• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Construção do saber : proposta didática para ressignificar a ciência do cotidiano

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ARIELE_SBARDELLA_BRUNO_ALMEIDA.pdf (15.50Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Sbardella, Ariele
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Este estudo propõe atividades práticas investigativas e contextualizadas em situações cotidianas como possíveis estratégias para o ensino de Biologia. A matriz desencadeadora do trabalho surgiu do questionamento sobre o ensino tradicional, conteudista e mecanicista, e promove a aproximação das metodologias ativas para contribuir com o letramento científico na 1ª série do Ensino Médio. Procurou-se retirar a ciência do imaginário e torná-la visível e aplicável ao cotidiano dos estudantes, possibilitando que o docente crie um espaço livre de pressão. Essa orientação pode ser utilizada como gerador de interesse, motivação e curiosidade, sem desconsiderar os conteúdos. Para isso, produziu-se uma proposta didática com duas atividades diferentes, "Problemas do cotidiano: será possível resolver com Ciência?" e "Jogando com Biologia: isso é ficção ou realidade?", e que contemplam a Biologia de forma contextualizada com a realidade vivida.. Tal proposta se tornou possível devido às dinâmicas que entregam o conteúdo e a cultura científica de forma mais aproximada e familiar ao discente, através de situações problemas, ou recortes de jogos, séries e filmes. As atividades são discutidas de acordo com o movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e dessa forma, instigam o discente a pensar de forma autônoma, científica e crítica sobre situações cotidianas e de importância para sociedade. Foi possível abordar e trabalhar alguns pilares do método científico como a tentativa e erro, a resolução de problemas corriqueiros e sua incapacidade de resolver todos os problemas humanos. Isso permite a desmistificação de diversos estereótipos e a aproximação à Ciência
     
    Abstract: This study proposes investigative and contextualized practical activities in everyday situations as possible strategies for teaching Biology. The triggering matrix of the work emerged from the questioning of traditional, content and mechanistic teaching, and promotes the approximation of active methodologies to contribute to scientific literacy in the 1st grade of High School. An attempt was made to remove science from the imagination and make it visible and applicable to students' daily lives, allowing the teacher to create a space free from pressure. This orientation can be used as a generator of interest, motivation and curiosity, without disregarding the contents. For this, a didactic proposal was produced with two different activities, "Daily problems: will it be possible to solve with Science?" and "Playing with Biology: is this fiction or reality?", and which contemplate Biology in a contextualized way with the lived reality. to the student, through problem situations, or clippings of games, series and movies. The activities are discussed according to the Science, Technology, Society and Environment (STSE) movement and, in this way, encourage the student to think autonomous, scientific and critical about everyday situations and situations of importance to society. It was possible to approach and work with some pillars of the scientific method such as trial and error, solving everyday problems and its inability to solve all human problems. This allows the demystification of several stereotypes and the approach to Science
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98581
    Collections
    • Licenciatura [235]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV