Aprendizagem por pares no ensino de genética : análise de uma sequência didática para o ensino médio
Resumo
Resumo: Na recenticidade, o ensino baseado na metodologia tradicional/expositivo tem sido cada vez mais criticado pela distância nas relações e interações entre estudantes e professores em sala de aula. Em particular no ensino de Genética, as pesquisas na área também têm reverberado as dificuldades na compreensão dos conteúdos. Face ao exposto, este trabalho problematiza uma forma de como podese incorporar o método Aprendizagem por Pares no ensino de genética, visando agregar contribuições para aprendizagem de acordo com o Novo Ensino Médio. Deste modo, o objetivo principal deste trabalho reside em disponibilizar aos professores do ensino médio um material que embase a aplicação de uma sequência didática sobre tecnologias do DNA, tendo como método a Aprendizagem por Pares. Como objetivos específicos: i) Identificar o que a literatura da área vem discutindo sobre as atuais abordagens de ensino; ii) Elaborar uma sequência didática para educação básica que engaje e mobilize os alunos para a aprendizagem na área da genética, especialmente no tópico tecnologias do DNA; iii) Avaliar a viabilidade e validar esta sequência didática junto aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná. Em termos metodológicos foram desenvolvidas seis aulas, sendo as duas primeiras para levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos e para exposição dialogada, e as quatro últimas para retomada de conteúdo e aplicação da metodologia Aprendizagem por Pares, com o auxílio da ferramenta educacional Plickers, utilizada para a administração de testes rápidos que auxiliam na dinâmica da aula, que consiste na aplicação de questões conceituais, votação por meio de cartõesresposta e debates entre seus pares. Por meio da validação obteve-se respostas que confirmaram a contribuição da SD para o ensino de tecnologias do DNA, de acordo com o relatado nos referenciais teóricos sobre metodologias ativas e sua importância para um ensino construtivista e para o desenvolvimento de competências de comunicação, argumentação e o criticismo, habilidades fundamentais na nossa sociedade
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