Softwares e simuladores educacionais nos cursos de licenciatura em Química do Estado do Paraná : mapeando a formação e a prática docente dos professores formadores
Resumo
Resumo: A indelével presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na educação contemporânea tornou imperiosa sua reflexão, compreensão e instrumentalização durante a formação inicial de professores. No Ensino de Química, vários softwares e simuladores educacionais têm sido desenvolvidos e recomendados para o suporte à criação de modelos, demonstrações, prototipagem, experimentação e investigação. A linguagem, as escalas e o grau de abstração exigidos para a representação, construção e apropriação dos conceitos e fenômenos da área, justifica e estimula a exploração desses recursos. Entre as recomendações pedagógicas, didáticas e metodológicas, sugere-se que os futuros professores entrem em contato, reconheçam, reflitam e se instrumentalizem para fazer uso coerente e profícuo das TDICs. Por isso, este trabalho questiona em que medida os cursos de Licenciatura em Química do estado do Paraná propiciam condições para que os licenciandos vivenciem experiências formativas com o uso de softwares e simuladores educacionais voltados a este ensino, sob a perspectiva dos formadores? Desenvolve-se, então, uma pesquisa qualitativa, que se inicia exploratória e descritiva, com uma Revisão Bibliométrica da Literatura (RBL) sobre o tema; segue com um levantamento documental do currículo de 65 professores-formadores que ministram disciplinas de Química, Ensino de Química, e parte diversificada do currículo, nos 24 cursos presenciais ofertados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas no estado do Paraná; e, culmina na análise de respostas desses docentes a um questionário próprio. O cotejo interpretativo do conjunto de dados é feito a partir da análise de conteúdo das questões de formato aberto. Assim, o trabalho atende aos objetivos de enunciar as compreensões dos docentes formadores de professores de Química sobre sua formação prévia e prática de ensino atual em relação aos softwares e simuladores educacionais aplicados ao ensino de Química, com vistas a formação dos licenciandos. Identifica-se também os principais softwares e simuladores conhecidos e/ou utilizados; e ilustra-se alguns limites e possibilidades de sua exploração no referido contexto de formação. Como resultado a partir da análise dos dados coletados no questionário, a luz de um referencial teórico e com a Análise de Conteúdo (AC), registra-se que os professores-formadores reconhecem a importância e o potencial dos softwares e simuladores no contexto do conhecimento químico, ainda que concentrem familiaridade e uso em torno do simulador Phet Colorado. A maior parte tem interesse por formar-se a respeito, mas indicam poucas vivências formativas continuadas, nenhuma a partir de suas próprias instituições. Também indicaram que os softwares e simuladores estiveram presentes em sua formação e prática, mas seus relatos permitiram interpretar haver uma repercussão pontual, dispersa e incipiente na formação inicial de seus alunos, os licenciandos. Sugere-se, portanto, o aprimoramento das políticas institucionais de formação dos próprios formadores, bem como do amadurecimento dos projetos pedagógicos dos cursos, e das discussões em torno do trabalho com os softwares e simuladores educacionais no ensino de Química no âmbito das Licenciaturas. Abstract: The indelible presence of digital information and communication technologies (DICTs) in contemporary education has made it imperative to reflect on, understand and use them during initial teacher training. In chemistry teaching, various educational software and simulators have been developed and recommended to support the creation of models, demonstrations, prototyping, experimentation and research. The language, scales and degree of abstraction required for the representation, construction and appropriation of concepts and phenomena in the field justifies and encourages the use of these resources. Among the pedagogical, didactic and methodological recommendations, it is suggested that future teachers come into contact with, recognize, reflect on and equip themselves to make coherent and fruitful use of DICTs. For this reason, this study asks to what extent do Chemistry degree courses in the state of Paraná provide conditions for undergraduates to experience training with the use of software and educational simulators aimed at this teaching, from the perspective of the trainers? A qualitative study was carried out which began with an exploratory and descriptive bibliometric review of the literature (BRL) on the subject, followed by a documentary survey of the curriculum of 65 teacher-trainers who teach Chemistry, Chemistry Teaching and the diversified part of the curriculum in the 24 face-to-face courses offered by public Higher Education Institutions (HEIS) in the state of Paraná, and culminated in the analysis of these teachers' responses to a questionnaire. The interpretative comparison of the data set is based on the content analysis of the open-ended questions. The work thus meets the objectives of stating the understanding of chemistry teacher trainers about their previous training and current teaching practice in relation to educational software and simulators applied to chemistry teaching, with a view to training undergraduates. It also identifies the main software and simulators known and/or used, and illustrates some of the limits and possibilities of their use in this training context. The results of the analysis of the data collected in the questionnaire, in the light of a theoretical framework and Content Analysis (CA), show that the teacher-trainers recognize the importance and potential of software and simulators in the context of chemical knowledge, although they are most familiar with and use the Phet Colorado simulator. Most of them are interested in training in this area, but indicate that they have had little experience of ongoing training, none of which has come from their own institutions. They also indicated that the software and simulators were present in their training and practice, but their reports allowed us to interpret that there was a punctual, dispersed and incipient repercussion on the initial training of their students, the undergraduates. It is therefore suggested that the institutional policies for training the teachers themselves be improved, as well as the maturing of the pedagogical projects of the courses, and the discussions surrounding the work with educational software and simulators in the teaching of chemistry within the scope of undergraduate courses.
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