Uso de livro-jogo no ensino de patologias no ensino médio
Resumo
Resumo : O ensino de doenças infecciosas no ensino médio, assim como o de ciências em geral, reproduz uma forma de ensino tradicional que ignora fatores sociais e ambientais na abordagem do tema. O cuidado em considerar tais fatores contribui para um aprendizado mais significativo, ainda mais em tempos de pandemia. No presente trabalho buscou-se o desenvolvimento de um jogo didático que visa à Alfabetização Científica (AC) através da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), para que a abordagem de doenças infecciosas possa oferecer uma contextualização que aproxime o aluno do conteúdo. A aplicação do jogo didático, um livro-jogo, foi analisada através da observação de fenômenos descritos por Vygotsky e também de Indicadores de Alfabetização Científica (IAC) nos educandos, organizados em grupos. Os resultados revelaram interações sociais construtivas para o aprendizado e compreensão das relações CTS nas falas dos alunos. Assim, o material educativo criado pelos autores foi bem sucedido em estimular a AC nos educandos, sendo um livro-jogo que contribui para a formação cidadã
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