Rumo a uma teoria da metapedagogia : fundamentos epistemológicos a partir de uma educação por matemáticas
Resumo
Resumo: Neste trabalho, nosso objetivo principal é iniciar a teorização da metapedagogia: uma teoria em ação de educação por matemáticas, através de experiências matemáticas, que visa construir novas racionalidades capaz de dar novas respostas aos problemas emergentes de nossa sociedade. Essa "teoria" deve ser entendida como uma "contemplação", destinada a promover uma educação que incentive a formação de novas formas de pensar, repensando a existência humana a partir de outras perspectivas. Como motivação, utilizamos argumentos econômicos e ambientais para justificar a necessidade dessas novas racionalidades. Discutimos o que é matemática, partindo das correntes que buscaram fundamentá-la e nos teoremas de Gödel, que revelam limites na matemática hegemônica, culminando em uma visão de matemáticas construídas pelo homem, falíveis, questionáveis e plurais. Exploramos uma noção wittgensteiniana de conceito, diferenciando-a da definição, e delimitamos uma visão do ensino de matemática, limitado pelos seus conteúdos. Com base nisso e numa discussão sobre pensamentos matemáticos, adotamos uma concepção de educação por matemáticas que transcende o ensino técnico, informativo e rígido. Assim, as matemáticas são vistas como meios para um processo de educação que contempla aspectos de conceitualização e pensamentos matemáticos. Defendemos que essa educação deve ocorrer através de experiências matemáticas, envolvendo tanto conceitos quanto formas de pensamento matemático. Elucidamos os tópicos discutidos com exemplos e possibilidades pedagógicas Abstract: In this work, our main objective is to initiate the theorization of metapedagogy: a theory in action of education through mathematics, using mathematical experiences to build new rationalities capable of providing new answers to the emerging problems of our society. This "theory" should be understood as a "contemplation," aimed at promoting education that encourages the formation of new ways of thinking, rethinking human existence from other perspectives. As motivation, we use economic and environmental arguments to justify the need for these new rationalities. We discuss what mathematics is, starting from the currents that sought to establish its foundations and Gödel's theorems, which reveal limits in hegemonic mathematics, culminating in a view of mathematics as human constructs, fallible, questionable, and plural. We explore a wittgensteinian notion of concept, differentiating it from definition, and we outline a view of mathematics teaching, limited by its contents. Based on this and a discussion on mathematical thinking, we adopt a conception of education through mathematics that transcends purely technical, informative, and rigid teaching. Thus, mathematics is seen as a means for an educational process that includes aspects of conceptualization and mathematical thinking. We argue that this education should occur through mathematical experiences, involving both concepts and forms of mathematical thinking. We elucidate the discussed topics with examples and pedagogical possibilities
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