estão centrados na avaliação do capital científico de estudantes participantes do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE) e, para isso, faz-se necessário: validar um instrumento de avaliação traduzido para esse fim; identificar as variáveis que influenciam no capital científico na realidade paranaense; comparar os resultados desta pesquisa com outros referenciais teóricos. Como a Ciência Cidadã está sendo inserida e implementada como política pública em alguns países europeus, ela pode ser um caminho para aproximar a escola da universidade. No contexto brasileiro, a Ciência Cidadã, ainda é uma área emergente, mas permite que a escola possa discutir o processo científico em sala de aula. Para analisar os resultados da aplicação desse projeto na realidade escolar, utilizou-se os fundamentos da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, em que se apresentam os conceitos de habitus, campo e capital. Para que as análises possam ser feitas, usouse a estatística de Análises de Correspondências Múltiplas (ACM). Os formulários foram aplicados em duas escolas estaduais do Paraná em suas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, totalizando 108 estudantes, sendo 42,6% homens, 50,9% mulheres e 8,6% de estudantes que se identificam como não-binários. O recorte da raça mostrou que 3,7% se declaram da raça amarela, 52,8%, brancos, 0,9% indígenas, 35,2% pardos e 7,4% pretos. O perfil das famílias apresentou que 58% dos filhos de pais que não possuem ensino superior não frequentam espaços museais, e 13% possuem parentes que trabalham com ciência. Os resultados da ACM mostram que há 38 variáveis que impactam o capital científico na realidade paranaense e que estão relacionadas ao reconhecimento da ciência escolar, do papel do cientista e das atividades científicas fora da escola. Essas variáveis permitiram construir uma escala que vai de 64 a 122 pontos. Nosso estudo demonstrou que não há relação entre o IDEB e o capital científico e que escolas que possuem atividades de Ciência Cidadã consolidadas têm entre seus estudantes maiores valores de capital científico. O capital científico na realidade brasileira possui elevada similaridade à proposta de Bourdieu (2003) que o descreve em função do seu componente simbólico. Por fim, há necessidade de ampliação dos resultados em novas regiões, novas realidades e novos níveis de ensino para dar continuidade a este estudo, bem como sugere-se usar os dados de capital científico para construção de indicadores para políticas públicas e para avaliar outros projetos da Rede Paraná Faz Ciência de Divulgação Científica. Abstract: Does the participation of elementary and high school students in Citizen Science projects influence their scientific capital? To answer this research question, this paper seeks to evaluate the relationship between scientific capital and non-formal education. According to Bourdieu's theory, capital is a set of elements that can be accumulated, exchanged, or passed on over generations, and the central thesis of the research is to analyze the factors that affect these processes among basic education students. In addition to Bourdieu, Archer and his fellow researchers postulate that elements such as scientific literacy and the development of criticality also influence the accumulation of scientific capital. The objectives of this research are centered on evaluating the scientific capital of students participating in the Interinstitutional Program for Citizen Science at School (PICCE), and in order to do this, it is necessary to: validate an evaluation instrument translated for this purpose; identify the variables that influence scientific capital in the reality of Paraná State; compare the results of this research with other theoretical references. As Citizen Science is being introduced and implemented as a public policy in some European countries, it could be a way of bringing schools and universities closer together. In the Brazilian context, Citizen Science is still an emerging area, but it allows schools to discuss the scientific process in the classroom. To analyze the results of the application of this project in the school reality, we used the foundations of Pierre Bourdieu's sociological theory, in which the concepts of habitus, field and capital are presented. Multiple correspondence analysis (MCA) statistics was used to analyze the results. The forms were applied in two state schools in Paraná in their 9th grade classes, with a total of 108 students, 42.6% of whom were male, 50.9% female and 8.6% who identified themselves as non-binary. The racial breakdown showed that 3.7% declared themselves to be yellow, 52.8% white, 0.9% Indigenous, 35.2% brown people and 7.4% black. The profile of the families showed that 58% of the children of parents who do not have higher education do not go to museums, and 13% have relatives who work in science. The results of the MCA show that there are 38 variables that have an impact on scientific capital in Brazil and that are related to the recognition of school science, the role of scientists and scientific activities outside of school. These variables made it possible to construct a scale ranging from 64 to 122 points. Our study showed that there is no relationship between IDEB and scientific capital and that schools with consolidated Citizen Science activities have higher levels of scientific capital among their students. Scientific capital in Paraná State is like that proposed by Bourdieu (2003), who describes it in terms of its symbolic component. Finally, there is a need to expand the results to new regions, new realities and new levels of education in order to give continuity to this study, and it is also suggested that scientific capital data be used to build indicators for public policies and to evaluate other projects of the Paraná Faz Ciência Science Outreach Network.
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