Navegação 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática por título
Itens para a visualização no momento 1-20 of 237
-
A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
(2018)Resumo: Numa sociedade que é cada vez mais influenciada pela ciência e tecnologia, uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) pode ... -
O acompanhamento pedagógico nos anos finais do ensino fundamental : aberturas para o encontro professor-pedagogo
(2021)Resumo: A presente pesquisa busca compreender o fazer pedagógico do pedagogo junto ao professor de Matemática de Anos Finais, tendo por fenômeno investigativo o 'acompanhamento pedagógico'. A pesquisa se desenvolveu ... -
Ações de divulgação científica na abordagem do gênero feminino em museus de ciências : um estudo sobre o "Dia das meninas no MAST" e o "Meninas com ciência"
(2020)Resumo: Este estudo dedicou-se à questão da inclusão social de gênero em Museus de Ciências. Procurou compreender os potenciais e impactos de ações destinadas a inclusão social de meninas estudantes do Ensino Fundamental ... -
A alfabetização científica e tecnológica no ciclo II do ensino fundamental : um estudo nas escolas municipais de Curitiba
(2015)Resumo: O tema dessa pesquisa refere-se ao Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, cujo objetivo geral é pesquisar e analisar as ações educativas desenvolvidas pelos professores que lecionam Ciências ... -
Alfabetização científica no primeiro ano do ensino fundamental : os indicadores presentes nas falas dos alunos a partir de experiências no ensino de ciências
(2020)Resumo: O ensino de Ciências é importante para os estudantes dos anos iniciais da escolarização, trata de assuntos que despertam a curiosidade, por fazer relação com questões cotidianas e principalmente por auxiliar estes ... -
Alfabetização matemática : contas e contos, em vozes, encontros
(2015)Resumo: A presente pesquisa propõe-se a constituir fontes narrativas sobre a Alfabetização Matemática, abrangendo o primeiro segmento do Ensino Fundamental I. Para alcançar essa proposta, utilizou-se da História Oral, na ... -
Alfabetização matemática : o professor em forma-ação
(2016)Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender como a alfabetização matemática se mostra em constituição no movimento de formação pelo professor dos anos iniciais. Assume-se a pesquisa qualitativa na abordagem ... -
Alfabetização matemática : um ato lúdico
(2015)Resumo: Esta pesquisa, apresentada sob a forma de um texto dramático, composto de episódios e cenas, versa sobre a Alfabetização Matemática com enfoque no letramento. Esta ação lúdica, envolveu professores e crianças, ... -
Alfabetização matemática na perspectiva montessoriana
(2019)Resumo: A presente pesquisa teve por meta compreender a alfabetização matemática na obra de Maria Montessori, na intenção de contribuir para a formação inicial e continuada de docentes que ensinam Matemática nos anos ... -
Análise das interações orais argumentativas em um espaço virtual de aprendizagem : o papel docente e discente
(2023)Resumo: A argumentação no ensino de ciências tem sido amplamente defendida por pesquisadores por suas contribuições no processo de estruturação e construção do conhecimento. No campo da didática das ciências uma de suas ... -
Análise de aplicativos móveis de realidade aumentada, virtual e mista à luz da construção do conhecimento químico
(2020)Resumo: O presente estudo tem como abordagem principal buscar compreender como se dá a proposta de construção do conhecimento químico a partir de aplicativos móveis que utilizam as Realidades Digitais (RD), por meio de uma ... -
Análise de projetos do Scratch desenvolvidos em um curso de formação de professores
(2018)Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar se projetos desenvolvidos no Scratch durante um curso de formação de professores possuíam aspectos construtivistas e ergonômicos. Para a realização dessa análise, foram ... -
A aprendizagem de noções de quantidade por crianças autistas : um olhar a partir da atividade orientadora de ensino
(2021)Resumo: Considerando as discussões sobre inclusão escolar e o atendimento das pessoas com necessidades educacionais especiais em escolas regulares, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo de aprendizagem ... -
Aprendizagens de professores sobre a resolução de problemas no contexto do programa de desenvolvimento educacional do Paraná
(2017)Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar contribuições de como o professor vai se desenvolvendo profissionalmente na direção da atribuição de novos sentidos às atividades de ensino envolvendo Resolução de Problemas ... -
A apropriação da epistemologia de Thomas Kuhn e Ludwik Fleck nas pesquisas científicas brasileiras : um panorama da área da saúde
(2021)Resumo: A publicação da obra de Thomas Kuhn "A Estrutura das Revoluções Científicas", em 1962, foi um marco importante para a concepção da imagem contemporânea da ciência. Neste livro, Kuhn fez uma breve referência a Ludwik ... -
Aspectos didáticos e pedagógicos da educação CTS no ensino médio : uma análise do componente curricular Ciências Aplicadas da Rede SESI-PR
(2020)Resumo: A tríade Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem congregado no Brasil uma série de pesquisas teóricas e interventivas na área da educação, contribuindo para a práxis de um Ensino de Ciências contextualizado, ... -
Aspectos sociocientíficos em química do nono ano do ensino fundamental : do livro didático ao relato de professores
(2019)Resumo: Aspectos Sociocientíficos são evidências presentes em casos envolvendo questões científicas guiadas, imersas em variadas controvérsias. Essas controvérsias são eivadas de interesses sociais, econômicos, políticos, ... -
Calculando Curitiba na palma da mão : uma proposta contextualizada em ambiente de utilização de aplicativos educacionais móveis desenvolvidos no software de programação App Inventor 2
(2021)Resumo: A busca por formas de ensinar e de proporcionar caminhos para que as tecnologias digitais (TD) estejam presentes em sala de aula vem contribuindo com os processos educacionais e é o cerne desta pesquisa. Esta se ... -
Capital científico e ciência cidadã : análise de um projeto aplicado à educação básica
(2024)Resumo: A participação de estudantes da Educação Básica em projetos de Ciência Cidadã influencia no seu capital científico? Para responder à essa pergunta de pesquisa, este trabalho busca avaliar a relação entre o capital ... -
Cientistas negras nos cursos de ciências exatas : (re)existências
(2024)Resumo: A presente tese, produzida no âmbito do Grupo de Estudos Curriculares, Decolonialidade, Diversidade e Subalternidade (GECUDEDIS), teve como objetivo principal produzir sentidos a partir das trajetórias e experiências ...