OBSERVANDO O SOLO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Data
2019-10-07Autor
Mariele Andrade de Mello
Silvio Vieira Carneiro Junior
Elber Godoy
Danislei Bertoni
Márcio Cavagnari
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A curiosidade de um aluno deve ser estimulada e desenvolvida durante toda a sua vida escolar, e uma das formas de se trabalhar com esta habilidade pode ser por meio da utilização de atividades práticas investigativas. Porém, estas práticas devem ser concisas e atreladas à realidade do seu cotidiano para que o mesmo consiga relacionar a importância deste conhecimento escolar para a sua vida, o seu dia a dia e o seu lugar na sociedade. Este trabalho tem por objetivo relatar sobre uma metodologia construída para o ensino de ciências, aplicada por licenciandos do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais, da UTFPR Campus Ponta Grossa, que participam do programa Residência Pedagógica no Colégio Estadual Pe. Carlos Zelesny. A atividade envolveu o aluno e propiciou curiosidade do mesmo, de modo que explorou a investigação e a argumentação sobre fatos e fenômenos, e a aprendizagem se mostrando mais eficaz no seu processo de criação do conhecimento e fixação do conteúdo abordado. Praticas educacionais que construam e desenvolvam as habilidades múltiplas dos alunos são inerentes para que o mesmo possa se desenvolver para uma socialização e tenha um desenvolvimento cognitivo amplo, interagindo e abordando diversos conceitos que irão o ajudar ao longo de sua vida. No âmbito de criação do conhecimento o professor pode incitar ao seu aluno práticas cujas quais façam esse despertar, possibilitando a resposta dos mesmos as questões que acarretam ao longo das explicações da aula, tendo assim uma maneira pratica de demonstrar tais respostas. Novas práticas são fundamentais para tornar o aluno um sujeito mais ativo no processo de ensino-aprendizagem, deixando que o mesmo possa desenvolver suas habilidades e assim colocar o conhecimento adquirido em prática, demonstrando a importância dos conceitos abordados na teoria. Sendo assim por meio da investigação este despertar do aluno para um interesse cientifico é visível, pois o mesmo desvenda e observa conceitos práticos que o fazem querer saber mais profundamente as informações que permeiam aquele estudo. Deixando que o mesmo possa fixar os conceitos abordados e procurar assim novas respostas a questões que possam acontecer no momento da prática, dando assim um nível mais significativo para o processo de ensino-aprendizagem.