• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Corpo in comum que dança : cartografias dos modos de resistir

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - DANIELLA DA COSTA NERY.pdf (13.71Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Nery, Daniella da Costa
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A presente cartografia enquanto pesquisa de doutoramento tem por objeto acompanhar os processos de criação de um grupo de Dança Contemporânea ligado ao Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, percursos nos quais corpos que se disponibilizam para a dança são (des) orientados por esta professora, artista e pesquisadora. Este espaço institucional público, vem a ser constituir como um lugar de experimentação de outras maneiras de pensar~criar com a dança. Resgata e torna visíveis os procedimentos da dança contemporânea que são selecionados e experimentados com a finalidade de que esse grupo se mantenha mobilizado por meio e em ações colaborativas, assim, conduz a escolha da cartografia como metodologia de análise. Esta opção aproxima essa proposta de pesquisa à filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari, teoria que contribuiu para a aliança entre teoria e prática nos estudos das artes do corpo. Ao acolher a cartografia como método, amplio possibilidades, tais como: criar vetores heterogêneos e a tecer as linhas do rizoma em uma rede que articula, conecta, se funde, desvia, salta, embaralha na busca de um corpo-sem-órgãos (Antonin Artaud). Entre as minhas linhas molares e de vida, as moleculares, linhas profissionais e de grupo, trago uma exposição ramificada e sobreposta do como me tornei uma professora de dança e, em meio a certas modulações do passado no presente, uma trilha do vivido foi esboçado, um diagrama de um dançar coletivo. Dançar que se inspira em Jussara Setenta, André Lepecki e Thereza Rocha, onde absorvo inspirações que disponibiliza aos corpos in comuns e dançantes, provocações a se deslocar e a se perceber de um modo outro pelo mover. No desejo de levantar pistas de procedimentos artísticos~pedagógicos em dança e mapear procedimentos de um processo de criação e organizá-los em linhas investigativas, a pesquisa provoca o mover do corpo subjetivo, poético e político
     
    Abstract: The present cartography, as a doctoral research, aims to accompany the creation processes of a Contemporary Dance group linked to the State Center for Arts Training Guido Viaro. In these journeys, bodies that are willing to dance are (dis)oriented by this teacher, artist, and researcher. This public institutional space is constituted as a place for experimenting with other ways of thinking and creating with dance. It rescues and makes visible the procedures of contemporary dance that are selected and experimented with the purpose of keeping this group mobilized through and in collaborative actions, thus leading to the choice of cartography as a methodology for analysis. This option aligns this research proposal with the philosophy of difference by Gilles Deleuze and Félix Guattari, a theory that contributed to the alliance between theory and practice in the studies of body arts. By embracing cartography as a method, I expand possibilities, such as creating heterogeneous vectors and weaving the lines of the rhizome into a network that articulates, connects, merges, diverts, leaps, and shuffles in the search for a body-without-organs (Antonin Artaud). Among my molar and life lines, the molecular ones, professional and group lines, I present a branched and overlapping exposition of how I became a dance teacher. Amid certain modulations of the past in the present, a trail of lived experience has been sketched, a diagram of collective dancing. Dancing that is inspired by Jussara Setenta, André Lepecki, and Thereza Rocha, where I absorb inspirations that are made available to common and dancing bodies, provocations to shift and perceive oneself in another way through movement. In the desire to raise clues of artistic-pedagogical procedures in dance and to map the procedures of a creation process and organize them into investigative lines, the research provokes the movement of the subjective, poetic, and political body
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97857
    Collections
    • Teses [503]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • A dança de rua em Paranaguá 

      Borges, Denia Gabriela Silva, 1995- (2019)
      Este estudo busca mostrar necessidades de entendimento e compreensão sobre como surgiu, através de quem e como está atualmente a perspectiva do Hip Hop na cidade de Paranaguá/PR. Apresenta-se ainda, uma breve contextualização ...
    • Curso de dança moderna da UFPR : memória e dispositivos (inter)midiáticos aplicados a um contexto educacional extensionista 

      Schreiber, Monica, 1996- (2022)
      Resumo: A dissertação intitulada: Curso de Dança Moderna da UFPR: Memória e Dispositivos (Inter)Midiáticos Aplicados a um Contexto Educacional Extensionista, tem por objeto de pesquisa o contexto educacional, formativo e ...
    • Dança na comunidade : unindo pessoas através da arte 

      Galvão, Katia Cilene Lopes (2024)
      Resumo: Baseando-se na premissa de que a Dança é uma das três principais artes cênicas da antiguidade, caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV