• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Educação matemática e invenção de identidades : a loucura de ser um sujeito normal

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCELO CONTIN MASSA.pdf (40.04Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Massa, Marcelo Contin
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: As noções do que se considera normal e anormal dentro da escola instituem uma série de categorias e de qualificativos relativos aos sujeitos da educação, estabelecendo fronteiras que são vigiadas continuamente. Mais do que nomear, estas categorias e qualificativos evidenciam um determinado modo de definir identidades, estabelecer classificações e estabelecer os limites de ação dos indivíduos. Como o sistema normativo escolar funciona como se fosse um processo natural, o ônus da diferença recai sobre o indivíduo, que passa a ser considerado aquele que porta uma síndrome, um desvio ou um comportamento anormal, enfim uma anomalia. Pretende-se, no presente trabalho, investigar o estabelecimento destas fronteiras, no sentido de que elas podem contribuir para nós nos tornamos e nos transformarmos naquilo que somos, a partir do mapeamento de práticas disciplinares e sua relação com a escolarização, caracterizando o que Foucault chama de poder de normalização, propostas por Michel Foucault na obra Os Anormais.
     
    Abstract: The notion of what is considered normal and abnormal within the school context establishes a series of categories and qualifiers related to the subjects of education, creating boundaries that are continuously monitored. More than just naming, these categories and qualifiers demonstrate a specific way of defining identities, establishing classifications, and designating the limits of individual actions. As the school’s normative system functions as though it were a natural process, the weight of difference falls upon the individual, who is considered to have a syndrome, a deviation, or abnormal behavior, in short, an anomaly. This paper aims to investigate the mechanisms that create the boundaries of normality and the mechanisms for identifying, categorizing, and controlling individuals considered deviant, in the sense that they can contribute to shaping and transforming us into what we are, through the mapping of disciplinary practices and their relationship with schooling, characterizing what Foucault calls the power of normalization, as proposed by Michel Foucault in Abnormal: Lectures at the Collège de France.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94780
    Collections
    • Dissertações [234]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV