Desafios e experiências do corpo negro nos espaços públicos de lazer de Curitiba : estudo com discentes autodeclarados negros no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná
Resumo
Resumo: O tema desta pesquisa reflete sobre as relações entre educação, lazer, negritude e os espaços públicos das cidades. Desse modo, o postulado do qual este estudo se fundamenta é que a cidade de Curitiba, como produto de um planejamento concebido sob os preceitos da modernidade, engendrou ao longo de sua trajetória uma sucessão de extirpações territoriais em conformidade com uma lógica de estratificação racial do espaço citadino. Assim sendo, o objetivo geral foi analisar a vivência de lazer dos participantes negros, pós-graduandos cotistas da UFPR, nos espaços públicos de lazer da cidade de Curitiba. Para tanto, esta pesquisa considerou os seguintes objetivos específicos: a) Analisar a compreensão que os participantes do estudo têm acerca do lazer; b) Identificar os espaços públicos que os participantes da pesquisa frequentam; c) Verificar o nível de conforto dos entrevistados nos espaços públicos de lazer de Curitiba que mais frequentam e d) Analisar a percepção dos participantes sobre a presença de outros negros e de elementos da cultura negra nesses espaços. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que teve início com a busca de artigos científicos, dissertações e teses sobre o que já se tem publicado sobre lazer e negritude. Quanto à revisão da literatura, o foco principal foi direcionado para os espaços públicos de lazer no Brasil e em Curitiba e racismo. Ressalta-se que para a elaboração desta tese, foi dada preferência por autores negros, para ser coerente com a pesquisa como todo. Os participantes deste estudo são 11 negros autodeclarados matriculados no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná e que cursaram duas disciplinas eletivas voltadas às relações étnico-raciais. Utilizou-se a técnica de entrevistas e a partir da análise dos dados e inspirados nos conteúdos culturais do lazer propostos por Dumazedier (1980), surgiram as seguintes categorias de análise: ócio, social, intelectual, artístico e físico. As categorias analisadas evidenciaram a importância das experiências nos espaços públicos de lazer, possibilitando constatar a diversidade de significados atribuídos a esse conceito, moldado por experiências pessoais e sociais, destacando a diversidade de significados atribuídos ao lazer. Enquanto para alguns, o lazer representou um momento de descanso e descontração, para outros, foi uma forma de resistência e afirmação de identidade. A pesquisa também revelou uma forte associação entre os espaços públicos de lazer em Curitiba e as áreas verdes, especialmente os parques, como o Barigui, o Jardim Botânico e o São Lourenço. No entanto, a pesquisa também evidenciou desigualdades no acesso e no uso desses espaços, com pessoas negras e pardas relatando sentimentos de desconforto e invisibilidade. Conclui-se que a raça e a classe social são fatores determinantes na experiência dos indivíduos nos espaços públicos de lazer. Pessoas negras, especialmente homens pardos e pretos, relatam maior dificuldade em se sentir à vontade e pertencentes a esses ambientes, devido à presença de racismo estrutural e à falta de representatividade. A pesquisa aponta para a necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão racial e a valorização da cultura negra nos espaços públicos, garantindo o acesso e o bem-estar de toda a população Abstract: The theme of this research reflects on the relationships between education, leisure, Blackness, and the public spaces of cities. Thus, the postulate upon which this study is based is that the city of Curitiba, as a product of planning conceived under the precepts of modernity, has engendered throughout its trajectory a succession of territorial extirpations in accordance with a logic of racial stratification of urban space. Therefore, the general objective was to analyze the leisure experience of Black participants, quota-holding post-graduate students at UFPR, in the public leisure spaces of the city of Curitiba. To this end, this research considered the following specific objectives: a) To analyze the understanding that the study participants have about leisure; b) To identify the public spaces that the research participants frequent; c) To verify the comfort level of the interviewees in the public leisure spaces of Curitiba that they frequent the most; and d) To analyze the participants' perception of the presence of other Black people and elements of Black culture in these spaces. This is a research with a qualitative approach, which began with the search for scientific articles, dissertations, and theses on what has already been published about leisure and Blackness. Regarding the literature review, the main focus was directed towards public leisure spaces in Brazil and Curitiba, and racism. It is emphasized that for the elaboration of this thesis, preference was given to Black authors, to be consistent with the research as a whole. The participants in this study are 11 self-declared Black individuals enrolled in the Postgraduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Paraná, who took two elective courses focused on ethnic-racial relations. The technique of interviews was used, and from the analysis of the data and inspired by the cultural contents of leisure proposed by Dumazedier (1980), the following categories of analysis emerged: idleness, social, intellectual, artistic, and physical. The analyzed categories highlighted the importance of experiences in public leisure spaces, making it possible to verify the diversity of meanings attributed to this concept, shaped by personal and social experiences, emphasizing the diversity of meanings attributed to leisure. While for some, leisure represented a moment of rest and relaxation, for others, it was a form of resistance and affirmation of identity. The research also revealed a strong association between public leisure spaces in Curitiba and green areas, especially parks, such as Barigui, the Botanical Garden, and São Lourenço. However, the research also highlighted inequalities in access and use of these spaces, with Black and brown people reporting feelings of discomfort and invisibility. It is concluded that race and social class are determining factors in the experience of individuals in public leisure spaces. Black people, especially brown and Black men, report greater difficulty in feeling comfortable and belonging to these environments, due to the presence of structural racism and the lack of representativeness. The research points to the need for public policies that promote racial inclusion and the valorization of Black culture in public spaces, guaranteeing access and well-being for the entire population
Collections
- Teses [430]