O INÍCIO DE UMA TRAJETÓRIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE MINISTRAR UMA AULA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)
Data
2019-10-07Autor
Lucas Bouvie
Thalia Loterio
Maicon de Aguiar
Metadata
Mostrar registro completoResumo
No segundo semestre de 2018, enquanto acadêmicos do curso de história da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), preparamos e aplicamos aulas para estudantes de um segundo ano na Escola de Ensino Médio Professora Elza Henriqueta Techentin Pacheco. Esse processo ocorreu por intermédio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID Capes/CNPQ, com a supervisão do professor da escola, Maicon Roberto Poli de Aguiar. Tivemos o desafio de ministrarmos uma aula sobre a temática “Escola Sem Partido”, um tema contemporâneo que exigiu pensarmos uma metodologia em que os/as estudantes se interessassem e interagissem, entendendo que os/as mesmos/as fazem parte desse processo enquanto sujeitos ativos. Pensando essas questões pautamos esse trabalho nos seguintes objetivos: identificar a relevância do PIBID na formação docente; compreender os desafios na elaboração de uma aula e as dificuldades em pensarmos didáticas diferenciadas em um sistema educacional com uma orientação pedagógica muitas vezes tecnicista.