Elaboração de um material didático complementar no ensino de Astronomia
Resumo
Resumo : O ensino de Astronomia nos anos finais do ensino fundamental é de caráter obrigatório e está inserido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apesar de se tratar de um conteúdo que permite o desenvolvimento da alfabetização científica, bem como pretendido pela BNCC, e comportar assuntos que extrapolam o conteúdo em si, permitindo interdisciplinaridade e complexidade, dentro do contexto escolar não é o que ocorre. A falta de infraestrutura, material didático de qualidade e formação continuada de professores acarreta em aulas curtas e sem aprofundamento dos conteúdos, gerando uma sociedade que possui dificuldades em relacionar a Astronomia com o cotidiano. Desta forma, a aprendizagem de Astronomia precisa extrapolar o âmbito da educação formal, em ambiente escolar cuja estrutura é planejada e o conhecimento é sistematizado e didaticamente trabalhado, para âmbitos da educação não formal e informal. Este trabalho tem por objetivo desenvolver um material didático que complemente a lacuna, ou parte dela, presente no ensino de Astronomia, envolvendo uma plataforma digital de fácil acesso com informações textuais e ilustrações para facilitar a compreensão de um dos conteúdos obrigatórios aos anos finais do ensino fundamental. Em termos metodológicos, foi escolhido o objeto de conhecimento "Evolução Estelar" do eixo temático "Terra e Universo" do conteúdo proposto pela BNCC para o 9º ano para compor o conteúdo do aplicativo, que foi modelado a partir do site Kodular. Os resultados produzidos materializam uma forma de propor, durante a graduação em Ciências Biológicas, um material didático complementar para ser utilizado como estratégia de ensino não formal de forma a colaborar na superação das lacunas presentes no ensino de Astronomia, bem como gerar curiosidade dos alunos do ensino fundamental sobre este conteúdo Abstract : The teaching of Astronomy in the final years of elementary school is mandatory and is included in the National Common Curricular Base (BNCC). Although it is a content that allows the development of scientific literacy, as well as intended by the BNCC, and includes subjects that go beyond the content itself, allowing interdisciplinarity and complexity, within the school context this is not what happens. The lack of infrastructure, quality didactic material and continuing education of teachers results in short classes and without deepening the contents, generating a society that has difficulties in relating Astronomy with everyday life. In this way, learning Astronomy needs to extrapolate the scope of formal education, in a school environment whose structure is planned and knowledge is systematized and didactically worked, to scopes of non-formal and informal education. This work aims to develop didactic material that complements the gap, or part of it, present in the teaching of Astronomy, involving an easily accessible digital platform with textual information and illustrations to facilitate the understanding of one of the mandatory contents for the final years of teaching. fundamental. In methodological terms, the object of knowledge "Estellar Evolution" was chosen from the thematic axis "Earth and Universe" of the content proposed by the BNCC for the 9th grade to compose the content of the application, which was modeled from the Kodular website. The results produced materialize a way of proposing, during the graduation in Biological Sciences, a complementary didactic material to be used as a non-formal teaching strategy in order to collaborate in overcoming the gaps present in the teaching of Astronomy, as well as to generate curiosity of the students of the fundamental teaching on this content
Collections
- Licenciatura [234]