Análise do repositório de recursos educacionais abertos (REA Paraná) no apoio a professores de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio
Resumo
Resumo : Em um cenário educacional transformado pela facilidade de acesso às informações e aos conteúdos digitais, os recursos educacionais abertos emergem como ferramentas essenciais para promover aulas mais interativas e colaborativas. O presente estudo foca no REA Paraná, repositório de recursos educacionais abertos, uma iniciativa colaborativa entre a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que oportuniza democratizar o acesso a materiais educativos de qualidade. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo analisar a adequação dos materiais disponibilizados no repositório REA Paraná, visando sua utilização por professores de ciências e biologia no Ensino Fundamental e Médio, contribuindo para sua implementação em diferentes contextos educacionais. A metodologia adotada envolve uma análise detalhada de 737 materiais disponíveis no repositório, com foco específico no ensino de Biologia e Ciências. Os resultados mostraram um aumento significativo na publicação de materiais desde 2020. A maioria dos materiais promove pensamento crítico e diversidade de recursos. Muitos materiais didáticos voltados para o ensino de Biologia e Ciências são facilmente replicáveis, mas apresentam limitações em termos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Além disso, as palavras-chave mais usadas em trabalhos publicados no repositório analisado são "COVID-19", "Saúde" e "Idoso". Conclui-se que o repositório tem grande potencial, mas os materiais disponibilizados precisam de melhorias, incluindo replicabilidade e acessibilidade, enquanto o próprio REA Paraná poderia ser aprimorado em sua interface e as universidades responsáveis pelo repositório, deveriam investir mais em sua divulgação para comunidade interna e externa. Como sugestões para trabalhos futuros, têm-se a atenção em pontos prioritários, como acessibilidade, desenvolvimento de estudos empíricos que avaliem o impacto direto do REA no ensino e, ainda, ampliação de produtos que abordem áreas temáticas pouco exploradas
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