O USO DA MÚSICA E DO CINEMA COMO MÉTODOS DIDÁTICOS: A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO FRENTE ÀS INQUIETAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES EM SALA DE AULA.
Resumo
Visto que ao longo da prática docente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, foram desenvolvidas intervenções e apresentações sobre conteúdos curriculares da matéria de História e feitas análises sobre tais, esse presente trabalho, tem como principal objetivo demonstrar e dar ênfase nos processos de aprendizagem dos alunos do oitavo ano, através de suas inquietações e necessidades que requerem diferentes métodos pedagógicos. Neste sentido, usamos estratégias de ensino que dialogaram com os artefatos culturais que os alunos usufruem cotidianamente (música e cinema), o que contribui para despertar a curiosidade, a participação deles nas aulas, a formulação própria de um senso crítico e a construção de um conhecimento histórico. Diante dessa dinâmica, realizamos uma pesquisa preocupadas em entender a relação que os alunos estabeleceram com as aulas de história, sobretudo a percepção deles sobre as aulas e quais as sugestões que propunham para ampliar a compreensão do conteúdo e suas expectativas em relação às aulas. Visando um melhor aproveitamento por parte dos discentes, prezando pela qualidade do ensino de História e adquirindo experiências na área da docência, enquanto professoras em formação, refletimos também sobre a importância do PIBID em ambiente escolar e a relação de troca entre professor-aluno frente ao processo de aprendizagem; dando ênfase a principal finalidade que constitui esse trabalho - o atendimento dessa necessidade didática e a contribuição para a construção do conhecimento dos alunos. Usando como norteamento as bases teóricas de estudiosos da área do ensino de História como, Kátia Maria Abud e Circe Maria Fernandes Bittencourt, buscamos tecer reflexões através de suas obras para fundamentar e aplicar tais métodos nas intervenções do Programa de Iniciação a Docência. Tendo consciência que a experiência e o processo de pesquisa não se finda agora, surge à necessidade de continuidade dos estudos para que seja possível o alcance ainda mais satisfatório dos métodos em questão.