• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    DO QUADRO DE GIZ, ÀS TELAS, A ANÁLISE DO CURTA METRAGEM O BICO DO CORVO.

    Thumbnail
    Data
    2019-10-08
    Autor
    Ana Pinheiro da Silveira
    Bruna Mendes
    Matheus Siqueira de Faria
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Esta pesquisa se debruça sobre a discussão em torno das Novas Tecnologias de Comunicação e Interação (NTIC) e as relações de produção e recepção de textos na contemporaneidade. Partindo da visão de que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) evidencia as novas ferramentas, as práticas de linguagens e a necessidade de letramentos críticos no trabalho com a leitura e a escrita na escola, esse estudo assume como objeto a análise o curta metragem Bico do Corvo, produzido por alunos do curso de cinema da Hollywood Film Academy de Curitiba, com o objetivo de propiciar uma reflexão sobre a leitura de textos multimodais. Considerando que para ler é necessário além de conhecer as convenções narrativas do gênero, dominar também informações sobre enquadramento, cores, posição, luz, propõe, com base em uma análise descritiva, uma metodologia de leitura do texto visual baseado nas categorias da semiótica plástica e visual OLIVEIRA (2008) e TEIXEIRA (2009). Por meio da análise das categorias da semiótica plástica e visual, foi possível demonstrar que as cores, as formas e escolhas estéticas são modos de produzir efeitos de sentidos na narrativa. Nesse sentido, o leitor, para atribuir sentidos, precisa compreender como as escolhas estéticas, o enquadramento, a textura, as cores e formas constroem significação para poder significar as conjunções realizadas pela arte do filme. Os resultados do estudo demostram que o trabalho com textos multimodais como objeto de estudos nas escolas, pode favorecer a leitura em práticas situadas e ampliação de novos e múltiplos letramentos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91510
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV