• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    H2Mulher : trajetórias das pesquisadoras laureadas pelo "Programa L'Oréal-UNESCO-ABC para mulheres na ciência" em química no Brasil

    No Thumbnail [100%x80]
    Visualizar/Abrir
    R - D - GABRIELA FERREIRA.pdf (2.798Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Ferreira, Gabriela
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: As Ciências funcionam sob uma lógica androcêntrica que marginaliza e exclui as mulheres de suas práticas. No caso da Química, elas são maioria enquanto estudantes na Graduação e Pós-Graduação brasileiras, porém tornam-se minoria nos cargos de professora-pesquisadora e passam a ser cada vez menos representativas nos patamares mais elevados da profissão. As pesquisadoras lidam com barreiras específicas do gênero em todas as etapas da carreira, que culminam no abandono ou estagnação. Sendo assim, o Programa L’Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência surgiu no Brasil, em 2006, como uma ação afirmativa cujo intuito é premiar jovens pesquisadoras proeminentes. Com isso, o objetivo desta dissertação foi analisar as relações de gênero presentes nas trajetórias das cientistas brasileiras da área da Química que foram laureadas pelo Programa Para Mulheres na Ciência. Trata-se de uma Pesquisa Social Qualitativa. Os dados foram constituídos, a princípio, por meio dos editais do Para Mulheres na Ciência, dos sites oficiais da Academia Brasileira de Ciências e do For Women in Science e dos Currículos Lattes das vencedoras da Química. Por meio dessas informações, realizamos uma Análise Documental a partir da qual selecionamos pesquisadoras para entrevistar. Seis laureadas foram entrevistadas e, a partir dos relatos, realizamos uma Análise Categorial, cujas categorias surgiram a posteriori. Os resultados apontaram que a maioria das laureadas da Química se localizava no Sudeste e Sul, todas atuavam em universidades públicas e os projetos vencedores se relacionavam principalmente a tratamentos de doenças, questões ambientais e desenvolvimento industrial. Por meio das entrevistas, observamos que a premiação consolidou as participantes na carreira científica e elas consideravam a iniciativa importante para as Ciências e para a sociedade. Os principais efeitos positivos decorrentes do reconhecimento foram o recebimento de fomento, as oportunidades surgidas e o ganho de visibilidade. Outro impacto foi as mudanças na forma delas de encarar a temática de gênero após a participação no programa, sendo que as entrevistadas passaram a perceber mais as discriminações de gênero e desenvolveram algumas iniciativas individuais e institucionais relacionadas a mulheres nas Ciências. Apesar das ascensões profissionais, elas ainda enfrentavam barreiras por serem mulheres, como dificuldades em conciliar carreira e vida pessoal, silenciamentos, falta de representatividade, inseguranças, constante exigência de excelência e desafios decorrentes da maternidade. Por fim, reconhecemos que o Programa Para Mulheres na Ciência tem grande potencialidade em transformar a vida das vencedoras e atinge seu intuito de alavancar suas carreiras, porém a premiação restringe-se a fomentar as poucas vencedoras, não tendo outras iniciativas que fortaleçam a luta das mulheres cientistas enquanto classe social.
     
    Abstract: Science works under an androcentric logic that marginalizes and excludes women from its practices. In the case of Chemistry, women are the majority of students in Brazilian undergraduate and graduate programs, but they become a minority in the positions of professor-researcher and become less and less representative in the higher levels of the profession. Female researchers deal with gender-specific barriers at all stages of their careers, culminating in abandonment or stagnation. Thus, the L'Oréal-UNESCO-ABC For Women in Science Program emerged in Brazil in 2006 as an affirmative action, and its aim is to reward prominent young female researchers. The objective of this dissertation was to analyze the gender relations present in the trajectories of Brazilian female scientists in Chemistry awarded the For Women in Science Program. It is Qualitative Social Research. The data were constituted, at first, through the For Women in Science public notices, the official websites of the Brazilian Academy of Sciences and For Women in Science, and the Currículo Lattes of the winners of Chemistry. Through this information, we performed a Documentary Analysis from which we selected researchers to interview. We interviewed six laureates, and from the reports, we performed a Categorical Analysis, whose categories emerged a posteriori. The results showed that most of the Chemistry laureates were in the Southeast and South, all worked in public universities, and the winning projects were mainly related to disease treatments, environmental issues, and industrial development. Through the interviews, we observed that the award consolidated the participants in the scientific career, and the laureates considered the initiative important for Science and society. The main positive effects resulting from the recognition were the receipt of funding, the opportunities arising and the gain of visibility. Another impact was the changes in winners' way of facing the theme of gender after participation in the program. The interviewees began to perceive gender discrimination more and developed individual and institutional initiatives related to women in Science. Despite the professional ascents, they still faced barriers for being women, such as difficulties in reconciling career and personal life, silencing, lack of representation, insecurities, constant demand for excellence and challenges arising from motherhood. Finally, we recognize that the For Women in Science Program has great potential to transform lives of the winners, and it achieves its purpose of leveraging their careers. But the award is restricted to fostering the few winners, not having other initiatives that strengthen the struggle of women scientists as a social class.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/93356
    Collections
    • Dissertações [237]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    NoThumbnail