• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Vacas sobreviventes e mutações ao alvo : jogos didáticos para o ensino sistêmico de genética

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_MARCO_SAMPAIO_MARINA_SAMPAIO.pdf (3.100Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Campanário, Marco Antonio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A crescente complexidade dos problemas contemporâneos e a alta densidade de conceitos abstratos e complexos na Genética evidenciam a necessidade de estratégias de ensino para além do ensino tradicional positivo-mecanicista. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta o Vacas Sobreviventes, um jogo didático modular sobre genética quantitativa, bem como os desdobramentos de sua implementação em aulas virtuais e presenciais frente às especificidades do período pandêmico da COVID-19. É também proposto o Mutações ao Alvo, jogo didático sobre oncogenética que dá continuidade à narrativa do Vacas Sobreviventes. Após ser confeccionado, o Vacas Sobreviventes foi jogado em turmas de Ensino Médio e Ensino Superior da educação pública brasileira. Para subsidiar a análise do jogo enquanto recurso pedagógico eficiente para o ensino de genética, foram aplicados questionários de percepção antes e após a aplicação do jogo, e a partir das respostas, foi feita a análise de conteúdo categorial temática (ACC temática) e lexical (ACC lexical) das respostas sob duas dimensões de análise: a sistemicidade do jogo e a influência do lúdico no ensino de Genética Quantitativa. Os resultados evidenciaram o potencial de síntese do Vacas Sobreviventes para conteúdos da Genética para além da Genética Quantitativa, como Genética Mendeliana, Mutações e Evolução. Além disso, por se basear explicitamente em um fenótipo complexo, o jogo apresenta forte potencial de modulação e adaptação por parte da(o) docente, o que aprimora a aproximação da aula de Genética à realidade de cada escola. A implementação do jogo foi capaz de aumentar o entendimento sistêmico dos conceitos genéticos básicos (p = 0,02) pelos(as) participantes e aspectos da ludicidade foram presentes nas avaliações do Vacas Sobreviventes, como divertimento e competitividade. Ambos os jogos desenvolvidos no trabalho são apresentados em forma de recurso educacional aberto para docentes
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97615
    Collections
    • Licenciatura [235]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV