Imersão, fluxo e jogos digitais : uma análise perceptiva de jogadores sobre a relação do 'League of Legends' com temas científicos
Resumo
Resumo: O presente trabalho investigou a relação entre imersão, fluxo e o potencial educativo de jogos digitais, com enfoque no jogo League of Legends (LoL). O estudo buscou responder como as percepções dos jogadores, mediadas pela experiência de imersão, podem auxiliar na identificação de temas científicos presentes no jogo. Fundamentada na teoria do fluxo (flow), a pesquisa teve como objetivo compreender essas percepções e explorar como os elementos imersivos de LoL podem contribuir para o ensino de ciências, promovendo uma abordagem inovadora e contextualizada. Metodologicamente, a pesquisa foi de caráter qualitativo e utilizou um questionário aplicado a jogadores de LoL para coleta de dados. A análise de conteúdo foi estruturada em categorias e subcategorias, permitindo interpretar as respostas dos participantes acerca da imersão, da relação entre o jogo e a ciência e do impacto do jogo na aprendizagem de conceitos científicos. Os resultados indicam que a imersão promovida pelo LoL, combinada ao equilíbrio entre desafios e habilidades característico da teoria do fluxo, favorece o engajamento dos jogadores e facilita a assimilação de conceitos científicos. Elementos como a narrativa, os personagens e a ambientação do jogo se destacam na identificação de temas científicos, abrangendo áreas como física, química e biologia. Esses achados ressaltam o potencial do jogo como uma ferramenta pedagógica inovadora. Ademais, a pesquisa evidencia que a integração de jogos digitais no ensino pode desconstruir estereótipos relacionados à ciência, tornando-a mais acessível e interessante aos estudantes. Conclui-se que as características interativas e imersivas de LoL oferecem uma oportunidade para promover a aprendizagem ativa, engajadora e significativa, contribuindo para uma visão mais contextualizada e dinâmica da educação científica. Por fim, o trabalho destaca a relevância dos jogos digitais no cenário educacional, demonstrando seu papel na criação de novas metodologias de ensino capazes de engajar os estudantes e aproximá-los do conhecimento científico de maneira inovadora e eficaz Abstract: This study investigated the relationship between immersion, flow, and the educational potential of digital games, focusing on the game League of Legends (LoL). The study sought to answer how players’ perceptions, mediated by the immersive experience, can help identify scientific themes present in the game. Based on flow theory, the research aimed to understand these perceptions and explore how the immersive elements of LoL can contribute to science teaching, promoting an innovative and contextualized approach. Methodologically, the research was qualitative and used a questionnaire applied to LoL players for data collection. The content analysis was structured into categories and subcategories, allowing the interpretation of participants’ responses about immersion, the relationship between the game and science, and the impact of the game on the learning of scientific concepts. The results indicate that the immersion promoted by LoL, combined with the balance between challenges and skills characteristic of flow theory, favors player engagement and facilitates the assimilation of scientific concepts. Elements such as the game's narrative, characters, and setting stand out in identifying scientific themes, covering areas such as physics, chemistry, and biology. These findings highlight the game's potential as an innovative pedagogical tool. Furthermore, the research shows that the integration of digital games into teaching can deconstruct stereotypes related to science, making it more accessible and interesting to students. It is concluded that the interactive and immersive characteristics of LoL offer an opportunity to promote active, engaging, and meaningful learning, contributing to a more contextualized and dynamic view of science education. Finally, the work highlights the relevance of digital games in the educational scenario, demonstrating their role in creating new teaching methodologies capable of engaging students and bringing them closer to scientific knowledge in an innovative and effective way
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