• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Eventos Científicos
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO BULLYING

    Thumbnail
    Data
    2019-10-07
    Autor
    Vinicius da Silva
    Beatriz Schmitke
    Edna Sakon
    Glaci Walesko
    Nathália Stella
    Nicole Cassimiro de Oliveira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    No seguinte trabalho, apresentamos a Intervenção Pedagógica, uma das atribuições dos bolsistas alunos da Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná -UTFPR, do Programa Residência Pedagógica, que foi implementada no Colégio Estadual Santa Cândida, CT/PR, colégio participante do Programa. A necessidade da implementação dessa intervenção pedagógica se deu devido aos problemas de bullying relatados e constatados no colégio no 2º semestre de 2018, data em que os residentes inicialmente foram inseridos na escola como parte do programa. Com a finalidade de promover a sensibilização e conscientização dos estudantes para que fosse possível minimizar os casos de bullying que vinham ocorrendo na escola, especialmente nas turmas dos nonos anos onde os relatos de práticas ofensivas foram mais frequentes, os residentes em ação conjunta com a professora preceptora Glaci Walesko, elaboraram uma intervenção em que os alunos puderam estudar e refletir sobre o tema Bullying -no Brasil também conhecido como intimidação sistemática -, utilizando-se de conteúdos matemáticos, além de analisar dados obtidos através de uma pesquisa quantitativa realizada com os próprios estudantes com o intuito de que, em um primeiro momento, os residentes tomassem conhecimento sobre o que os alunos sabiam a respeito do tema. Após a pesquisa e a análise dos dados obtidos, iniciou-se o projeto de tratamento da informação e conscientização. Foram utilizados, além de outros conteúdos matemáticos, gráficos, regra de três, porcentagem, construção angular e interpretação de texto, para que os alunos pudessem comparar os dados obtidos através da pesquisa, percebendo quão significativo foram os números encontrados e que pudessem refletir sobre eles, tendo em vista que esses resultados retratavam a realidade que vivenciavam na escola. Dessa forma, o objetivo da Intervenção Pedagógica realizada é que os alunos fossem tocados a desenvolverem novas atitudes e formas de relacionarem-se, tornando o colégio um espaço mais confortável e receptivo a todos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/91516
    Collections
    • III Encontro das Licenciaturas da Região Sul [720]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV