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    Prática educativa museal inclusiva : uma conceituação a partir das produções científicas

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    R - T - CLAUDIA CELESTE SCHUINDT RECANELLO.pdf (5.673Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Schuindt, Cláudia Celeste
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa está inserida no contexto das Práticas Educativas Museais e da Educação Inclusiva, considerando as inúmeras possibilidades dessas instituições para promover e difundir a Ciência de maneira acessível, diversa e equitativa. Caracterizada como de cunho qualitativo do tipo Estado da Arte, tendo como objetivo geral propor um modelo de prática educativa museal inclusiva, partindo dos seguintes objetivos específicos: i) identificar a produção científica sobre as práticas educativas museais; ii) analisar como as práticas educativas museais inclusivas podem ser caracterizadas por meio da produção científica; e, iii) caracterizar as práticas educativas inclusivas e como são apresentadas. Nesse contexto, os procedimentos metodológicos adotados seguem a abordagem do Estado da Arte, uma vez que a pesquisa bibliográfica desempenha um papel fundamental nesse estudo. Os dados foram submetidos a tratamento e sistematização com base nos princípios da Análise Temático-Categorial. Dessa forma, foi possível selecionar e categorizar os documentos, permitindo a exploração de todo o material analisado por meio da identificação de diversos elementos presentes no texto, o que contribuiu para a compreensão e organização dos resultados. Foram definidas cinco grandes categorias a priori que guiaram o agrupamento das informações para o subsequente diálogo com as bases teóricas: a) Dimensão metodológica; b) Dimensão programática; c) Dimensão instrumental; d) Dimensão comunicacional; e, e) Dimensão atitudinal. Durante a constituição de dados, foram identificados 81 trabalhos que atendiam aos critérios predefinidos, dentre estes, foram selecionados 695 trechos relacionados às diferentes dimensões de acessibilidade e à prática educativa. As dimensões metodológica e instrumental são as mais presentes nos trabalhos e este fato relaciona-se com a importância da formação continuada dos profissionais dos museus, bem como a criação de materiais e recursos para ampliar as possibilidades de inclusão. Observa-se ainda que as dimensões comunicacional, programática e atitudinal aparecem respectivamente em ordem decrescente nas pesquisas. Assim, por meio da identificação da produção científica sobre as práticas educativas museais e da articulação dessas com as bases teóricas, conceitua-se a prática educativa museal inclusiva como sendo: o conjunto de ações inclusivas desenvolvidas no contexto museológico, com ênfase nas dimensões de acessibilidade, por meio da interação e dos objetos museais, centrada no visitante, assegurando que todos, independentemente de suas habilidades ou condições, possam participar e beneficiarse das experiências educativas oferecidas pelo museu, garantindo o respeito, a igualdade, a equidade, a segurança e a autonomia. Enfatiza-se, portanto, que para que a prática educativa em museus seja inclusiva, ela deve ser pensada para, por e com a participação do público-alvo, ressaltando, sempre que a deficiência é uma característica do espaço que, por vezes, não está apto para atender a diversidade de público
     
    Abstract: The present research is situated within the context of Museum Educational Practices and Inclusive Education, considering the numerous opportunities these institutions have to promote and disseminate Science in an accessible, diverse, and equitable manner. Characterized as qualitative research of the State of the Art type, its general objective is to propose a model for inclusive museum educational practice, with the following specific objectives: i) to identify the scientific production on museum educational practices; ii) to analyze how inclusive museum educational practices can be characterized through scientific production; and iii) to characterize inclusive educational practices and how they are presented. In this context, the methodological procedures adopted follow the State of the Art approach, given that bibliographic research plays a fundamental role in this study. The data were subjected to processing and systematization based on the principles of Thematic-Categorical Analysis. This allowed for the selection and categorization of documents, enabling the exploration of all analyzed material through the identification of various elements present in the text, which contributed to the understanding and organization of the results. Five main categories were defined a priori to guide the grouping of information for subsequent theoretical dialogue: a) Methodological Dimension; b) Programmatic Dimension; c) Instrumental Dimension; d) Communicational Dimension; and e) Attitudinal Dimension. During data collection, 81 searches meeting the predefined criteria were identified, from which 695 excerpts related to different dimensions of accessibility and educational practice were selected. The methodological and instrumental dimensions are the most prevalent in the works, reflecting the importance of ongoing professional development for museum staff, as well as the creation of materials and resources to expand inclusion possibilities. It is also observed that the communicational, programmatic, and attitudinal dimensions appear in decreasing order in the research. Thus, through the identification of scientific production on museum educational practices and the articulation of these with theoretical foundations, inclusive museum educational practice is conceptualized as: a set of inclusive actions developed within the museum context, with emphasis on accessibility dimensions, through interaction and museum objects, centered on the visitor, ensuring that everyone, regardless of their abilities or conditions, can participate in and benefit from the educational experiences offered by the museum, guaranteeing respect, equality, equity, safety, and autonomy. It is therefore emphasized that for museum educational practice to be inclusive, it must be designed for, by, and with the participation of the target audience, highlighting that disability is often a characteristic of the space that may not always be equipped to meet the diversity of the audience
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94037
    Collections
    • Teses [32]

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