• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Abordagem da Educação CTS na temática Biologia Celular : uma análise de livros didáticos do Novo Ensino Médio

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_WAGNER_SOUZA_REDONDO.pdf (1.192Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Redondo, Wagner Souza Garcia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho pesquisou a presença da Educação CTS crítica e reduzida em livros didáticos de Ciências da Natureza produzidos para o PNLD 2021, referente ao Novo Ensino Médio no Brasil, tendo como foco principal de análise da temática Biologia Celular. Todavia, considerando as mudanças no Ensino Médio, a análise também contemplou conteúdos de Física e Química que estivessem agrupados com a Biologia Celular. A ocorrência da Educação CTS nos livros foi verificada por meio da análise textual discursiva, na qual os livros selecionados passam pelo processo de unitarização e posterior categorização em categorias (emergentes ou com base na literatura) relacionadas aos princípios da Educação CTS. Foram selecionados para pesquisa os sete livros aprovados para Ciências da Natureza no PNLD 2021. A partir da análise, verificou-se grande ocorrência de Educação CTS reduzida nas obras, sobretudo em exemplificações cotidianas e em explanações de conhecimentos científicos e tecnológicos descontextualizados, sendo os conteúdos abordados com pouca ênfase no contexto social vivenciado pelos estudantes. Todavia, o estudo identificou potencialidades nos livros principalmente para abordar os conhecimentos a partir da contextualização e da dialogicidade, as quais são parâmetros importantes para se concretizar uma Educação CTS crítica
     
    Abstract : The present study investigated the presence of critical and reduced STS Education in science textbooks produced for the New High School in Brazil, with a primary focus on Cell Biology. However, considering the changes in High School education, the analysis also included Physics and Chemistry contents that were grouped together with Cell Biology in the textbooks. The occurrence of STS Education in the books was verified through a discursive textual analysis, in which the selected books underwent a process of unitarization and subsequent categorization into categories (emergent or based on the literature) related to the principles of STS education. Seven books approved for the Natural Sciences subject in the New High School in Brazil were selected for the research. From the analysis, a significant occurrence of reduced STS Education was found in the textbooks, especially in daily examples and explanations of scientific and technological knowledge without context, with few emphasis on the social context experienced by the students. However, the study identified potential in the books, particularly in addressing knowledge through contextualization and dialogicity, which are important parameters for achieving a critical STS Education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98306
    Collections
    • Licenciatura [235]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV