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    Vivências e trajetórias de estudantes cotistas : um estudo psicossocial sobre as condições de permanência Universidade Federal do Paraná

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    R - T - DIANA THEODORO.pdf (1.131Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Theodoro, Diana
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo psicossocial sobre as condições de permanência de estudantes cotistas de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir das percepções, sentimentos e opiniões desses sujeitos sobre sua trajetória universitária. O estudo parte do contexto mais amplo da democratização da educação superior pública no Brasil, processo impulsionado, sobretudo, pela adoção de políticas afirmativas de reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, institucionalizadas pela Lei nº 12.711/2012 e atualizadas pela Lei nº 14.723/2023. Diante da histórica exclusão de determinados grupos sociais do acesso ao ensino superior, compreender as vivências dos cotistas torna-se fundamental para avaliar os impactos dessas políticas na permanência e no pertencimento desses estudantes. A metodologia adotada foi qualitativa, articulando dois componentes principais: uma revisão bibliográfica de produções acadêmicas (teses e dissertações) que abordam o sistema de cotas e as políticas afirmativas no Brasil; e um estudo empírico com aplicação de questionários a estudantes cotistas da UFPR. Os questionários continham questões abertas que buscavam explorar aspectos subjetivos das experiências dos participantes em sua trajetória universitária. A análise dos dados foi realizada com base nos referenciais teóricos da Psicologia Social Comunitária e na abordagem da Educação Problematizadora de Paulo Freire. Os resultados apontam para a coexistência de obstáculos significativos e experiências positivas. Entre os principais obstáculos relatados estão a sensação de não pertencimento, dificuldades financeiras, barreiras acadêmicas e vivências de discriminação. Por outro lado, muitos estudantes também relataram experiências de acolhimento, apoio institucional e redes de solidariedade entre pares. A presença dos cotistas, além de representar uma mudança na vida desses indivíduos, transforma a própria universidade, tornando-a mais plural e democrática. Conclui-se que, apesar das limitações ainda existentes, a política de cotas é um instrumento relevante para a promoção da justiça social e da diversidade no ensino superior público brasileiro
     
    Abstract: This research aims to conduct a psychosocial study on the conditions of permanence of undergraduate quota students at the Federal University of Paraná (UFPR), based on their perceptions, feelings, and opinions about their university trajectories. The study is situated within the broader context of the democratization of public higher education in Brazil, a process significantly driven by the implementation of affirmative action policies, particularly the reservation of seats for students from public schools, institutionalized through Law No. 12,711/2012 and updated by Law No. 14,723/2023. Given the historical exclusion of certain social groups from access to higher education, understanding the experiences of quota students is essential for assessing the impact of these policies on student retention and sense of belonging. A qualitative methodology was employed, incorporating two main components: a literature review of academic works (theses and dissertations) that address the quota system and affirmative action policies in Brazil, and an empirical study using questionnaires administered to quota students at UFPR. The questionnaires included open-ended questions designed to explore the subjective dimensions of the participants' university experiences. Data analysis was grounded in the theoretical frameworks of Community Social Psychology and Paulo Freire's Problem-Posing Education approach. The findings reveal a coexistence of significant challenges and positive experiences. Among the main challenges reported were feelings of non-belonging, financial hardship, academic difficulties, and experiences of discrimination. Conversely, many students also reported experiences of inclusion, institutional support, and peer solidarity networks. The presence of quota students not only represents a transformation in the lives of these individuals but also contributes to reshaping the university itself, making it more diverse and democratic. It is concluded that, despite existing limitations, the quota policy is a meaningful instrument for promoting social justice and diversity in Brazilian public higher education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98414
    Collections
    • Teses [503]

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