Constituindo uma matriz epistemológica para o conceito de formação continuada de professores de matemática : uma abordagem metodológica de construção do perfil conceitual
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral desenvolver tanto um método para construção da Matriz Epistemológica do conceito de Formação Continuada de Professores de Matemática e que Ensinam Matemática (FCPMEM), quanto a própria Matriz Epistemológica, com a intenção de compreender os múltiplos modos de pensar este conceito. A tese usa como sustentáculo teórico-metodológico a Teoria do Perfil Conceitual (TPC) (MORTIMER, et al., 2014a), guiando-se pelos seus princípios metodológicos, de modo a abordar os três domínios genéticos de investigação: o domínio genético Sociocultural e domínio Ontogenético, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura; e o domínio Microgenético, por meio da coleta de dados via questionário enviado às escolas estaduais do município de Curitiba e pela constituição de um Grupo Focal com uma amostra dos respondentes do questionário. A análise dos dados foi conduzida a partir dos ciclos de codificação de Saldaña (2016), em que cada domínio genético constituiu um ciclo de análise, permitindo uma triangulação dos dados, e não apenas um mero paralelismo entre os domínios. Dos resultados, evidencia-se a própria constituição da Matriz Epistemológica do conceito de FCPMEM, contendo 13 temas epistemológicos, os quais foram identificados por meio de um processo iterativo pelas fontes de dados. É possível enaltecer também a ferramenta metodológica do Grupo Focal como uma forma produtiva para a maturação dos temas epistemológicos. A expectativa é que essa Matriz Epistemológica possa contribuir para a individualização das zonas do perfil conceitual de FCPMEM, ajudando tanto os formadores quanto os professores a crescerem em nível de consciência do seu próprio perfil, de modo a desenvolver os modos de pensar contidos no tema da Identidade Profissional Docente. Entende-se que essa zona opera como um "aprender a se formar", promovendo um reencontro do professor com seu núcleo rígido profissional. Abstract: This thesis aims to develop both the method for constructing the Epistemological Matrix of the concept of Continuing Education for Mathematics Teachers and those who Teach Mathematics (CEMTTM), and the Epistemological Matrix itself, with the intention of comprehending the various modes of thinking about this concept. The thesis is grounded in the Theoretical and Methodological Principles of the Conceptual Profile Theory (CPT) (MORTIMER, et al., 2014a), guiding itself through its methodological principles to address the three genetic domains of investigation: the Sociocultural and Ontogenetic domains through a Systematic Literature Review, and the Microgenetic domain through data collection via a questionnaire sent to state schools in the county of Curitiba and the constitution of a Focus Group with a sample of questionnaire respondents. Data analysis was conducted following Saldaña's (2016) coding cycles, where each genetic domain constituted an analysis cycle, allowing triangulation of the data rather than mere parallelism between the domains. From the results, the construction of the Epistemological Matrix of the CEMTTM concept stands out, containing 13 epistemological themes identified through an iterative process across data sources. The methodological tool of the Focus Group is also highlighted as a productive means for maturing epistemological themes. The expectation is that this Epistemological Matrix can contribute to the individualization of zones within the conceptual profile of CEMTTM, aiding both teacher educators and teachers in raising awareness of their own profile to develop modes of thinking related to the theme of Teacher Professional Identity. It is understood that this zone operates as "learning to learn" in the context of Teacher Education, promoting a reconnection of the teacher with their professional core.
Collections
- Teses [32]