Um mapeamento sobre o ensino remoto de ciências e biologia na pandemia de covid-19
Resumo
Resumo: A humanidade vivencia um momento histórico devido a identificação do vírus SARS-COV 2, causador da COVID-19. A atual globalização do planeta ocasionou a disseminação extremamente rápida da doença, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. As dificuldades consequentes propiciaram diversos nichos de debate acerca das medidas tomadas e seus impactos. Tais impactos foram incentivo para problematizar quais dados as pesquisas, em especial das áreas de ciências e Biologia, vem desvelando para a educação. O objetivo principal deste trabalho é realizar um mapeamento sobre o ensino remoto de ciências e biologia na pandemia de Covid-19. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica a partir de trabalhos acadêmicos selecionados da base de dados do Google Acadêmico e SciELO, almejando avaliar o panorama atual, dado o cunho emergencial e mundial do assunto. A partir de 20 pesquisas publicadas até o momento, foi possível perceber que mesmo diante de abordagens diversas, em variados níveis de educação e em diferentes países, existe a prevalência de algumas dificuldades apresentadas em comum pela transição do ensino presencial para a modalidade de Ensino Remoto Emergencial, como a necessidade da utilização das TICs, o destaque para a utilização do enfoque CTS e sua importância para a aplicação de metodologias ativas, entre outros. Também foram encontradas críticas e marcas para a educação brasileira com a implementação despreparada deste Ensino Emergencial Remoto (ERE), mas foram revelados muitos aprendizados relativos à nossa capacidade adaptativa, à resiliência de professores e alunos, e às soluções criativas que se revelaram para permitir a continuidade e o desenvolvimento da aprendizagem neste momento vulnerável
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