Browsing Licenciatura by Issue Date
Now showing items 1-20 of 168
-
A neuroeducação e sua importância na formação continuada de profissionais da Educação Básica
(2013)Resumo : A atualização profissional na área de Educação tem se tornado cada vez mais necessária em decorrência do grande fluxo de novas informações e conhecimentos. Nesse contexto, as atividades de formação continuada têm ... -
Dinossauros ainda vivem? : observação de aves e evolução - um estudo de caso
(2013)Resumo : A diversidade da avifauna brasileira se destaca em comparação com a diversidade de países do Hemisfério Norte, porém no quesito educação a situação parece se inverter. De forma a unir educação em Ciências, evolução ... -
A educação ambiental no cotidiano da escola
(2013)Resumo : O presente trabalho é o resultado da pesquisa desenvolvida no Programa de Iniciação Científica da UFPR, no período de 2012-2014, cujo objetivo foi conhecer e compreender como as questões ambientais e mais ... -
Por que o ovo cozinha? : Entendendo a estrutura protéica utilizando atividade experimental e modelo didático numa perspectiva problematizadora
(2013)Resumo : A utilização de modelos didáticos e de atividades experimentais pode auxiliar o aprendizado dos alunos por si só. Entretanto, tais atividades associadas à abordagem da educação problematizadora podem intensificar ... -
Criatividade e a concepção de liberdade na pedagogia Waldorf
(2013)Resumo : Nunca a criatividade foi tão importante para a nossa sociedade, precisamos resolver diversos problemas relacionados às crises sociais, ambientais e econômicas. Porém, a nossa educação vem fragmentando cada vez ... -
Problematização sobre o descarte de resíduos sólidos eletrônicos junto aos alunos de ensino fundamental e médio
(2013)Resumo : Com o elevado aumento do consumo de equipamentos eletrônicos na sociedade atual, e em especial pelo público de adolescentes e jovens, vê-se a necessidade de conscientizar os estudantes do ensino fundamental e médio ... -
Sensibilização ambiental no Colégio Estadual Doutor Xavier da Silva
(2013)Resumo : O presente trabalho foi desenvolvido no Colégio Estadual Doutor Xavier da Silva e consistiu da inserção de atividades de Educação Ambiental relacionadas com os Resíduos Sólidos, sua geração, reciclagem e correto ... -
História em quadrinhos no ensino de Evolução
(2013)Resumo : Tendo em vista que o ensino de Biologia encontra-se fragmentado, defasado quanto a questões didáticas, descontextualizado e com posicionamento neutro em relação a fatores sócio-históricos, tornam-se cada vez mais ... -
Os anfíbios vão à aula II
(2013)Resumo : O trabalho do professor em sala de aula ainda está engessado no método tecnicista de se trabalhar, para abolir esse estilo de aula da educação é necessária a sugestão de novos modelos viáveis de ensino, neste ... -
Audiovisual na escola : Jurassic Park e o ensino de ciências
(2013)Resumo : A escola nem sempre leva em conta que seus alunos vivem em contato com diversas formas de linguagem, inclusive a audiovisual. Nos dias atuais a tecnologia está bastante avançada e o audiovisual se tornou amplamente ... -
Análise de livro didático adotado por escola de população pesqueira e proposta de material complementar
(2013)Resumo : Para cumprir sua função social a escola deve se preocupar não apenas em transmitir conhecimentos aos alunos, mas em formar cidadãos com capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem. Populações ... -
A contribuição do monitor de aulas práticas : uma visão baseada em Piaget
(2013)Resumo : O monitor acadêmico é um aluno mais adiantado que é inserido em sala de aula para auxiliar na aprendizagem dos demais alunos, melhorando o desenvolvimento das aulas. Em aulas práticas, a presença do monitor é de ... -
Na trilha da evolução
(2013)Resumo : O presente trabalho objetivou a criação de um site a respeito do tema evolução biológica. Seu domínio é de livre acesso aos alunos, professores, simpatizantes e curiosos em geral, voltando-se a oferecer um recurso ... -
O uso de mídidas digitais no processo de ensino aprendizagem : desenvolvimento e aplicação de célula 3D interativa para estudantes de ensino médio
(2014)Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso apresenta o desenvolvimento e aplicação de uma mídia tecnológica interativa intitulada Célula Interativa 3D, para o ensino de biologia celular aos estudantes do Ensino ... -
Modelos anatômicos como recurso didático em aulas práticas de ciências e bilologia
(2014)Resumo : O presente trabalho propõe a elaboração e utilização de modelos de partes animais em gesso como recurso didático alternativo à exposição e manuseio de peças anatômicas animais em aulas de ciências e biologia, ... -
Metodologia para Educação Ambiental a partir das Diretrizes Curriculares : uma análise de experiências relatadas
(2014)Resumo : A educação ambiental (EA) surgiu em resposta à crise do desenvolvimento humano e como uma forma de inclusão da temática ambiental no processo educativo. No Brasil, é respaldada por políticas e Diretrizes Curriculares ... -
Jogo didático "O caminho do desenvolvimento" : uma abordagem lúdica para o ensino de biologia
(2014)Resumo : Para abordagem dos conteúdos de Biologia, os Parâmetros Curriculares Nacionais + (PCN+) apresentam diversas propostas úteis ao professor e, dentre elas, estão os jogos didáticos, que se utilizam do lúdico para ... -
Construção e utilização de recursos paradidáticos no ensino de ciências e biologia : zoológico virtual
(2014)Resumo : A educação através da experimentação promove importantes contribuições no ensino e aprendizagem de ciências e biologia. Entretanto, dificuldades de logística e custos são inerentes ao processo. Atentando-se para ... -
Desconstruindo os monstros : sobre os animais ditos "repugnantes" numa perspectiva
(2014)Resumo : As relações entre animais humanos e não humanos são datadas desde os primeiros documentos encontrados e, a cultura de eliminar os que não nos agradam, muito provavelmente vem também deste período. Além disso, a ... -
Guia para aulas práticas no zoológico de Curitiba, Paraná
(2015)Resumo : Um ensino de ciências que forme alunos questionadores e socialmente conscientes é um dos grandes desafios da educação atual. Os espaços de ensino não formal surgem como ferramentas que proporcionam maior flexibilidade ...