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    Impacto dos discursos de ódio veiculados por Jair Bolsonaro na potencialização das violências contra negras/os e lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais - LGBT no ambiente escolar

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    R_G_DOUGLAS_MENDES_ELOISE_OTTO.pdf (315.6Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Oliveira, Douglas Felipe Mendes Correia de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: O atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, construiu sua campanha eleitoral também por meio de discursos de ódio contra a diversidade. A eleição de Bolsonaro demonstra que parte considerável da sociedade brasileira concorda com esses discursos. A partir disso, observou-se muitas/os das/os suas/seus apoiadoras/es adotando posturas e atitudes preconceituosas e discriminatórias. Através das teorizações de Michel Foucault sobre Discurso e Poder, o presente trabalho teve como objetivos: mapear os discursos de caráter LGBTfóbico, racista ou machista veiculados por Bolsonaro entre 2018 e 2021; analisar os impactos desses discursos de ódio na potencialização das violências contra negras/os, feministas, lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis; e analisar o quanto esses discursos comprometem a abordagem de temas como sexualidade, raça e gênero em ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, constituída de entrevistas semi-estruturadas realizadas de forma virtual com três professoras e um professor do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Paraná. Foram realizadas perguntas sobre as percepções dessas/es professoras/es a respeito dos discursos de Bolsonaro, se esses discursos são reproduzidos em sala de aula, se ocorre no ambiente escolar a discussão sobre raça, gênero e sexualidade e se houve aumento na violência contra mulheres, negras/os e LGBT na escola. A partir de dados sobre a violência contra grupos historicamente marginalizados no Brasil, os relatos das/os entrevistadas/os foram analisados e comparados com os discursos proferidos por Jair Bolsonaro. Constatou-se um aumento de falas preconceituosas desde a eleição do presidente, além do receio em debater temas como raça, gênero e sexualidade em ambiente escolar. Poucas professoras disseram ter recebido alguma formação sobre temas como raça, gênero e sexualidade. A partir disso, concluiu-se que os discursos proferidos pelo presidente estão, de fato, presentes em sala de aula, seja no aumento de falas preconceituosas, na falta de formação continuada e de uma orientação para a abordagem desses temas na escola e na ausência da abordagem de gênero, raça e sexualidade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97339
    Collections
    • Licenciatura [225]

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