III Encontro das Licenciaturas da Região Sul: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 161-180 of 720
-
COLÉGIO KOKOJ TY HAN JÁ UMA OUTRA VISÃO.
(2019-10-09)O seguinte artigo visa um inventario da realidade da colégio Kokoj Ty Han Já, que está localizado na terra indígena no município de Mangueirinha, O objetivo deste trabalho é fazer uma base do que ocorre no entorno da escola, ... -
Introdução ao método científico para alunos do 5° ano
(2019-10-07)O presente projeto busca apresentar e introduzir o uso do método científico para alunos do 5° ano do ensino fundamental, assim como visando capacitar os alunos para desenvolver trabalhos de caráter científico com autonomia. ... -
INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO BULLYING
(2019-10-07)No seguinte trabalho, apresentamos a Intervenção Pedagógica, uma das atribuições dos bolsistas alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR, do Programa Residência Pedagógica, ... -
INSERÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO.
(2019-10-07)O presente artigo aborda as principais dificuldades encontradas por um professor de ensino público para se trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação (TIC) como ferramenta metodológica em suas aulas. Cabe ... -
O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA - IFPR CAMPUS PALMAS E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
(2019-10-07)O presente trabalho pretende abordar a importância do Programa Residência Pedagógica na aproximação entre Ensino Superior e Educação Básica. Objetiva apresentar os resultados preliminares no decorrer do subprojeto de ... -
O INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE MINISTRAR UMA AULA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
(2019-10-07)No segundo semestre de 2018, enquanto acadêmicos do curso de história da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), preparamos e aplicamos aulas para estudantes de um segundo ano na Escola de Ensino Médio Professora ... -
O PIBID em Ciências Sociais no Instituto Federal do Paraná em Paranaguá
(2019-10-08)O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) fora criado por intermédio do Ministério da Educação, juntamente com Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com o Fundo ... -
Oficina de apresentação e pratica sobre movimentos sociais no brasil, com o primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Cassiano Nascimento.
(2019-10-08)A proposta deste trabalho é apresentar a experiência de uma oficina pedagógica desenvolvida com alunos do primeiro ano do ensino médio da escola estadual Cassiano Nascimento. A proposta da oficina, é desenvolver conhecimento ... -
O uso de charge no ensino de geografia: uma experiência com turmas do ensino médio
(2019-10-14)O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma prática pedagógica realizada com alunos do ensino médio em aulas de Geografia em que foi desenvolvida a produção de charges. O processo de aprendizagem vem se transformando ... -
ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA OFICINA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE CANDIDIASE EM DUAS ESCOLAS NA REGIÃO DE SANTA HELENA, PARANÁ
(2019-10-07)O presente estudo possuí o objetivo de realizar uma prática docente de intervenção pedagógica nos anos finais do ensino fundamental visando uma recognição por parte dos discentes, sobre os assuntos tratados. O instrumento ... -
DO QUADRO DE GIZ, ÀS TELAS, A ANÁLISE DO CURTA METRAGEM O BICO DO CORVO.
(2019-10-08)Esta pesquisa se debruça sobre a discussão em torno das Novas Tecnologias de Comunicação e Interação (NTIC) e as relações de produção e recepção de textos na contemporaneidade. Partindo da visão de que a Base Nacional Comum ... -
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O CONHECIMENTO COMO MEIO PARA DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS
(2019-10-07)A presente narrativa descreve a experiência de uma atividade desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência(PIBID) da área de sociologia. Realizou-se uma intervenção que teve como ... -
Racismo e estruturas no Imperialismo: permanências de violências na cultura e sociedade
(2019-10-11)O Brasil atual tem sido marcado na política e na mídia pela banalização de discussões sobre as minorias. Os programas políticos neoliberais e a glamourização de um “Sonho Americano” correm com rapidez, sem qualquer discussão ... -
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
(2019-10-11)Contrariando muitas falas negativas em relação à educação especial, que diziam ver como efêmera a realização da mesma no ambiente social, a educação especial tem sido favorecida pela legislação brasileira nos últimos anos, ... -
A FORMAÇÃO DOCENTE E A LEITURA NO CÁRCERE ATRAVÉS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES
(2019-10-08)O presente trabalho visa compartilhar as experiências das acadêmicas do curso de Letras – Português/Inglês, pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), enquanto licenciandas em processo de formação à docência e bolsistas ... -
OBSERVANDO O SOLO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
(2019-10-07)A curiosidade de um aluno deve ser estimulada e desenvolvida durante toda a sua vida escolar, e uma das formas de se trabalhar com esta habilidade pode ser por meio da utilização de atividades práticas investigativas. ... -
O ESTUDO DE PARÁBOLAS POR MEIO DE UMA PRÁTICA INVESTIGATIVA
(2019-10-08)Este trabalho foi desenvolvido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). O objetivo é fazer com que os alunos consigam identificar os focos e a diretriz das diferentes parábolas apresentadas. ... -
O USO DA MÚSICA E DO CINEMA COMO MÉTODOS DIDÁTICOS: A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO FRENTE ÀS INQUIETAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES EM SALA DE AULA.
(2019-10-10)Visto que ao longo da prática docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foram desenvolvidas intervenções e apresentações sobre conteúdos curriculares da matéria de História e feitas análises sobre ... -
A Olimpíada Nacional em História do Brasil: uma olímpica que se tornou professora
(2019-10-07)A presente proposta de comunicação se configura como um relato da experiência docente obtida através das atividades realizadas nas aulas de História. Através do PIBID (Programa de Iniciação à Docência), foi aplicada a 11ª ... -
O lúdico como Prática Pedagógica
(2019-10-07)Autoras:Heloisa Silva Cardoso, Bolsista do PIBIDKatlynn Christina Boeira, Bolsista do PIBIDMaria Taís Oliveira Santana, Bolsista do PIBIDRenata de Morais, Renata de Morais , Supervisora do PIBIDO presente resumo visa tratar ...