Reflexões sobre gênero em uma atividade de modelagem matemática na formação de professores
Resumo
Resumo: Esta pesquisa tem como motivação experiências e vivências da autora sobre a ausência de representatividade sobre o ensino de histórias de Mulheres Matemáticas desde o ensino escolar até a graduação. A questão diretiva desta pesquisa é: "que reflexões podem ser levantadas em discussões de gênero a partir de um trabalho de Modelagem Matemática inspiradas por histórias de mulheres matemáticas?", cujo objetivo geral é identificar se o processo da Modelagem Matemática suscita a reflexão sobre gênero. Os objetivos específicos desta pesquisa são: identificar na proposta apresentada se os discentes ao realizar um trabalho de modelagem passam/circulam pelas etapas de Modelagem Matemática conforme os autores João Frederico da Costa de Azevedo Meyer, Ademir Donizeti Caldeira, Ana Paula dos Santos Malheiros (2011) dispõem e identificar as reflexões sobre gênero. Neste sentido, ancora-se nas metodologias de pesquisa qualitativa de Marcelo de Carvalho Borba e Jussara de Loiola Araújo (2019) e aborda sobre a possibilidade de se realizar discussões de gênero a partir da exibição do filme "Estrelas Além do Tempo" (2017) com estudantes de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sob a luz de bell hooks (2017, 2019) e Marilyn Frankenstein (2005), ancoramos nossas concepções de Pedagogia Feminista Revolucionária e Educação Matemática Crítica, respectivamente. Já os autores João Frederico da Costa de Azevedo Meyer, Ademir Donizeti Caldeira, Ana Paula dos Santos Malheiros (2011) foram essenciais para o aporte teórico da Modelagem Matemática, utilizada como uma metodologia matemática criativa para a desenvoltura e resolução de situações-problemas criadas a partir da discussão de gênero. Neste sentido, embora não haja pesquisas encontradas durante a Revisão Narrativa de Literatura qualquer trabalho que relacione gênero, Modelagem Matemática e Formação de Professores, entendemos que é possível realizar a Modelagem Matemática sobre gênero. Participaram da pesquisa os três estudantes matriculados (duas mulheres e um homem) que conseguiram resolver as atividades propostas, mesmo que, pelo menos, parcialmente. Pelas concepções de Análise Textual Discursiva (ATD) de Arthur Rezende da Silva e Valéria de Souza Marcelino (2022), foram percebidas três categorias nas falas dos estudantes: Reflexões sobre gênero e/ ou raciais - GR, Processos da Modelagem - PM e a Modelagem Matemática (apresentação final) – MM. Essas categorias foram criadas a partir dos recortes de dois corpus: as transcrições dos áudios gravados durante as aulas e também as apresentações de mídia dos trabalhos finais realizados. A primeira categoria (GR) se refere a todos os recortes em que os estudantes identificaram cenas de preconceito que as personagens sofriam por serem mulheres negras e às relações que faziam com a realidade, seja por situações que viram ou viveram. A segunda categoria, Processos de Modelagem (PM), se refere aos recortes sobre as dúvidas percorridas para se fazer a Modelagem, isto é, como elaborar perguntas matemáticas, resolvê-las e avaliá-las sob às lentes de gênero e, até mesmo, os obstáculos enfrentados durante o desenvolvimento do trabalho. A terceira categoria, Modelagem Matemática (MM), se refere à apresentação final do trabalho, buscando identificar as etapas da Modelagem Matemática, de acordo com Meyer, Caldeira e Malheiros (2011). Durante todo o trabalho de modelagem matemática realizado por eles, foi possível perceber a indignação sobre a realidade do preconceito tanto no filme, quanto na realidade e que, a partir dos debates e dos modelos matemáticos obtidos, conseguiram fazer sugestões de como combater o sexismo e o racismo, para oportunizar melhores qualidades de vida para mulheres pessoas negras Abstract: This research is motivated by the author's experiences and experiences regarding the lack of representation in the teaching of stories of Women Mathematicians from school to undergraduate level. The guiding question of this research is: "What reflections can be raised in discussions on gender from a Mathematical Modeling work inspired by stories of women mathematicians?", whose general objective is to identify whether the Mathematical Modeling process raises reflection on gender. The specific objectives of this research are: to identify in the presented proposal whether students, when carrying out a modeling work, go through/circulate through the stages of Mathematical Modeling as the authors João Frederico da Costa de Azevedo Meyer, Ademir Donizeti Caldeira, Ana Paula dos Santos Malheiros (2011) have and to identify the reflections on gender. In this sense, it is based on the qualitative research methodologies of Marcelo de Carvalho Borba and Jussara de Loiola Araújo (2019) and addresses the possibility of holding gender discussions based on the screening of the film "Hidden Figures" (2017) with undergraduate students in Mathematics at the Federal University of Paraná (UFPR). In the light of bell hooks (2017, 2019) and Marilyn Frankenstein (2005), we anchor our conceptions of Revolutionary Feminist Pedagogy and Critical Mathematics Education, respectively. The authors João Frederico da Costa de Azevedo Meyer, Ademir Donizeti Caldeira, and Ana Paula dos Santos Malheiros (2011) were essential for the theoretical contribution of Mathematical Modeling, used as a creative mathematical methodology for the development and resolution of problem situations created from the discussion of gender. In this sense, although there is no research found during the Narrative Literature Review that relates gender, Mathematical Modeling, and Teacher Training, we understand that it is possible to carry out Mathematical Modeling on gender. The three enrolled students (two women and one man) who were able to solve the proposed activities, even if at least partially, participated in the research. According to the concepts of Discursive Textual Analysis (DTA) by Arthur Rezende da Silva and Valéria de Souza Marcelino (2022), three categories were perceived in the students' speeches: Reflections on gender and/or race - GR, Modeling Processes - PM, and Mathematical Modeling (final presentation) - MM. These categories were created from excerpts from two corpuses: the transcriptions of the audios recorded during classes and also the media presentations of the final works carried out. The first category (GR) refers to all the excerpts in which the students identified scenes of prejudice that the characters suffered for being black women and the relationships they made with reality, whether due to situations they saw or experienced. The second category, Modeling Processes (MP), refers to the excerpts about the doubts they had to address in order to do the Modeling, that is, how to develop mathematical questions, solve them and evaluate them from a gender perspective, and even the obstacles faced during the development of the work. The third category, Mathematical Modeling (MM), refers to the final presentation of the work, seeking to identify the stages of Mathematical Modeling, according to Meyer, Caldeira and Malheiros (2011). Throughout the mathematical modeling work carried out by them, it was possible to perceive their indignation about the reality of prejudice both in the film and in reality and that, based on the debates and mathematical models obtained, they were able to make suggestions on how to combat sexism and racism, to provide better quality of life for black women
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