Licenciatura
Navegar por
Coleção criada para armazenar os trabalhos de Licenciatura referentes ao curso de graduação em Ciências Biológicas da UFPR.
Submissões recentes
-
Construção do saber : proposta didática para ressignificar a ciência do cotidiano
(2022)Resumo : Este estudo propõe atividades práticas investigativas e contextualizadas em situações cotidianas como possíveis estratégias para o ensino de Biologia. A matriz desencadeadora do trabalho surgiu do questionamento ... -
Abordagem da Educação CTS na temática Biologia Celular : uma análise de livros didáticos do Novo Ensino Médio
(2023)Resumo : O presente trabalho pesquisou a presença da Educação CTS crítica e reduzida em livros didáticos de Ciências da Natureza produzidos para o PNLD 2021, referente ao Novo Ensino Médio no Brasil, tendo como foco principal ... -
Voo 93 : conexão ártico-antártica e as turbulências causadas pelas mudanças climáticas
(2023)Resumo : O tema mudanças climáticas têm cada vez mais preocupado a comunidade científica, sendo um assunto recorrente em veículos de comunicação do mundo todo. As regiões polares são muito sensíveis a essas mudanças e, ... -
Elaboração de um material didático complementar no ensino de Astronomia
(2023)Resumo : O ensino de Astronomia nos anos finais do ensino fundamental é de caráter obrigatório e está inserido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apesar de se tratar de um conteúdo que permite o desenvolvimento da ... -
Uso de sequência didática como meio de divulgação científica em sala de aula : uma abordagem em genética, evolução e ancestralidade
(2023)Resumo : A importância de estudos de ancestralidade genômica de uma população é evidente na área da saúde, uma vez que a variabilidade genética está ligada a susceptibilidade a doenças e a diferentes tipos de tratamentos ... -
O ensino de biologia em museus : o que dizem os licenciandos em Ciências Biológicas da UFPR?
(2023)Resumo : O ensino e aprendizado podem ocorrer em uma multiplicidade de espaços e formas. Além do ambiente escolar, um espaço formal com normas e hierarquias bem definidas; há os espaços informais e não formais de ensino, ... -
Elaboração de material didático para estudantes surdos do ensino médio no ensino de fisiologia
(2022)Resumo : Desde o início da educação surda a comunidade passou por grandes dificuldades e processos de retrocesso. Inicialmente esse grupo foi excluído, depois censurado de sua cultura para então uma aceitação e uma maior ... -
Vacas sobreviventes e mutações ao alvo : jogos didáticos para o ensino sistêmico de genética
(2022)Resumo : A crescente complexidade dos problemas contemporâneos e a alta densidade de conceitos abstratos e complexos na Genética evidenciam a necessidade de estratégias de ensino para além do ensino tradicional ... -
Uso de livro-jogo no ensino de patologias no ensino médio
(2022)Resumo : O ensino de doenças infecciosas no ensino médio, assim como o de ciências em geral, reproduz uma forma de ensino tradicional que ignora fatores sociais e ambientais na abordagem do tema. O cuidado em considerar ... -
Análise da implementação de escolas cívico-militares segundo a percepção de professoras(es) e gestoras(es) educacionais
(2022)Resumo : A militarização das escolas públicas brasileiras se insere em um contexto de grandes embates políticos, que adveio de um longo período de crise econômica do país, sentido até os dias atuais. Nesse cenário de ... -
Aprendizagem por pares no ensino de genética : análise de uma sequência didática para o ensino médio
(2021)Resumo: Na recenticidade, o ensino baseado na metodologia tradicional/expositivo tem sido cada vez mais criticado pela distância nas relações e interações entre estudantes e professores em sala de aula. Em particular no ... -
Impacto dos discursos de ódio veiculados por Jair Bolsonaro na potencialização das violências contra negras/os e lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBT no ambiente escolar
(2021)Resumo: O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, construiu sua campanha eleitoral também por meio de discursos de ódio contra a diversidade. A eleição de Bolsonaro demonstra que parte considerável da sociedade brasileira ... -
Um mapeamento sobre o ensino remoto de ciências e biologia na pandemia de covid-19
(2021)Resumo: A humanidade vivencia um momento histórico devido a identificação do vírus SARS-COV 2, causador da COVID-19. A atual globalização do planeta ocasionou a disseminação extremamente rápida da doença, sendo reconhecida ... -
Percepções pedagógicas e o ensino de Ciências/Biologia durante a pandemia de COVID-19
(2021)Resumo : Este trabalho busca analisar quais foram as atividades pedagógicas desenvolvidas por professores de Ciências/Biologia durante a suspensão das aulas presenciais ocasionado pela pandemia de COVID-19. Para tanto, ... -
A residência pedagógica e o Novo Ensino Médio : proposta de ensino a partir de uma análise da trilha de Biotecnologia
(2023)Resumo : A formação inicial de professores é essencial para o desenvolvimento de profissionais qualificados. Nesse sentido, os programas de fomento à docência, como o Programa Residência Pedagógica (PRP), são de grande ... -
Contribuições para uma visão anticapacitista da sexualidade na escola
(2023)Resumo : A partir do século XIX, o termo "sexualidade" foi empregado para descrever conhecimentos sobre práticas sexuais e seus significados, os quais foram construídos culturalmente. De acordo com a Organização Mundial ... -
Análise do filme ‘Rio 2’ como materialidade discursiva e pedagógica para a Educação Ambiental Crítica
(2023)Resumo : A utilização de filmes em sala de aula pode desempenhar um papel significativo na promoção de processos de ensino e aprendizagem uma vez que permite o envolvimento estimulante, rico e visual com problemáticas ... -
Além dos binóculos : um guia de observação das aves mais relevantes nos Mananciais da Serra
(2024)Resumo : O presente trabalho teve como objetivo desenvolver um Guia de Observação das aves mais frequentemente avistadas nos Mananciais da Serra, uma área de preservação e ponto turístico inserido no Parque Estadual Pico ... -
Análise do repositório de recursos educacionais abertos (REA Paraná) no apoio a professores de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio
(2024)Resumo : Em um cenário educacional transformado pela facilidade de acesso às informações e aos conteúdos digitais, os recursos educacionais abertos emergem como ferramentas essenciais para promover aulas mais interativas ... -
CTS e transgênicos : uma proposta de sequência didática para o ensino de biotecnologia no ensino médio
(2024)Resumo : Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica para o ensino de biotecnologia no ensino médio, fundamentada nos princípios da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e alinhada à Base Nacional Comum ...