• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A residência pedagógica e o Novo Ensino Médio : proposta de ensino a partir de uma análise da trilha de Biotecnologia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ANDRESSA_SANTOS_SOFIA_LIMA.pdf (5.617Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Santos, Andressa Thais dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A formação inicial de professores é essencial para o desenvolvimento de profissionais qualificados. Nesse sentido, os programas de fomento à docência, como o Programa Residência Pedagógica (PRP), são de grande importância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes de licenciatura. Dentro de nossa experiência enquanto licenciandas em Ciências Biológicas, a inserção no PRP nos apresentou desafios interessantes, como a vivência do processo de implementação do Novo Ensino Médio nas escolas. O Novo Ensino Médio trouxe mudanças significativas, como a reformulação do currículo, a ampliação da carga horária anual mínima e a divisão da carga horária em componentes curriculares de Formação Geral Básica e Itinerários Formativos. O estado do Paraná organizou o Itinerário Formativo de Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no qual é ofertado a trilha de aprendizagem de Biotecnologia. Por ser a primeira vez que essa trilha é ministrada, as pesquisas sobre o tema são escassas. Vinculado à nossa vivência em duas escolas campo do PRP, o objetivo deste trabalho é compreender os sentidos circulantes no contexto da implementação do currículo da trilha de Biotecnologia, no Itinerário Formativo de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias em duas escolas vinculadas ao PRP, com o intuito de propor um material didático que apoie as práticas docentes nesse contexto. Para isso, realizamos um estudo com uma abordagem qualitativa para produção e análise dos dados. Os dados assim foram constituídos por meio da observação participante, dos registros em diário de campo, das vivências e conversas informais proporcionadas pelo PRP. Esse processo se deu em dois colégios estaduais, localizados na cidade de Curitiba/PR, com turmas do 2° ano do Ensino Médio que cursavam a trilha de Biotecnologia. A análise dos dados utilizou elementos da Análise de Discurso de linha franco-brasileira e com base nos resultados foi elaborada uma proposta de ensino. Como resultados, identificamos três sentidos circulantes a respeito da implementação da trilha de biotecnologia: Sentidos de desafio, relacionados a estrutura, organização, orientação e carga horária para trabalhar o que foi proposto pela trilha; sentidos de contradição, vinculados a inviabilidade de cumprir o projeto proposto e de não contemplar os objetivos expostos no referencial curricular do E.M.; sentidos de potencialidades, relacionados ao trabalho em laboratório e aproximação com o método e escrita científica. Considerando os sentidos identificados, especialmente as potencialidades, foi construída uma sequência didática com três aulas, com o objetivo de trabalhar o método e escrita científica para os estudantes do 2° ano do Ensino Médio, que pode ser aplicada tanto na trilha de biotecnologia quanto em outras trilhas ou componentes curriculares que queiram trabalhar esse conjunto de conhecimentos. A sequência didática elaborada traz elementos das abordagens teórico-metodológicas dos Momentos Pedagógicos e as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação. Espera-se que a proposta de ensino elaborada neste trabalho contribua para que os docentes e discentes que presenciam essa transição turbulenta tenham algum tipo de suporte para abordar questões fundamentais para o ensino de Biologia
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97346
    Collections
    • Licenciatura [225]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV