O acompanhamento pedagógico nos anos finais do ensino fundamental : aberturas para o encontro professor-pedagogo
Resumo
Resumo: A presente pesquisa busca compreender o fazer pedagógico do pedagogo junto ao professor de Matemática de Anos Finais, tendo por fenômeno investigativo o 'acompanhamento pedagógico'. A pesquisa se desenvolveu perseguindo a interrogação: "O que é isto, o acompanhamento-pedagógico-nos-Anos-Finais-do- Ensino-Fundamental?". O estudo tem na Hermenêutica o movimento de interpretação-compreensão, numa intenção dialética, num movimento de ir e vir questionando o lido e o sentido das leituras, tendo a interrogação da pesquisa como orientadora. O caminho metodológico percorrido nos moveu a pensar em composições, ou seja, formas diferentes de expor nossas compreensões foram se desvelando na pesquisa, caracterizando uma dissertação inspirada no formato multipaper. Assim, a possibilidade antevista da pesquisa foi deflagrada em um primeiro movimento, por meio de um levantamento e de um estudo interpretativo-reflexivo de leis que demonstrassem o percurso histórico da formação do pedagogo e a quem elas se dirigiam, vislumbrando um encontro entre propósitos iniciais a que vem este pedagogo, assim se constituindo na composição 1. Tais leis foram lidas e interpretadas à luz da pergunta: quem é o profissional a ser formado e a que vem o pedagogo? Na composição 2, trouxemos os entendimentos do acompanhamento pedagógico do profissional junto aos professores, na Rede Municipal de Educação de Curitiba, a partir do caderno pedagógico intitulado: "Subsídios à organização do trabalho pedagógico nas escolas da RME-2012", o qual foi lido-interpretado buscando possibilidades para o encontro professor-pedagogo. Na composição 3, trazemos o que pesquisas apontam sobre o encontro pedagogo-professor de Matemática. No quarto movimento, apresentamos uma interface junto à compreensão de Platão sobre a ação de mediar, fazendo uma síntese compreensiva de todo o estudo. Os textos desta dissertação foram guiados pelo (des)encontro entre professor-pedagogo, tendo no acompanhamento pedagógico a sua abertura, considerando a ocupação, a préocupação, o cuidado, a escuta, o diálogo e o silêncio, sustentados em Heiddeger, como elementos possibilitadores desta ação. O estudo aqui realizado intenciona contribuir com a escola, a prática, a ação docente e o encontro pedagogo-professor para o acompanhamento pedagógico. Abstract: This work aims to understand the pedagogical practice of the pedagogy professional with the Mathematics teacher of Elementary School, Final Years, investigating the "pedagogical accompaniment". The research was developed based on the question: "What is this, the pedagogical-accompaniment-in-the-Final-Years-of- Elementary-Education?". The study bases on Hermeneutics the movement of interpretation-understanding, in a dialectical intention, and allows to make a movement of come and go questioning what was read and felt, being guided by the research question. The methodological path followed made us think of compositions. Four different forms of presentation were necessary and the dissertation was presented in a multipaper format. Thus, at first, the research was developed from a survey and an interpretive-reflective study of laws that demonstrate the historical path of the pedagogy expert education and to whom this laws were addressed, seeking for an encounter between the initial purposes to which this professional comes, which is demonstrate in the first composition. The laws were read and interpreted based on the question: who is the professional to be trained and what does the educator come from? In the second composition, we brought the understandings of the pedagogical accompaniment with the teachers of Curitiba Municipal Education Network, from the pedagogical notebook: "Subsidies for the organization of the pedagogical work in the schools of RME-2012" (Subsídios à organização do trabalho pedagógico nas escolas da RME-2012). The notebook was read-interpreted in search of possibilities for the teacher-pedagogue meeting. In the third composition, we bring research that addresses the meeting between pedagogue and mathematics teacher. In the fourth movement, we present an interface with Plato's understanding of the measuring action, making a comprehensive synthesis of the entire study. This dissertation was guided by the meeting between teacher-pedagogue based on the observation of pedagogical accompaniment, considering occupation, pre-occupation, care, listening, dialogue and silence, supported by Heiddeger, as enabling elements of this action. This study intends to contribute with the school, the practice, the teaching action and the pedagogue-teacher meeting for the pedagogical accompaniment.
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