Práticas com modelagem em uma perspectiva da educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o ensino e aprendizagem da matemática
Resumo
Resumo: Este trabalho foi guiado pela questão: o que se mostra nas práticas com Modelagem na Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em relação às representações dos conceitos matemáticos, à resolução de problemas e às ações e interações vivenciadas pelas crianças? A pesquisa, de abordagem qualitativa, coletou dados junto a um grupo de crianças de 6 a 8 anos durante o período de atividades regulares no ambiente escolar em uma turma de 1º ano dos Anos Iniciais. Para isso, foram utilizadas gravações das aulas, registros de observações em um diário de campo e fotografias das produções realizadas pelas crianças. A fase de análise dos dados teve como aporte teórico os trabalhos de Bogdan e Biklen (2010) e o instrumento Rubrica para Avaliação de Práticas com Modelagem nos Anos Iniciais (RAPMAI). Este instrumento, elaborado pelo autor a partir do instrumento Rubrica para Avaliação de Processos de Modelagem Matemática (REMMP) permitiu identificar e avaliar novas contribuições para o desenvolvimento integral das crianças, que consistem no fortalecimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas. Essas competências, que vão além da matemática, são fundamentais para o crescimento completo das crianças e essenciais na formação de cidadãos preparados para atuar de maneira consciente e responsável na sociedade. A partir dos resultados encontrados, temos a tese de que, a adoção de práticas com Modelagem em uma perspectiva da Educação Matemática durante a infância envolve ações contínuas em pequenos grupos de trabalho, com a proposição de problemas pelas próprias crianças e a construção de conhecimentos matemáticos e extramatemáticos a partir de temas ou situações-problema de interesse. Constatamos que as crianças passam pelas diversas fases do Ciclo de Modelagem de forma não linear, mostrando que se trata de um processo dinâmico. Esse movimento está condicionado à presença do(a) professor(a), que desempenha um papel fundamental na prática com Modelagem, atuando como mediador, e da família, que participa e incentiva. Nesse sentido, destacamos que as práticas com Modelagem, analisada por meio do instrumento RAPMAI, promovem avanços na formação das crianças, tanto nos assuntos relacionados à matemática quanto nas relações interpessoais. As práticas com Modelagem auxiliam na resolução de problemas, conduzem a ações mais conscientes no dia a dia, facilitam a tomada de decisão, melhoram a conexão com as emoções, promovem o autoconhecimento, elevam a autoestima e ajudam a manter um estado emocional calmo. Esses benefícios observados são frequentemente contemplados em mais de uma fase das práticas com Modelagem Abstract: This study was guided by the question: what is shown in the practices with Modelling in Mathematics Education in the Early Years of Elementary School in relation to the representations of mathematical concepts, problem solving and the actions and interactions experienced by children? The research, with a qualitative approach, collected data from a group of children aged 6 to 8 during the period of regular activities in the school environment in a 1st grade class of the Early Years. For this, recordings of the classes, records of observations in a field diary and photographs of the productions carried out by the children were used. The data analysis phase was based on the theoretical work of Bogdan and Biklen (2010) and the instrument Rubric for the Assessment of Practices with Modelling in the Early Years (RAPMAI). This instrument, developed by the author based on the instrument Rubric to Evaluate Mathematical Modelling (REMMP) allowed the identification and evaluation of new contributions to the integral development of children, which consists of strengthening social, emotional, cognitive and ethical skills. These skills, which go beyond mathematics, are fundamental for the complete growth of children and essential for the formation of citizens prepared to act consciously and responsibly in society. From the results found, we have the thesis that the adoption of Modelling practices from a Mathematics Education perspective during childhood involves continuous actions in small work groups, with the proposition of problems by the children themselves and the construction of mathematical knowledge and extramathematical based on themes or problem situations of interest. We found that children go through the different phases of the Modelling Cycle in a non-linear way, showing that it is a dynamic process. This movement is conditioned by the presence of the teacher, who plays a fundamental role in Modelling practice, acting as a mediator, and the family, who participates and encourages. In this sense, we highlight that Modelling practices, analyzed using the RAPMAI instrument, promote advances in children's education, both in subjects related to mathematics and in interpersonal relationships. Modelling practices help with problem solving, lead to more conscious actions in everyday life, facilitate decision making, improve connection with emotions, promote self-knowledge, raise self-esteem and help maintain a calm emotional state. These observed benefits are often included in more than one phase of Modelling practices
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