Contribuições para uma visão anticapacitista da sexualidade na escola
Resumo
Resumo : A partir do século XIX, o termo "sexualidade" foi empregado para descrever conhecimentos sobre práticas sexuais e seus significados, os quais foram construídos culturalmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), "a sexualidade é um aspecto fundamental do ser humano ao longo da vida", ou seja, é inerente a todas as pessoas, incluindo as com deficiências. Dado seu caráter essencial, o ensino da sexualidade por meio da educação sexual é de grande importância. A educação sexual tem se mostrado um desafio significativo no cotidiano dos/das professores/professoras, e, apesar dos avanços ao longo dos anos, ainda há uma carência de capacitação nessa área. O mesmo ocorre com a educação inclusiva, na qual os/as educadores/educadoras não estão adequadamente preparados/preparadas para lidar e integrar alunos/alunas com diversas deficiências. Quando essas duas áreas se combinam, a situação se agrava ainda mais. Portanto, torna-se imprescindível investigar as condutas desses/dessas professores/professoras diante dessas situações, uma vez que muitas vezes tais profissionais carecem de capacitação e também não estão imunes a visões estigmatizadas sobre esses temas
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