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    O lúdico como Prática Pedagógica

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    Data
    2019-10-07
    Autor
    Renata Morais
    Maria Tais Santana
    Katlynn Boeira
    Heloisa Cardoso,
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Autoras:Heloisa Silva Cardoso, Bolsista do PIBIDKatlynn Christina Boeira, Bolsista do PIBIDMaria Taís Oliveira Santana, Bolsista do PIBIDRenata de Morais, Renata de Morais , Supervisora do PIBIDO presente resumo visa tratar sobre o lúdico como prática pedagógica e a sua relevância para processo ensino – aprendizagem. O objetivo deste estudo foi compreender a importância do lúdico nas ações educativas, como também, pedagógicas. A metodologia adotada, se debruça na pesquisa bibliográfica, pois trabalhou–se a partir da contribuição do autor, e adicionalmente, possuí – se um certo caráter explicativo, isto porque, possibilitou a explicação por meio da noção interpretativa obtida pelos métodos e abordagens qualitativas. Desse modo, entende - se que o lúdico é a maneira de desenvolver na criança a sua criatividade e os seus conhecimentos por meio de métodos, seja eles de: afetividade, memorização, senso coletivo ou social, isto sendo realizado por meio de jogos, brincadeiras, dança e até mesmo música, no qual sempre tendo o intuito de educar e ensinar de uma forma interativa e divertida. O amadurecimento gerado na formação do educando se torna por consequente a finalidade pedagógica. É importante saber que a ludicidade como forma de aprendizagem encontra – se inserida no cotidiano da criança, desde muito pequeno. Sendo assim, o lúdico nas atividades escolares proporciona a interatividade e o relacionamento interpessoal entre as crianças, de tal forma que se cria a possibilidade de estimular no educando as variadas competências e habilidades, e de diversas áreas do desenvolvimento infantil, tendo os aspectos: cognitivos, motores e afetivos. Entretanto, para que se possa gerar aprendizagem determinada, como por exemplo: a alfabetização, as atividades lúdicas precisam estar interligadas aos objetivos pedagógicos, isto é, se a criança apresenta problemas e dificuldades na escrita, na leitura ou nas operações matemáticas, por meio de jogos de junção de palavras, brincadeiras de adição e subtração ou também aquelas que exigem atenção redobrada, por meio dessas, a criança pode repercutir uma melhora no seu desempenho escolar e também no seu comportamento. Como experiência, podemos observar através da participação das crianças da Escola Municipal Iná Xavier Zacharias no Programa PIBID a evolução na aprendizagem, pois isso já reflete em sala de aula, em seu interesse na aprendizagem, melhora na autoestima e em seu rendimento escolar. Por meio desse estudo foi possível compreender que o lúdico é essencial para o desenvolvimento do educando pois propicia a interação com o outro, estabelece o exercício social e também agrega a criança uma melhor forma de conhecer e aprender. Essas atividades como prática pedagógica transmite a criança uma imensa satisfação, afinal, também se aprende brincando e interagindo.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91503
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

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