• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uso de sequência didática como meio de divulgação científica em sala de aula : uma abordagem em genética, evolução e ancestralidade

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_VICTOR_LEON_CARVALHO.pdf (5.895Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Carvalho, Victor Leon de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A importância de estudos de ancestralidade genômica de uma população é evidente na área da saúde, uma vez que a variabilidade genética está ligada a susceptibilidade a doenças e a diferentes tipos de tratamentos e respostas imunológicas. Esse conhecimento, porém, apresenta distanciamento da população em geral, tanto devido ao vocabulário utilizado nas publicações científicas, quanto a complexidade de seus conteúdos e até mesmo a falta de meios e plataformas que buscam aproximar esses conhecimentos da população que não vivencia o ambiente científico. Dessa maneira, meios de Divulgação Científica (DC) servem de grande contribuição para que pessoas leigas possam compreender as informações relevantes para questões científicas do cotidiano, como saúde. No ambiente escolar, a DC está presente na utilização de livros didáticos, agindo como intermediador entre a pesquisa científica e os estudantes. Acredita-se, porém, que há possibilidade de que a utilização de uma Sequência Didática (SD) como esse intermediador, possibilite um melhor entendimento dos resultados de pesquisas científicas, uma vez que conectariam mais claramente o conteúdo escolar a suas aplicações científicas e importâncias cotidianas. Por isso, o presente trabalho buscou desenvolver uma proposta de SD que articule o ensino de Genética, Evolução e Ancestralidade com a DC, e seja capaz de desenvolver um letramento científico crítico e emancipatório. Como parte do projeto "A Genética tem cor?", o desenvolvimento da proposta buscou utilizar pesquisas e resultados científicos do projeto de "Ancestralidade africana na população brasileira e os processos evolutivos que influenciaram na sua composição alélica", desenvolvido na UFPR, e dessa maneira elaborou uma proposta didática capaz de unir o ensino com a DC. Essa proposta tem como público-alvo estudantes da 3ª série do Ensino Médio e seu tema principal a Teoria Sintética da Evolução, ou Neodarwinismo. A proposta tem como base 3 abordagens teórico-metodológicas: os Momentos Pedagógicos, a Aprendizagem Significativa e as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) na educação. Como intencionalidade didática, há expectativa de que haja produção de efeitos relacionados à ampliação de horizontes sobre o tema e desafios relacionados a se pensar em formas diferentes de trabalhar o conteúdo
     
    Abstract : The importance of genomic ancestry studies of a population is evident when it comes to the subject of health, since genetic variability is linked to susceptibility to diseases and to different types of treatments and immune responses. This knowledge, however, distances itself from the general population, both due to the vocabulary used in the publications, as well as the complexity of its contents and even the lack of means and platforms that seek to bring this knowledge closer to the population that does not experience the scientific environment. In this way, methods of Scientific Dissemination (SD) serve as a great contribution so that the layman can understand information that is relevant to everyday scientific issues, such as health. In the school environment, SD is present in the use of textbooks, acting as an intermediary between scientific research and students. It is believed, however, that there is a possibility that the use of a Didactic Sequence (DS) as this intermediary, allows a better understanding of the results of scientific research, since they would more clearly connect the school content to its scientific applications and everyday importance. For this reason, the present work sought to develop a DS proposal that articulates the teaching of Genetics, Evolution and Ancestry with SD, and is capable of developing critical and emancipatory scientific literacy. As part of the project "Does Genetics have color?", the development of the proposal sought to use research and scientific results of the project "African ancestry in the Brazilian population and the evolutionary processes that influenced its allelic composition", developed at UFPR, and in this way elaborated a didactic proposal capable of uniting teaching with SD. This proposal is aimed at students in the 3rd year of high school and its main theme is the Synthetic Theory of Evolution, or Neo Darwinism. The proposal is based on 3 theoretical-methodological approaches: Pedagogical Moments, Meaningful Learning and the Science, Technology and Society (STS) relations in education. As a didactic intention, there is an expectation that there will be effects related to the expansion of horizons on the subject and challenges related to thinking about different ways of working with the content
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98297
    Collections
    • Licenciatura [234]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV