Teses
Navegar por
Submissões recentes
-
O sujeito da experiência em experiência formativa : o papel dos agentes formativos e seus saberes no processo de formação docente inicial a partir do estágio curricular supervisionado
(2022)Resumo: A presente pesquisa, que conduziu a elaboração da tese de doutoramento em Educação, está inserida na Linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, especificamente na temática Estágio Curricular ... -
Percursos de movimento no espaço da casa : narrativas do corpo criança
(2023)Resumo: O presente estudo, realizado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética em Educação (LiCorEs), teve como objetivo compreender ... -
Liminaridade, experiência e des-escolarização : o arquivo, o repertório e a educação performativo-animativa em roteiros educacionais na formação docente em dança
(2023)Resumo: Esta investigação, vinculada à linha de pesquisa em Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (PPGE/UFPR) e integrada ao Grupo de ... -
O ensino da leitura do ritmo musical em adultos : uma visão piagetiana
(2018)Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a possibilidade de método de ensino de leitura rítmico musical para aprendentes adultos a partir do construtivismo piagetiano. A hipótese desta tese salienta ser mais ... -
Altas habilidades/superdotação no contexto da Rede Estadual de Ensino do Paraná
(2023)Resumo: O presente estudo abordou o atendimento educacional especializado (AEE) para estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), que fazem parte do público-alvo da educação especial e estão inseridos nas políticas ... -
Professoras negras : gênero, raça, religiões de matriz africana e neopentecostais na educação pública
(2022)Resumo: Tratar, em uma pesquisa acadêmica, de religiões não é fácil e abordar o tema da religião e da política e mais difícil ainda, até porque na Constituição Federal esse tema já estaria resolvido com a laicidade. Mas o ... -
Compreensões e significados de gestores e pedagogos do Ensino Médio do Núcleo de Educação de Curitiba sobre a formação continuada de professores
(2023)Resumo: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), busca responder o seguinte ... -
Universidade & comunidade : parceria e compromisso na formação da equipe da Pastoral da Pessoa Idosa
(2023)Resumo: RESUMO A presente investigação desenvolvida tem como objetivo avaliar as ações extensionistas em parceria Universidade e Comunidade na formação de pessoas que atuam na Pastoral da Pessoa Idosa em espaço religioso. ... -
Trabalho, educação e escola no contexto do campo : localidade de São Bento e Assentamento Contestado - Lapa/PR
(2023)Resumo: A presente pesquisa analisou a relação entre trabalho, educação e escola do campo no município da Lapa, Paraná: localidades de São Bento e Assentamento Contestado, a partir dos indicadores (formação política, ... -
"Da ponte pra cá é outras ideia" : cidade, educação e desigualdades nas configurações sociais de jovens poetas das periferias urbanas brasileiras
(2023)Resumo: Nesta tese, analiso aspectos das configurações sociais de jovens poetas/slammers das periferias brasileiras, a partir da sua relação com a cidade e os territórios; e como a educação permeia esses processos. Os ... -
Teatro na prisão : uma experiência de liberdade nos presídios do Amazonas
(2023)Resumo: A presente tese, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação, linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação, dialoga com o trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Labelit/CNPq/UFPR ... -
Português escrito como segunda língua para surdos : um estudo das práticas de letramentos no contexto da escola bilíngue
(2023)Resumo: A educação de pessoas surdas, no Brasil, sempre foi atravessada por embates discursivos e práticos na busca pelo reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação, como primeira ... -
O pensamento antifeminista brasileiro e seus impactos na educação
(2023)Resumo: Esta tese tem como tema principal a análise do pensamento antifeminista que se desenvolveu no Brasil a partir de 2019, assim como as relações e impactos de tais narrativas no campo da educação. Partindo do campo ... -
Narrativas (auto)biográficas de pedagogas de núcleos regionais de Curitiba : memórias, experiências formativas e identidade profissional
(2023)Resumo: A presente tese de doutorado propõe investigar o que revelam as narrativas (auto)biográficas de pedagogas formadoras dos Núcleos Regionais de Educação da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, sobre sua atuação, ... -
O movimento dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola no município de Cruzeiro do Sul - Acre em face do movimento dos recursos desse programa em âmbito nacional (2009 A 2019)
(2022)Resumo: Essa pesquisa analisa resultados do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), enquanto política de suplementação e redistribuição de recursos da União para a educação, a única política federal de educação a ... -
Concepções de pessoas com deficiência e a relação com o conhecimento : o caso da história
(2023)Resumo: Nesta pesquisa, procurou-se fazer a análise de um conjunto de documentos oficiais nacionais e internacionais, de como as pessoas com deficiência são representadas, tendo como norte a possibilidade da aprendizagem ... -
Artefatos culturais de matriz africana e afro-brasileira no cotidiano da educação infantil : uma análise da produção científica (2003-2021)
(2023)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as pesquisas acadêmicas do Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apresentam os Artefatos Culturais de ... -
Lugar de mulheres negras é nas engenharias? : um estudo em duas Universidades Federais do Paraná
(2023)Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar os efeitos das políticas afirmativas (lei de cotas) nos recortes de raça e gênero nos cursos de engenharia em duas universidades federais do paraná. A metodologia utilizada ... -
Lesbianidades juvenis em filmes coming-of-age : espaços de formação e tempos de amadurecimento entre o cinema e a educação
(2023)Resumo: Assumindo a m em ória com o eixo de articulação entre o cinem a, a educação e os estudos lésbicos, lanço-m e, nesta pesquisa, em u m m ovim ento de contra-arquivam ento, no qual a autobiografia, m ediada pelas ... -
Formação docente na modalidade a distância : aprendizagem e processos metacognitivos
(2023)Resumo: A tese tem como tema de investigação a metacognição e a formação docente na modalidade a distância. Dados do Censo da Educação Superior apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio ...