Percepções pedagógicas e o ensino de Ciências/Biologia durante a pandemia de COVID-19
Resumo
Resumo : Este trabalho busca analisar quais foram as atividades pedagógicas desenvolvidas por professores de Ciências/Biologia durante a suspensão das aulas presenciais ocasionado pela pandemia de COVID-19. Para tanto, foram realizadas entrevistas com 4 professores de escolas públicas paranaenses que lecionam para os anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Foram mapeadas as atividades desenvolvidas pelos docentes e também as estratégias da Secretaria de Educação e do Esporte do Paraná (SEED/PR) para o enfrentamento da pandemia em escolas públicas. Os dados levantados evidenciaram que em 2020 o aprendizado das disciplinas de Ciências/Biologia foi prejudicado em função da não obrigatoriedade das aulas síncronas, e que em 2021, a partir da obrigatoriedade a adesão dos estudantes aumentou, porém, ainda com menos da metade dos alunos, o que se deu principalmente em função da falta de recursos tecnológicos. Apesar dos esforços da SEED/PR para não deixar os estudantes desamparados, fornecendo aulas online e materiais aos professores, o aprendizado em 2021 foi considerado defasado
Collections
- Licenciatura [225]