O SUBPROJETO DE PEDAGOGIA - IFPR CAMPUS PALMAS E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Data
2019-10-07Autor
Marcia Biezeki
Samantha Guérios
Berenice Silveira
Cleonice Tavares
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho pretende abordar a importância do Programa Residência Pedagógica na aproximação entre Ensino Superior e Educação Básica. Objetiva apresentar os resultados preliminares no decorrer do subprojeto de Pedagogia no Programa Residência Pedagógica. Desse modo, fundamenta-se nos documentos legais e institucionais que permitiram a execução do subprojeto de Pedagogia do IFPR Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas desenvolvido nas escolas da rede municipal de Palmas-PR. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental com análise qualitativa dos dados e numa abordagem materialista histórica. Apresenta os autores Duarte (2016) e Martins (2013), utiliza-se também os Editais de Seleção de Bolsista e de receptores para participar do programa de iniciação à Docência Residência Pedagógica, a Resolução 02/2017 que orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Projeto Político Pedagógico das escolas participantes. O artigo divide-se em três seções. A primeira seção abordará a implantação do programa Residência Pedagógica e a aprovação do subprojeto de Pedagogia, seus o encaminhamento desde a seleção dos residentes, preceptores até a saída dos primeiros residentes formados em Pedagogia em março de 2019. A segunda seção aborda as propostas de leituras desenvolvidas até este momento considerando sua importância na compreensão do programa e sua relevância na construção de uma consciência crítica frente ao trabalho de formação de professores para a Educação Básica. E a terceira seção traz os resultados preliminares do subprojeto de Pedagogia. Ne nesse sentido, vale ressaltar que os resultados aqui apresentados se valem do recorte temporal dos oito meses iniciais do Programa Residência Pedagógica, entre agosto/2018 e março/2019.