Professores de matemática em um grupo de estudo de aula : reflexões constituídas com base em uma perspectiva fenomenológica
Resumo
Resumo: Nesta tese é focado o estudo de aula, compreendido como um processo de formação de professores fundamentado na aprendizagem dos estudantes. Originado no Japão, é desenvolvido em grupos a partir de quatro amplas etapas cíclicas: levantamento de uma questão de interesse de investigação acerca da aprendizagem dos estudantes; planejamento de uma aula de investigação com atenção ao currículo, ao tema e às tarefas; aula de investigação ministrada por algum dos integrantes e com a presença dos demais; e reflexão pós-aula com foco no desenvolvimento dos estudantes durante a aula. Além dos professores, é comum a participação de formadores, que, junto a eles, refletem sobre o contexto vivenciado. Com base nessa perspectiva, desde 2019, o pesquisador desta tese é um dos quatro formadores vinculados ao Instituto Federal Catarinense, em um grupo de estudo de aula constituído, ainda, por cinco professores de matemática da Educação Básica de Santa Catarina, Brasil. A partir desse contexto emergiu a pergunta de pesquisa "como professores e formadores de matemática se compreendem desenvolvendo estudos de aula?". Caminhando em direção à compreensão do interrogado, por meio de uma concepção de pesquisa qualitativa de atitude fenomenológica, foram realizadas entrevistas com seis integrantes do grupo focado. Com os dados oriundos das transcrições dessas entrevistas, seguindo o rigor da pesquisa fenomenológica, que envolve os movimentos de análise ideográfica e nomotética, emergiram as categorias abertas. Ao discuti-las, o pesquisador expõe o sentido do fenômeno, tal qual pode ser, por ele, compreendido. Essas discussões envolvem análise e interpretação da vivência dos sujeitos em articulação com os autores estudados, como Heidegger, Ales Bello, Martins e Bicudo, fundamentados nas ideias de cuidado como ser do Dasein e de forma/ação. Assim, com base nos dados, interpreta-se que os integrantes se compreendem em comunidade no grupo, manifestando atitudes cuidadosas com o ser do estudante, desenvolvendo a própria prática e em forma/ação. Portanto, os integrantes abordam junto ao grupo questões relacionadas ao seu contexto profissional, ocorrendo um autêntico estar-junto dos formadores com os professores. Desse modo, entendem o grupo como parte importante de suas vivências enquanto professores ou formadores de matemática, e nesse contexto desenvolvem atitudes cuidadosas e de preocupação com a realização dos estudantes como pessoas. Esse modo de ser professor, destacado pelos entrevistados, propicia o desenvolvimento da própria prática, compreendida por meio das ações de reflexão, aprendizagem e modificação do contexto de atuação e de concepções acerca da própria Matemática. Por conta disso, os integrantes identificam-se em forma/ação, na qual a forma não é um modelo idealizado, mas vai sendo constituída pela ação do sujeito, que, por meio da reflexão, analisa o seu modo de ser, sempre sendo. Com isso, pro-jeta-se, lança-se à frente, antevendo suas possibilidades de ser professor em detrimento de determinações. Portanto, os entrevistados alcançam outras possibilidades constitutivas, em uma atitude de cuidado autêntico consigo mesmo e de preocupação com os outros. Abstract: This thesis focuses on lesson study, a teacher education process grounded in student learning. Originating in Japan, it is developed in groups through four broad cyclical stages: identifying a question of interest for research about student learning; planning a research lesson with attention to the curriculum, topic and tasks; research lesson taught by one of the members with the presence of the others; and post-lesson reflection focusing on student development during the class. Teacher educators often participate too and, together with the teachers, reflect on the experienced context. From this perspective, since 2019, this researcher has been one of the four teacher educators affiliated with the Instituto Federal Catarinense, working with a lesson study group consisting of five mathematics teachers from basic education in Santa Catarina, Brazil. The research question emerged from that context: "How do mathematics teachers and teacher educators understand themselves when developing a lesson study?" Moving toward the answer to this question, guided by the qualitative research conception of phenomenological attitude, we conducted interviews with six members of the focused group to understand the experience lived by them. The interviews were analyzed as per the rigor of phenomenological research, which involves the movements of ideographic and nomothetic analysis, enabling the establishment o f open categories. When discussing them, the researcher exposes the meaning of the phenomenon, as he understands it. These discussions involve analysis and interpretation of the subjects’ experiences in articulation with the authors read, such as Heidegger, Ales Bello, Martins, and Bicudo, grounded in the ideas of care as being of Dasein and of form/action. Thus, the data reveals that the members understand themselves as a community in the group, manifesting caring attitudes toward students' being, developing their own practice and in form/action. Therefore, the participants address issues related to their professional context together with the group, resulting in an authentic being-together between the teacher educators and the teachers. In this way, each member, by being-with-others, conceives the group as an important part o f their experiences as mathematics teachers. This understanding appears in the teachers' actions with their students, manifested through caring attitudes and concern for their realization as individuals. This also relates to the development of teachers’ own practice, observed through reflection, learning, and modification of the context o f practice and conceptions about mathematics itself. Because o f this, the members identify themselves in form/action in which form is not an idealized model, but is being constituted by the subject's action, in a continuous movement of forming the person being-with-others. This aspect allows reflection on their way o f being, always being and, thus, pro-jecting, that is, themselves forward, anticipating their possibilities of being teachers rather than following determinations. In this way, they reach other constitutive possibilities in an attitude of authentic care for themselves and concern for others.
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