Interpelações : educações menores marcando a pele de uma escola
Resumo
Resumo: Uma pesquisa que se movimenta com marcas deixadas por estudantes no corpo de uma escola pública localizada na periferia de Curitiba-Paraná. Movimenta-se com a ecosofia de Félix Guattari e se interessa em fazer ecoar vozes silenciadas. Compõe com a potência da pixação que questiona o currículo instituído e cria rupturas. Com Deleuze e Guattari, no bairro Campo de Santana, uma pesquisa cartográfica acontece. Os mapas são compostos por fotos, vídeos, o curta-metragem chamado "Sala e cela" e um diário de registros dos acontecimentos escolares, o "diário de estranhamentos". Esses mapas funcionam como dispositivos que permitem registrar o território percorrido e criam as primeiras linhas para a pesquisa se desenvolver. Por meio dos registros feitos em campo, cria rizoma com a educação menor de Silvio Gallo, com as comunidades amorosas de bell hooks, com a perspectiva de experiência de Jorge Larrosa e com a transversalidade curricular de Tomaz Tadeu da Silva. Quais experiências podem emergir no encontro de uma professora de arte com os gritos que atravessam o corpo escolar? Interessa desenvolver uma reflexão com os registros das diferenças presentes no cotidiano escolar, que rompem com o instituído, criando o novo. Em tempos de escolas sendo militarizadas, o escancaramento da presença de uma educação neoliberal no cotidiano escolar, e o constante aumento do incentivo à violência dentro das escolas públicas, se faz necessário criar meios para fortalecer transformações que aconteçam no presente e possibilitem o futuro. Interpelar diferentes corpos entre uma vibração que transborda potência de vida em todos os espaços do ambiente escolar. Das carteiras aos banheiros, a vida se manifesta, grita e resiste. Refletir com os caminhos que abrem espaço para a diferença emergir e fazer rizoma no ambiente escolar Abstract: A research that moves with marks left by students in the body of a public school located in the outskirts of Curitiba, Paraná. It moves with the ecosophy of Félix Guattari and is interested in echoing silenced voices. It works with the power of graffiti that questions the established curriculum and creates ruptures. With Deleuze and Guattari, in the Campo de Santana neighborhood, a cartographic research takes place. The maps are composed of photos, videos, a short film called "Sala e cela," and a diary of school events, the "diary of estrangement." These maps function as devices that allow recording the traveled territory and create the first lines for the research to develop. Through field records, it creates a rhizome with the minor education of Silvio Gallo, the loving communities of Bell Hooks, the experiential perspective of Jorge Larrosa, and the curricular transversality of Tomaz Tadeu da Silva. What experiences can emerge in the encounter of an art teacher with the cries that cross the school body? It aims to develop a reflection with the records of differences present in the school daily life, breaking with the established, creating the new. In times of militarized schools, the blatant presence of neoliberal education in the school daily life, and the constant increase in the encouragement of violence within public schools, it is necessary to create means to strengthen transformations that happen in the present and enable the future. Interpellate different bodies amidst a vibration that overflows life force in all spaces of the school environment. From the desks to the bathrooms, life manifests itself, screams, and resists. Reflect with the paths that make room for difference to emerge and create a rhizome in the school environment
Collections
- Dissertações [234]