• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um mapeamento sobre o ensino remoto de ciências e biologia na pandemia de covid-19

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_RAFAELA_DAHLE_TIAGO_GRABOSKI.pdf (1.164Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Dahle, Rafaela y Ayuso
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A humanidade vivencia um momento histórico devido a identificação do vírus SARS-COV 2, causador da COVID-19. A atual globalização do planeta ocasionou a disseminação extremamente rápida da doença, sendo reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma pandemia. As dificuldades consequentes propiciaram diversos nichos de debate acerca das medidas tomadas e seus impactos. Tais impactos foram incentivo para problematizar quais dados as pesquisas, em especial das áreas de ciências e Biologia, vem desvelando para a educação. O objetivo principal deste trabalho é realizar um mapeamento sobre o ensino remoto de ciências e biologia na pandemia de Covid-19. Para tanto, desenvolveu-se uma revisão bibliográfica a partir de trabalhos acadêmicos selecionados da base de dados do Google Acadêmico e SciELO, almejando avaliar o panorama atual, dado o cunho emergencial e mundial do assunto. A partir de 20 pesquisas publicadas até o momento, foi possível perceber que mesmo diante de abordagens diversas, em variados níveis de educação e em diferentes países, existe a prevalência de algumas dificuldades apresentadas em comum pela transição do ensino presencial para a modalidade de Ensino Remoto Emergencial, como a necessidade da utilização das TICs, o destaque para a utilização do enfoque CTS e sua importância para a aplicação de metodologias ativas, entre outros. Também foram encontradas críticas e marcas para a educação brasileira com a implementação despreparada deste Ensino Emergencial Remoto (ERE), mas foram revelados muitos aprendizados relativos à nossa capacidade adaptativa, à resiliência de professores e alunos, e às soluções criativas que se revelaram para permitir a continuidade e o desenvolvimento da aprendizagem neste momento vulnerável
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97348
    Collections
    • Licenciatura [225]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV