• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Análise do filme ‘Rio 2’ como materialidade discursiva e pedagógica para a Educação Ambiental Crítica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_BRUNA_CRUZ_PATRICIA_FREITAS.pdf (730.9Kb)
    Data
    2023
    Autor
    Cruz, Bruna Terezinha Magnabosco Ferreira da
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A utilização de filmes em sala de aula pode desempenhar um papel significativo na promoção de processos de ensino e aprendizagem uma vez que permite o envolvimento estimulante, rico e visual com problemáticas contemporâneas. Nesse contexto, ao assistir filmes de diferentes abordagens socioambientais, vinculados com a produção de sentidos e significação de conceitos, pode-se oportunizar uma compreensão aprofundada da Educação Ambiental (EA) e das consequências de suas ações. Além disso, ao utilizar a EA Crítica (EAC) não apenas se enriquece o aprendizado, mas também se contribui à formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do planeta. Dessa forma, o objetivo geral desta pesquisa reside em analisar o potencial didático do filme ‘Rio 2’ e sua relevância como ferramenta de ensino da EAC. Para isso, será utilizada a Análise de Discurso Francesa (ADF) como referencial teórico, metodológico e analítico, aplicada a fragmentos fílmicos selecionados, considerando conceitos como o discurso, as formações imaginárias e a ideologia. Assim, o filme será examinado em seu potencial como materialidade educacional no estudo da EAC ao discutir a exploração e extinção de animais silvestres, e a conservação da flora Amazônica. Os resultados indicam que as cenas do filme 'Rio 2' mostram uma rede complexa de tópicos relacionados à EAC, e destacam a influência das narrativas cinematográficas na conscientização ambiental. As interpretações das cenas são moldadas por ideologias preexistentes que afetam nossa percepção de mundo. Essas narrativas podem influenciar a maneira como vemos e nos relacionamos com o meio ambiente, tornando-as valiosas em contextos educacionais. Logo, o trabalho conclui que a mídia cinematográfica pode ser uma materialidade discursiva e pedagógica eficaz para sensibilizar o público sobre questões socioambientais
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97089
    Collections
    • Licenciatura [222]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV