DO QUADRO DE GIZ, ÀS TELAS, A ANÁLISE DO CURTA METRAGEM O BICO DO CORVO.
Data
2019-10-08Autor
Ana Pinheiro da Silveira
Bruna Mendes
Matheus Siqueira de Faria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa se debruça sobre a discussão em torno das Novas Tecnologias de Comunicação e Interação (NTIC) e as relações de produção e recepção de textos na contemporaneidade. Partindo da visão de que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) evidencia as novas ferramentas, as práticas de linguagens e a necessidade de letramentos críticos no trabalho com a leitura e a escrita na escola, esse estudo assume como objeto a análise o curta metragem Bico do Corvo, produzido por alunos do curso de cinema da Hollywood Film Academy de Curitiba, com o objetivo de propiciar uma reflexão sobre a leitura de textos multimodais. Considerando que para ler é necessário além de conhecer as convenções narrativas do gênero, dominar também informações sobre enquadramento, cores, posição, luz, propõe, com base em uma análise descritiva, uma metodologia de leitura do texto visual baseado nas categorias da semiótica plástica e visual OLIVEIRA (2008) e TEIXEIRA (2009). Por meio da análise das categorias da semiótica plástica e visual, foi possível demonstrar que as cores, as formas e escolhas estéticas são modos de produzir efeitos de sentidos na narrativa. Nesse sentido, o leitor, para atribuir sentidos, precisa compreender como as escolhas estéticas, o enquadramento, a textura, as cores e formas constroem significação para poder significar as conjunções realizadas pela arte do filme. Os resultados do estudo demostram que o trabalho com textos multimodais como objeto de estudos nas escolas, pode favorecer a leitura em práticas situadas e ampliação de novos e múltiplos letramentos.